A equipe do Blog fez uma visita, na manhã de ontem (5), a uma entidade filantrópica que tem o objetivo de proporcionar melhores condições de vida à população carente de Petrolina e região. Trata-se da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (Apami).
Criada em 1948, a Apami inicialmente distribuía leite e enxovais infantis no Natal para as mães carentes, depois passou a realizar atendimento materno-infantil com maternidades rurais instaladas em Afrânio, Cristália, Uruás, Rajada e Pau Ferro. Atualmente, a instituição ampliou as suas ações e além deste serviço oferece atendimentos odontológicos, exames de raios-X, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, eletrocardiograma, encefalografia e laboratório de análises clínicas.
Aos 62 anos de fundação todos os exames podem ser realizados a preços populares e os pacientes que são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fazem os exames gratuitamente.
De acordo com o presidente da entidade, Augusto de Souza Coelho, a Apami sempre foi pioneira. “Quem primeiro fez exames de Raio-X e ultrassonografia para pessoas carentes foi esta instituição”, disse Dr.Augusto, ressaltando todo o trabalho da equipe que integra a entidade que conta com equipamentos de última geração.
Vários equipamentos da Apami são oriundos de doações, a exemplo do aparelho de Raio-X, que foi doado pelo Provida, de São Paulo. E no ano passado, o mais novo equipamento recebido pela entidade foi um mamógrafo, ofertado pela Associação Américas Amigas.


