Está no ar, nas rádios Cidade e Juazeiro AM, uma campanha em prol de melhorias do Corpo de Bombeiros de Juazeiro. Apesar desse tema já ter sido discutido isoladamente por veículos da imprensa, após os últimos acontecimentos as emissoras partiram para lançar o “SOS Corpo de Bombeiros”.
De acordo com representantes das emissoras, “vários acidentes vêm acontecendo e o Corpo de Bombeiros não têm condições de dar a devida assistência. Nos últimos dias, um grave acidente envolvendo uma van e um caminhão, na BR 407, no trecho entre Jaguarari e Juazeiro, deixou uma vítima fatal. E se não fosse a ajuda do Corpo de Bombeiros de Petrolina, a situação teria sido ainda pior“.
Em menos de oito dias, outra situação alarmante deixou nítida a situação do Corpo de Bombeiros. Um jovem ficou, durante horas, dependurado em um prédio ameaçando se jogar e a ação do Corpo de Bombeiros foi ineficiente. Certamente não por falta de preparo, mas por falta de estrutrura.
De acordo com o radialista Valtermário Pimentel, “já existe em tramitação na capital um processo de desmembramento do CB da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Isso já acontece em Petrolina e o funcionamento do CB é muito melhor do que em Juazeiro, até porque a arrecadação de impostos na Bahia é direcionada à PM e pouco tem sido investido no melhoramento da estrutura do CB. Os veículos são antigos e não passam por vistoria constantemente. Esta semana, um veículo do CB quebrou e outro foi rebocar. Terminou os dois quebrados“, informou.
A campanha pretende mobilizar a comunidade civil para que se organize e pressione os poderes públicos responsáveis. Os deputados Roberto Carlos (PDT) e Joseph Bandeira (PT) já se manifestaram a favor dessa campanha.



O 9º GBM realmente passar por dificuldades estruturais, porém o autor precisa conhecer primeiro a real situação antes de comentar sobre isso, não é verdade que Juazeiro depende de Petrolina para atender suas ocorrências, mas são instituições que cooperam mutuamente, pois várias vezes já atuaram juntos em Petrolina também, em incêndios e acidentes de grandes proporções, o bombeiro de juazeiro tem profissionais qualificados e equipamentos, o problema maior são as viaturas realmente. Acho que as pessoas deveriam ir conhecer o 9º GBM, antes de tecer comentários.
Carol leitor Rafael vc no mínimo é militar e quer defender o CB de Juazeiro; Na verdade essa é a realidade da Bahia em que os únicos CBs que funcionam adequadamente são o da Capital, Feira e Conquista. Em várias ocorrências as viaturas do CB de Juazeiro, furaram os pneus, vergonhosamente, não chegando até o local, o SAMU que salvou; O ABT(auto bomba tanque) que combate incêncio está quebrada (o de Petrolina tem 02 funcionando muito bem), inclusive não foi para aquele acidente de Carnaíba, no qual derramou óleo na pista (o ABT de Petrolina foi, inclusive desligando a bateria de imediato). Não tem equipe de Rapel ( o CB de Petrolina faz resgastes frequentes de Suicidas com sucesso), nem equipe de salvamento. Não tem moto-resgates( Petrolina tem 2 , que inclusive foi enviada para aquele acidente). CB de Juazeiro não tem Jetsky( Petrolina tem Jetskys e lanchas de plantão no rodeadouro). As ambulâncias estão sucateadas e não estão saindo (Petrolina recentemente recebeu uma Ambulância nova); Vocês caros leitores façam um teste e liguem para o CB 193 de Juazeiro para dar socorro no caso de um acidente, eles INFELIZMENTE NAO TEM CONDIÇOES. A sorte do CB é o SAMU e o CB de Petrolina. Sou Baiano e Juazeirense e tenho VERGONHA DO CORPO DE BOMBEIROS. Isso não é uma afronta e sim um grito de SOS.