Entidade promoverá amanhã em Petrolina mobilização para conscientizar sobre autismo

por Carlos Britto // 31 de março de 2015 às 18:31

adriana ribeiro - aamavasfA Associação de Amigos do Autista do Vale São Francisco (Aamavasf) realizará nesta quarta-feira (1º/04), em Petrolina, uma mobilização pela Conscientização Mundial do Autismo.

De acordo com Adriana Ribeiro (foto), representante da Aamavasf, o evento acontecerá na Praça do Bambuzinho, no Centro da cidade, das 8h às 11h. No local serão distribuídos panfletos e os presentes ao evento receberão orientações sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é tornar conhecido o autismo, suas formas de se manifestar e também seu tratamento. Essa ação será realizada em parceria com a Secretaria Executiva de Acessibilidade.

Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Essas características podem se manifestar em variados graus, gerando diferenciados quadros clínicos dependendo da criança.

Os estudos atuais, diferentemente dos iniciais que apontavam a dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas como fatores causadores do autismo, entendem que esse transtorno pode ser causado por causas múltiplas, incluindo fatores genéticos e biológicos.

Não existe tratamento padrão para o autismo, devido o fato de ele se manifestar em variados graus e com características diferentes em cada indivíduo, mas ter um membro da família autista em qualquer nível requer preparo de toda a família.

É imprescindível buscar um meio de estabelecer comunicação com ele, e tão logo seja feito o diagnóstico, deve-se procurar uma equipe multidisciplinar que oriente a todos os que convivem com ele sobre as atividades que podem ser realizadas, se há necessidade de medicação ou não, e outras necessidades características dos portadores de autismo. Paciência, carinho e compreensão são essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários