Começou por volta das 8h e prossegue até o meio-dia desta quinta-feira (19), um encontro em Petrolina que tem como objetivo discutir a discriminação dos trabalhadores com deficiência.
O evento é promovido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) é realizado no auditório do Ministério Público (Avenida Tancredo Neves, n° 101, Centro da cidade).
Para debater o tema, estarão na programação o coordenador da Comissão de Igualdade de Oportunidade da SRTE/PE, Fernando Sampaio e o gerente da Agência do Trabalho de Petrolina, Paulo Brandão, além de autoridades das secretarias municipais de Acessibilidade e de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina.
O seminário destinado a empresas, instituições de ensino e entidades de pessoas com deficiência contará com uma estrutura acessível além de intérpretes de Libras durante todo o seminário.
Conforme pesquisa da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE), no estado existem 1.112 empresas privadas que são obrigadas pela Lei 8.213/91 a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Se todas elas cumprissem a cota, 23.059 pessoas com deficiência estariam empregadas. Contudo, apenas 5.240 estão inseridas no mercado de trabalho, somando assim um déficit de 17.819 vagas não ocupadas.


