Embrapa cria sistema de exploração de águas salobras que será testado na África do Sul

por Carlos Britto // 02 de abril de 2011 às 20:16

A partir de maio, começa a ser testado, na África do Sul, o sistema integrado de exploração de águas salobras do subsolo, desenvolvido na Embrapa Semiárido e adotado pelo Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente.

A produção de alimentos, a oportunidade de geração de renda e, ainda, a oferta de água de boa qualidade são os aspectos que o professor Mbhuti Hlope, da North-West University, considera interessantes para a implantação da tecnologia no país africano.

Em recente visita à Embrapa Semiárido, na companhia do pesquisador Paul Herrmann, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Mbuthi pôde conhecer uma Unidade Demonstrativa do sistema, composto de um equipamento de dessalinização para tratamento da água salobra, três tanques para criação de peixe e uma área cultivada com erva-sal – Atriplex – planta forrageira que é bem adaptada a solos salinos.

No seu país, o professor Mbthuti coordena um centro que pesquisa temas referentes à água. Na cidade de Mandiobogo Village, realiza experimentos com um dessalinizador que é praticamente o mesmo em uso pelo programa do Ministério do Meio Ambiente e que leva a água para alunos de uma escola primária. (foto/reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários