Numa nota enviada à imprensa, um grupo de entidades de Petrolina mostra-se solidária aos funcionários das empresas de transporte coletivo Menina Morena, Vale do Sol e São Francisco, que vão ficar sem trabalho e correm o risco de não receber seus direitos trabalhistas.
A nota é assinada pelo Levante Popular da Juventude; Diretório Acadêmico de Medicina da Univasf (Damuni); Diretório Acadêmico de Psicologia da Univasf (DAPSI); Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC); Grupo de Agroecologia Umbuzeiro; Sintagro Juazeiro; Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Pastoral da Juventude do Meio Popular do Sertão (PJMP Sertão):
Nota de apoio aos trabalhadores e às trabalhadoras das empresas de ônibus em Petrolina
O transporte público hoje em Petrolina vive uma situação lastimável. Ônibus sem manutenção, viagens não realizadas, muitos atrasos e o resultado são as constantes reclamações por parte dos usuários. Esta é uma realidade gritante nas ruas da cidade.
Na última segunda-feira, dia 11/06/12, a Prefeitura de Petrolina anunciou a transferência de concessão das empresas Menina Morena, Vale do Sol e São Francisco, que deixam de circular, para a nova concessionária, denominada Viva Petrolina.
O que surge como uma esperança pode esconder uma tragédia: a demissão de centenas de trabalhadoras e trabalhadores das empresas que deixam de circular, além do risco de não receberem integralmente os seus direitos trabalhistas básicos.
Nos últimos meses já vinham ocorrendo várias demissões em algumas das empresas. Muitos pais e mães de família estão hoje sequer sem garantias quanto ao recebimento de direitos por tempo de trabalho.
O transporte público de Petrolina precisa de uma solução urgente, mas os seus centenas de trabalhadores e trabalhadoras não podem pagar por isso.
É por isso que nós, entidades e organizações da sociedade civil, vimos através desta nota manifestar nosso apoio aos trabalhadores e trabalhadoras e exigir clareza das empresas de transporte quanto aos rumos do transporte público em nosso município.
É preciso que haja garantia quanto ao pagamento regular de todos os funcionários, fim das demissões e maior transparência com relação ao futuro das empresas atualmente atuantes.
Mesmo com a troca de concessões, é de fundamental importância que a garantia de emprego seja dada a todos os trabalhadores.
Além disso, faz-se necessária a criação de uma comissão de negociação com a participação dos trabalhadores de todos os setores envolvidos.
Por uma transporte público de qualidade, sem penalização para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas de ônibus em Petrolina!



RIDÍCULO… O MINISTÉRIO DO TRABALHO NADA FAZ A FAVOR DO TRABALHADOR, AS ENTIDADES SINDICAIS COMO ESSE SINDICATO FAJUTO QUE EXISTE EM PETROLINA… A EPTTC QUE NÃO MUDA ESSAS ….POR NÃO DEPOSITAREM OS DIREITOS TRABALHISTAS… DIREITOS TRABALHISTAS SÃO ASSEGURADOS NA CLT, NADA É MAIOR QUE A CLT E OS CARAS LEVA PARA NÃO SEI QUANTOS TRIBUNAIS, SÃO CONDENADOS AÍ RECORREM E RECORREM.
É uma pena que uma cidade que não “cresce”, “incha”. tenha o “engodo” de transporte coletivo como o que se tem e quem sabe o que está vindo por aí; como conseqüência “incha” também o tráfego com automóveis, motos, etc., uma cidade que diz que têm um “engenheiro de tráfego” que não sei o que este “ser” está pensando, cada dia complicando mais e mais. Nos horários de pico praticamente está inviável trafegar pelo centro da cidade e adjacências, fecha aqui, abre acolá e cada dia enrola mais. Socorro Deus, iluminai e mente dos dirigentes, ou então dai-nos “asas” porque só aqui se vê descaso, desrespeito, etc. Socorro para os trabalhadores dessas empresas fajutas. socorro para os usuários, socorro, socorro…
Para que serve o Ministerio do Trabalho mesmo?
Ótima pergunta. Pois alguém sabe como andam as centenas de processos trabalhistas contra a copa fruit que ha anos enrola na justiça. Ou seria injustiça…
Realmente, a COPAFRUIT é outra, mas ao menos estão pagando alguns a conta-gotas, no entanto, os funcionário do transporte coletivo nem a conta-gotas…
Petrolina está entregue às OLIGARQUIAS por esse MP e MTe QUE NADA FAZEM PELO TRABALHADOR!
Carta aberta
Petrolina,23 de abril de 012
Situação real de operação das empresas Menina Morena e Vale do Sol em Petrolina/Pe.
As empresas Menina Morena e Vale do Sol contam com um quadro de 231 funcionários.
Sendo que Vale do Sol tem registrado 107 funcionários e frota de 16 veículos (ônibus) e Menina Morena 124 funcionários e frota de 27 veículos (ônibus).
Com seus inúmeros problemas administrativos e operacionais como carros sem condições de manutenção, viagens não realizadas, sucessivos atrasos e constantes reclamações de usuários. Ambas as empresas dilapidadas e sucateadas pelos administradores anteriores contam ainda com o bloqueio e confisco de bens pela justiça para o pagamento de dividas trabalhista anterior. Porem estas mantinham a regularidade no pagamento dos seus funcionários os quais mesmo com todas as dificuldades tinham a esperança de procurando à justiça ou não desfrutarem de seus direitos.
Hoje apesar de ter havido uma reunião organizada pelos novos dirigentes onde foram impostas, mas não discutidas pelos funcionários, condições sobre o futuro das empresas já citados e os direitos a estes. O que se percebe é uma grande confusão onde ninguém mais se entende, pois o que havia sido prometido ate o momento não esta sendo cumprido, havendo atrasos no pagamento dos mesmos sem se falar no caos que se instalou na cidade de Petrolina com relação à prestação de serviços destas empresas aos usuários por conseqüência de medidas tomadas pelos novos dirigentes como corte horas extras e redução de funcionários na manutenção onde cobradores, motoristas e demais funcionários da parte operacional trabalham sobre constante pressão.
É claro e evidente o declínio das empresas citadas como é evidente o desinteresse dos novos responsáveis pelas mesmas, mas são os nossos direitos, a nossa dignidade. Pais e mães de família que abandonam seus filhos seus lares dedicam anos e anos de suas vidas na tentativa de juntar o pé de meia e por isto não é justo terem seus direitos negados.
Mediante a todas estas analises queremos deixar claro que não somos contra a instalação de uma nova empresa ou de quem quer que seja e nem pretendemos trazer prejuízos ou causar transtornos, mas caso as nossas revindicações não sejam atendidas e ou respeitadas não hesitaremos em tomar medidas mais enérgicas relacionada à paralisação total ate que tenhamos todo e qualquer acordo documentado e assinado pelos responsáveis.
esta carta fora entrgue a várias entidades e nada fora feito onde os mesmos donos da da Viva Petrolina continuam mandamdando e desmandado na parte financeira da Menina Morena e Vale do Sol.
( O analfabetismo Social contribui para omissão dos órgãos de fiscalização, a sonegação de impostos, a corrupção a impunidade o clientelismo e outros, e tudo isso tem levado nós trabalhadores(as) no brasil inteiro a penar por aquilo que nos é de direito. Nós que buscamos através do suor de nosso rosto, com muito trabalho, ajudar o nosso país e construir nossos sonhos. Esbarramos na mais triste realidade, a escravidão disfarçada de leis de direitos e vestidas de palavras bonitas . Verdadeiras peneiras onde só passa o que é interessante pra quem detém o poder em suas mãos, em tudo isto só nos resta a força da união quando entendemos a sua importância e a fé em Deus que nos sustenta.)
Cicero Batista do Carmo
isso é empresarios que sugam tudo de todos passageiros e funcionarios con desconto em folha de pagamento e nao depositam os recursos pros trabalhadores que tem familias q dependem disso sao crués esses empresarios q os filhos deles andam de carros importados e fecham boates pra se divertir issso umilhante pro trabalhador q ganha seu sustento onestamente
eu sou gaucho quero abrir uma empresa que acolha todos esse funcionarios pagando bem a eles vao conseguir na justiça ja que nao tem um sindicato que ajam pelos trabalhadores força amigos sou cobrador de onibus aq em viamão rs um abraço amigos