A equipe de profissionais que integram o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip passou por um recente treinamento que teve por objetivo melhorar o atendimento em caso de mulheres vítimas de violência sexual. A iniciativa se deu através do ‘Superando Barreiras’, programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e Centro de Pesquisa Materno-Infantil de Campinas (Cinecamp).
Segundo o médico e professor da faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), Carlos Todayuki Oshikata, a visita é realizada a todas as unidades de saúde no Brasil que atendem mulheres nessa situação. Além de treinamento e formação de equipes, é realizado também um monitoramento do cenário de atuação durante o período de um ano.
A ação foi bem avaliada pela equipe do HDM. “Esse tipo de serviço é muito importante, pois qualifica e fortalece os profissionais das Unidades de Saúde. Momentos como estes são fundamentais para que a equipe possa oferecer às mulheres vítimas de agressões, um atendimento humanizado”, pontua a coordenadora do serviço social do HDM, Carla Theophilo.
Já a psicóloga Camilla Carneiro acredita que o evento possibilita perceber as potencialidades que o serviço oferecido no HDM dispõe e os desafios que estão sendo superados. “O Superando Barreiras vem como um norteador para que o serviço se estruture ainda mais na efetivação e eficácia desse cuidado que não se restringe à parte física, na tentativa de minimizar os agravantes como, por exemplo, lesões, prevenção de DST’s e gestação, mas amplia ainda ao suporte psicológico como um espaço para elaboração de uma situação traumática como a violência sexual”, analisa. (Foto: Ascom HDM/divulgação)


