Representantes de instituições públicas e privadas se reuniram na última sexta-feira (6) para discutir e definir estratégias de prevenção da violência e acidentes de trânsito em Petrolina. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do setor de educação em Saúde e do Núcleo de Prevenção da Violência, Promoção de Saúde e Cultura da Paz.
Durante a primeira reunião os participantes fizeram um levantamento, no qual foram apresentadas informações sobre estes tipos de agravo. Um exemplo é o perfil traçado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), revelando que grande parte dos acidentes no município acontecem nos finais de semana, durante o dia. A maioria é de jovens, do sexo masculino, e que possui carteira de habilitação. O levantamento ajudou a traçar medidas que serão colocadas em prática.
Entre as situações apresentadas, a que mais chamou atenção foi o número de acidentes envolvendo motos e o comportamento dos pedestres no trânsito. De acordo com o coordenador de promoção à Saúde, Silvoney Júnior, as demandas foram identificadas e inicialmente o foco será nos pedestres e nos motociclistas.
No próximo encontro, que acontecerá no dia 27 de agosto, o grupo de trabalho irá apresentar um plano de ação, com a apresentação de medidas que serão aplicadas para prevenir e reduzir acidentes de trânsito.
Ainda estão programadas para outras reuniões ações como o monitoramento da situação de risco, elaboração de material educativo e publicações, além de palestras, oficinas e reuniões. Ao final os participantes farão uma avaliação dos resultados obtidos.



Concordo totalmente com esta nota…os pedestres e motociclistas de fato abusam no transito. Andei de moto durante 15 anos da minha vida nunca sofri um acidente sequer, muito menos causei algum e lembrem que mesmo tendo carro, sou pedestre também e respeito as faixas e tento ao máximo esperar que algomerem mais pessoas para então atravessar na faixa.
Boa iniciativa esta da Secretaria Municipal de Saúde.