Juazeiro (BA) sediou, na quinta-feira (12), um encontro voltado à formação de agentes multiplicadores do Programa ‘Água Doce’ (PAD), reunindo representantes de outros municípios do Norte baiano (Curaçá, Casa Nova e Jaguarari), servidores públicos e integrantes da sociedade civil. A iniciativa foi articulada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), tendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) como parceira e facilitadora no município.
Durante o encontro, o representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da coordenação estadual do PAD, Magno Monteiro, explicou objetivos e estratégias do programa, tirou dúvidas e reforçou as peculiaridades necessárias para que as comunidades estejam aptas a participar, além dos desafios enfrentados ao longo dos anos de execução da iniciativa.
De acordo com Adriano Zeferino, representante do MOC, o objetivo do encontro foi ampliar a rede de parceiros e o conhecimento sobre o programa. “Nós queremos que as pessoas levem esse conhecimento para além das pastas que já o executam, envolvendo áreas como educação, saúde, assistência social e meio ambiente, além de organizações sociais, operadores de sistemas implantados nas comunidades e representantes da sociedade civil”, explicou.
Coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, o Água Doce é uma política pública voltada ao acesso à água de qualidade para consumo humano.
O secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Fernandes, destacou a importância de a gestão municipal ser parceira da iniciativa: “Cedemos o espaço para receber essa ação porque entendemos que ampliar o conhecimento sobre o Programa Água Doce é fundamental. A formação de agentes multiplicadores fortalece a parceria entre instituições e contribui para expandir o alcance do programa, garantindo que mais pessoas conheçam e se beneficiem dessa política pública. Meu desejo é que todos saiam do encontro com vontade de expandir esse conhecimento para mais pessoas”. A iniciativa promove o aproveitamento sustentável de águas subterrâneas por meio da implantação e gestão de sistemas de dessalinização, considerando as características do semiárido brasileiro, onde a presença de sais nas águas subterrâneas é recorrente, buscando garantir segurança hídrica às comunidades atendidas.
Compromissos e estratégias
Durante as atividades em grupo, os participantes discutiram formas de atuação como agentes multiplicadores, destacando estratégias para levar informações à população e ampliar o conhecimento sobre o programa, buscando parcerias institucionais, propondo palestras em escolas e unidades de saúde sobre a importância da água de qualidade e integrar secretarias municipais, como saúde, educação e assistência social nas estratégias de divulgação e apoio à gestão dos sistemas.


