Agora, nesse exato momento, vários estudantes estão na porta do Colégio Dom Malan.
Estão revoltados com o exame do Enade, por sua desorganização. As provas que chegaram a Petrolina estavam em envelopes que seriam destinados a Jaboatão dos Guararapes. E o pior é que ninguém tem qualquer explicação ou sabe o que vai acontecer.
Estivemos agora no local e constatamos que vários estudantes também são oriundos de cidades distantes como Feira de Santana, por exemplo.
A coordenação local do evento diz que não tem autorização para dar entrevistas, mas afirma que estão ligando para o Rio de Janeiro para tomar as providências necessárias.



Eis o ENAD – Exame Nacional de DECEPÇÃO dos Estudantes.
Sofremos para concluir o segundo grau, entramos em uma universidade e à duras penas concluímos o ensino superior. A duras penas mesmo!
Temos que estudar e trabalhar, correr de um lado para o outro para poder dar conta de tudo.
Nâo é nada fácil crescer pela educação.
Há que se fazer esforços. Haja vista que vivemos em um país onde o que é de mais básico e imprecindível não nos chega. Falta-nos tudo.
E o governo ainda tem a cara de pau de veicular o sloga: Brasil, um país de todos.
Tudo que é nosso funciona mal, precariamente. Com o Enad não deixa de ser diferente. Má distribuição dos locais de prova, alunos de outras cidades tendo que se deslocar pra fazer a prova, provas de outras cidades entregues em nossa cidade.
E o pior é que se você perde a prova, por motivo de doença, morte, atraso, não há outro remédio a não ser esperar três anos para conseguir realizar o exame e conseguir SEU DIPLOMA.
O ENAD parece mais com uma processo de justiça comum, no qual se você não comparecer é decretada sua “prisão”, por conta da sua revelia. A prisão a que me refiro é a da retensão do diploma. Você fica preso, impossibilitado de concorrer a cargos da sua área, de ingressar no marcado de trabalho.
E fica a pergunta: Será válida essa prova aplicada desse modo?
O governo não confia nos profissionais da educação. A única solução é torturar os estudantes. Ontem as crianças fizeram a provinha Brasil. Elas têm que provarem que sabem ler, a professora delas não sabe fazer avaliação. Dia doze será a vez dos alunos de 8ª e 3º ano do ensino médio fazerem a prova Brasil e o Saeb. Duas avaliações no mesmo mês, uma da união e outra do estado. O mais dramático é que esses alunos não apresentam nenhum interesse. Eles nem leem a prova e marcam chutando, esses resultados são falsos. Eles pensam que estão avaliando? É um gasto de dinheiro desnecessário. Uma máquina de cópiar atividades e textos, seria mais útil do que o livro didático e mais prático para o professor. Um datashow seria tb é perfeito.
Mais de 300 milhões gastos à toa. Uma pq a maioria dos acadêmicos não dão a mínima. Fiz a prova no Dom Bosco, e quando deu 30 minutos grande parte entregou a prova. Dois a prova parecia mais uma propaganda do Governo Lula. Até PAC, Bolsa renda tinha no meio. Uma vergonha tudo isso.
nunca vi um secretário de educação tão incompetente como esse para controlar exames nacionais. Esperemos a tragédia do enem. Promete!!!!!!!!!!
O ENADE foi usado como propaganda do governo, pois a questão 19 tem uma propaganda indireta do presidente e ainda escreveram o nome dele errado (Luis). Vejam em http://twitpic.com/oriw1.
Imagina se isso fosse na época de FHC o que os PeTralhas iam dizer. O que iam dizer também sobre um premio ganho pelo presidente e quem patrocinou foi o banco do brasil, bndes e a petrobras.
Imagina a reação deles quando soubessem também que um banco oficial (Caixa) patrocinou (R$ 40 mil) a festa da posse de Toffoli no STF.
NO PAÍS DO PTBURRO QUERIAM O QUE??????????????????