Engenheiro agrônomo é contra instalação de usina nuclear no Nordeste

por Carlos Britto // 03 de abril de 2011 às 18:24

O engenheiro agrônomo da Codevasf, Osnan Ferreira, é veementemente contra a instalação de uma usina nuclear em solo nordestino. Neste artigo, ele faz um desabafo e conclama pernambucanos e baianos a se irmanarem contra a iniciativa:

Não podemos aceitar e de forma alguma nos calar com essa situação. Pergunto: Qual o nosso papel para as gerações de nossos filhos e netos? Colegas Nordestinos Pernambucanos e Baianos, PROPONHO uma criação de um fórum permanente com os todos os agentes para acompanhar, discutir e se preciso for ir às últimas consequências para IMPEDIR tamanha INSANIDADE.

O que assusta é constatar que todos os acidentes que ocorreram nas usinas nucleares a causa principal é de erro humano e ou técnico. Ou seja: é a válvula que abriu e não fechou, foi o combustível colocado em excesso, o vapor que não foi liberado, e por aí vai.

Nós, que lutamos por uma agricultura limpa, agroecológica e por uma vida mais saudável, não podemos nos calar. Iniciaremos a comunidade no Facebook do Conselho de Segurança da Agricultura Orgânica, e de lá iremos acompanhar os trabalhos de Implantação da Usina Nuclear.

Osnan Ferreira/Engenheiro Agrônomo

PS – O engenheiro deixa claro que esta opinião é de fórum íntimo e não da instituição que trabalha.

Engenheiro agrônomo é contra instalação de usina nuclear no Nordeste

  1. Alves disse:

    O defensores da energia nuclear a chamam de limpa.Que limpeza é essa que assusta o mundo com a contaminaçao de água, de alimentos e de tudo que acha pela frente?Façamos um coro contra a construção de usinas nucleares no Brasil.O nosso potencial energético é muito diversificado.

  2. Willy Izidio disse:

    Concordo plenamente com o Agônomo Osnan, nosso Brasil possui outras formas menos agressivas e mais racional. Principalmente no nordeste com o sol intenso, que pode ser aproveitado com mais benefício. Além de um litoral com ventos execelentes…Estou junto no protesto e se precisar reuno meus colegas do curso de agronomia aqui na UFC Cariri a fim de dar mais força ao movimento.

  3. Tata Medrado disse:

    Como Presidente da Camara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista – PE, concordo plenamente com Vc. Osnan. Éstamos atentos juntos venceremos.

  4. Marcio disse:

    Porque não estalam a usina nuclear em Brasilia ou em Recife ? Que dizer que industrias para Petrolina não querem trazer. Mas Usina nuclear pode?
    Não precisamos desta, pois já temos muitos meios de fonte de enêrgia como: Hidreletrica de sobradinho, Termo heletrica.
    Todos os nordestinos devem lutar contra as estilação na nossa região.

  5. Edmundo Silva disse:

    Mediante o que houve no Japão, isso é assunto encerrado. Diante de tanto problema no Japão precisamos tirar alguma dúvida sobre o grau de perigo dessas usinas nucleares?

  6. Antonio Carlos disse:

    Estamos com vc na luta Osnan,

  7. Lenio Ferraz disse:

    Totalmente de acordo com o sr Osnan, boa colocacäo. Eu vivo na Europa a quase 30 anos e aqui ninguem quer saber de usina nuclear, isso já é passado além do mais näo existe nenhuma seguranca, o exemplo mais recente é o Japäo.
    O vento e o sol (coisa q temos de sobra) säo as fontes mais ricas e limpas do planeta, entäo agimos como o primeiro mundo e entremos de cara nessas duas grandes arterias.

  8. Francisco Jose disse:

    Diante de tanto problema no Japão precisamos tirar alguma dúvida sobre o grau de perigo dessas usinas nucleares?

    Estamor de olho, toda a sociedade

  9. Antonio Parente disse:

    Bom Senhores!!

    Acredito no que conheço, e falo com conhecimento de causa!!

    As instalações nucleares de Angra são referëncia em padrão segurança, e reconhecidamente estão entre as melhores do mundo em geração de energia limpa…

    Os senadores em visita no último dia 08/04/2011 ficarão impressonados com o padrão de segurança de nossas instalações, por isso que acho importante o debate, mas as pessoas precisam conhecer para facilitar as discussões, e emitir opiniões mais concretas..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários