O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Café (CBPDC) vai apoiar a realização de um projeto coordenado pela Embrapa Semiárido que irá avaliar a viabilidade técnica e econômica de plantio da espécie em áreas irrigadas do Vale do Submédio São Francisco.
As instituições realizarão estudos para orientar investimentos do setor privado na implantação da cafeicultura na região.
De início, o projeto, também apoiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) prevê a instalação de dois hectares de variedades de café arábica e robusta, para testes de manejo e de desempenho produtivo nas condições do ambiente quente e seco do Vale.
Em Jaguarari (a 80 km de Juazeiro) já existe uma experiência de plantio de arábica que chega a colher 120 sacas por hectare – a média nacional é de 55 sacas por hectare, segundo a Embrapa.
A pesquisa com café em áreas irrigadas busca viabilizar a espécie como opção para diversificar os cultivos no Vale do São Francisco. A agricultura irrigada da região enfrenta frequentes problemas produtivos e de mercado, consequência de riscos climáticos e preços baixos, que afetam tanto a agricultura empresarial quanto a familiar, com sérios prejuízos financeiros.



moro no estado unido a 8 anos mais tenho meu sitio em mg a minha duvida e c o cafe a marelo ten aumgumas renda do q ho mermelhos ou s e equal .