Em suposta carta, empresários petrolinenses afirmam que não pretendem seguir decreto estadual se for estendido

por Carlos Britto // 15 de março de 2021 às 06:52

Foto: Blog do Carlos Britto

Está se espalhando por grupos de mídia social uma suposta carta aberta dos empresários de Petrolina ao prefeito Miguel Coelho e vereadores da cidade, destacando que não pretendem seguir mais as medidas restritivas de combate à Covid-19 a partir desta quarta-feira (17). Esse é o prazo do mais recente decreto baixado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A carta teria o apoio de entidades representativas do seguimento na cidade. Este Blog está tentando mais detalhes junto a essas entidades sobre o assunto.

Confiram a íntegra do texto:

CARTA ABERTA DOS EMPRESÁRIOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA

Ao Sr.Prefeito Municipal  Miguel Coelho e srs.Vereadores e ao povo Petrolinense:

Informarmos que a partir do dia 17 de março de 2021 não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Petrolina de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF).

Qualquer novo decreto que impeça o trabalho irá comprometer outro Direito Constitucional, o da Dignidade da Pessoa Humana (Art. 1o, III, CF), seja para Empresários, Colaboradores, Funcionários Públicos, Aposentados e outros, pois, além de inviabilizar a continuidade de atividades, demissão em massa, quem tem seus proventos sofrerá com enorme redução em virtude da inflação no preço dos produtos.

Pedimos que o Sr.Prefeito e Vereadores adotem o tratamento precoce, transparência da vacinação e verbas, façam investimentos na área da saúde, aumento de leitos, insumos, estoque de medicamentos, EPIs, dentre outros que garantam atendimento médico a todos, bem como a fiscalização contínua de festas clandestinas, churrascos e aglomerações.

Reiteramos que Distanciamento Social não é sinônimo de Proibição do Trabalho e Fechamento de Atividades, tendo em vista que 90% do comércio e serviços do Município não possuem aglomerações, devido à crise financeira. Dentro das lojas do centro, shopping ou bairros, são raras as que possuem vários compradores simultâneos e as que possuem, devem controlar os acessos.

Por fim, reiteramos ao Sr.Prefeito que não iremos seguir qualquer decreto que impeça o trabalho a partir do dia 17 do mês de março de 2021 e pedimos que não sejam editados decretos neste sentido, pois a abertura não será uma opção do Sr.prefeito mas do povo petrolinense contra os decretos e a fiscalização, ante a situação, iremos praticar a legítima defesa (Art. 25 do Código Penal), pois estaremos defendendo nossas famílias, nossos amigos, nossos colaboradores, todo cidadão petrolinense e nosso patrimônio.

Pedimos diálogo, honestidade, bom senso e que afastem-se do espectro político, permitindo o povo trabalhar, para que evitemos enfrentamentos desnecessários que possam causar danos, quaisquer que sejam entre quem precisa trabalhar e os agentes da administração pública, seja na legislação, ou fiscalização.

Queremos a paz, saúde e acima de tudo, que todos sejam livres. Atenciosamente, Empresários de Petrolina.

Em suposta carta, empresários petrolinenses afirmam que não pretendem seguir decreto estadual se for estendido

  1. Josefa Maria disse:

    kkkkkk. Eita! Eita! Não aguentam uma multinha. kkk. Os nobres empresários não pertencem ao município e nem ao estado, por isso não precisam cumprir os decretos do prefeito e nem do governador. Era só o que faltava.

  2. Defensor da liberdade disse:

    O negócio é o seguinte:

    Libera tudo, quem quiser abrir abre, quem não quiser, não abre. Quem tem plano de saúde, vida que segue, quem não tiver, boa sorte!

    É liberdade que querem, pois assumam a reponsabilidade pela sua liberdade depois.

    Por que as coisas são tão difíceis de se resolver? Eu teria resolvido no primeiro dia.

  3. Lucas disse:

    Não dúvido, a imbecilidade tomou conta do país em 2018 e está cada dia mais forte. É fácil fazer manifestação dentro do carro, é fácil deixar a loja aberta com os funcionários e ficar em casa protegido.

  4. Pedro disse:

    Os empresários tão certos sim!
    Mais aglomerações fazem as pessoas em chácaras, roças, ilhas e até mesmo nas suas próprias casas, com amigos e familiares onde deveria ter conscientização de cada pessoa. Mais quem não perdeu ninguém da família nem tem sentimentos pelos que perderam não tão nem aí é festas e mais festas.

  5. Maria disse:

    Cadeia para esses empresários.
    Como cidadãos tem a obrigação de cumprir e respeitar.

  6. ROGÉRIO disse:

    Se eu ver empresa com portas abertas ou aglomeração, denuncio na hora ! Pensam que estão acima da lei ? Precisam entender que quantos mais aderirem às medidas restritivas, mais rápido os índices cairão e poderemos voltar à normalidade, além de que muitas vidas serão poupadas. A população deve denunciar as ações dos que se acham acima da lei !

  7. Ysrebelde+temerário; disse:

    Gente, estou pasma com tanta bobagem que foi dita!!!! Primeiro: fechamento de lojas não vai impedir o avanço do vírus, segundo não existe um plano cientifico respaldado sobre lockdown. Existem vários estudos realizados por institutos dos EUA, provando que fechar comércio só piora a situação do contágio. Explicação: pessoas trancadas em casa aumentam as chances de contágio, isso é obvio. A perda de emprego causa depressão e aumento da fome. Os senhores já deram uma volta pelo comércio de Petrolina? se fizerem isso vão vê, lojas vazias com funcionários nas portas olhando o vai e vem de carros. Mas passando em frente de bancos notaram aglomeração de pessoas. Nos pontos de ônibus também tem aglomeração de pessoas. Os ônibus rodam cheios sem controle, e pior sem nenhuma higiene, por que não dá tempo de fazer isso. Aí ficam com discursos de denunciar quem está com sua loja aberta tentando ganhar o pão de cada dia. Quem está tentando manter esse país de pé, mesmo enfrentando um inimigo invisível, perigoso e letal. Vamos ter mais empatia. Quem faz esse tipo de declaração com certeza são funcionários públicos que tem estabilidade no emprego, os chamados socialistas-gourmet. Os empresários estão certíssimos em defender seu comércio e os emprego dos funcionários, e principalmente a economia desse país que a 1 ano está na UTI, sem previsão de alta. O que deveriam cobrar era mais transparência nos atos relativos a pandemia, que governadores e prefeitos estão fazendo a festa. E haja paciência para aguentar esse tipo de coisa.

    1. Rogério disse:

      “…Explicação: pessoas trancadas em casa aumentam as chances de contágio, isso é obvio” (Parei de ler nesta frase) . Se alguém acha óbvio uma explicação como esta, fico imaginando o eco que não faz dentro da sua cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…