Ensino obrigatório da História da África nas escolas será discutido na UPE

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2011 às 09:55

A UPE, através do colegiado do curso de História, vai realizar o 2º Colóquio Africanidades em Sala de Aula. O encontro é para discutir temas ligados à lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História da África nas escolas brasileiras. Vários pesquisadores debaterão temas como políticas afirmativas, História da África, Currículo escolar, culturas afrodescendentes, entre outros.

O Brasil é o segundo maior país negro do mundo, contudo ainda existe a falta de capacitação dos professores para a adequação da nova realidade trazida com a lei. Nesse sentido, o Colóquio pretende se estabelecer como um fórum de discussão permanente na realidade educacional de muitos professores, escolas, universidades e alguns institutos técnicos da região.

Tal iniciativa tem ainda por meta implantar um curso de especialização que contribua na capacitação de professores para a abordagem da África e das culturas afrodescendentes em sala de aula. O evento ocorre de 09 a 11 deste mês no auditório do Campus da UPE, em Petrolina. As inscrições podem ser feitas na unidade até o dia da abertura do Colóquio.

Ensino obrigatório da História da África nas escolas será discutido na UPE

  1. Watergate disse:

    É muita falta do que fazer.
    Daqui a pouco vao ter aulas de Historia do Cazaquistão.
    Ensinar Portugues e Matematica que é bom, nada!

  2. Tathiany disse:

    Axo muita ignorancia de certas pessoas acreditarem que portugues e matematica e a essencia de tudo! Vai procurar o q fazer você! Que naum tem um pingo de inteligencia em discernir o q realmente importa para o Brasil é formar pensadores, para que esse tipo de preconceito seja erradicado! VIVA a LIBERDADE DE EXPRESSÃO! FORA O PRECONCEITO!

  3. Watergate disse:

    Ignorancia é ver preconceito em tudo, e ignorar que matematica e portugues é apenas a base de todo o conhecimento.
    Enquanto isso nao for levado a serio, nao adianta adicionar materias inuteis como a historia da africa e suas miserias.

  4. Tomás Henrique disse:

    Watergate, me desculpe, mas você é um verdadeiro alienado.
    “matérias inúteis como a historia da africa e suas misérias”?
    Infelizmente, a historia que estudamos foca muito na Europa, e esquece que grande parte do país tem ascendência AFRICANA, mas que não sabe praticamente nada sobre a história desse continente, que de certa maneira é a nossa própria. Essa ignorância resulta em opiniões simplórias e preconceituosas como a sua.
    Apesar de tudo, não concordo que deva ser criada outra matéria, já que isso só iria aumentar a carga horaria já enorme dos estudantes. Creio que a melhor solução seria abordar alguns desses conteúdos na disciplina de história que já existe.

    PS: Matemática e Português são muito importantes, mas História também. Só através da história conhecemos mais sobre o mundo em que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários