Em Sobradinho, prefeitura denuncia na polícia autor de fake news e ajuizará ação

por Carlos Britto // 14 de maio de 2020 às 07:30

Foto: UOL/reprodução

Em Sobradinho, norte da Bahia, a prefeitura municipal registrou uma queixa-crime na Polícia Civil (PC) e está ajuizando uma Ação Civil Pública de Dano Moral Coletivo contra o autor de uma fake news que circulou nas redes sociais na semana passada, sobre o atendimento a um paciente internado no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, com sintomas de síndrome gripal. O responsável divulgou em um áudio a notícia falsa sobre a estrutura e os procedimentos adotados pela equipe técnica do hospital. Ele ainda utilizou indevidamente a imagem do paciente, expondo um idoso, para induzir à falsa ideia de que havia falhas no atendimento hospitalar.

A gestão municipal, considerando o princípio democrático, respeita o direito à livre manifestação de pensamento, que garante a todos a possibilidade de expressar suas opiniões e propostas. No entanto, reage a forma abusiva, irresponsável e mentirosa, pela qual o autor vem se manifestando nas redes sociais, com o intuito de desqualificar o trabalho árduo que a Secretaria de Saúde vem adotando para fazer frente a pandemia do novo coronavírus no município”, destacou o prefeito Luiz Vicente Berti, por meio de nota.

O gestor também informou que a Secretaria de Saúde fez uma adaptação na ala nova do Hospital Municipal para atender aos pacientes que porventura venham a ser contaminados.

Para Luiz Vicente Berti, em tempos de combate ao Covid-19 fake news como essas, que são compartilhada por outras pessoas, que também deverão ser acionadas, “entram em conflito com a necessidade de se garantir a ordem pública, atentam contra a saúde coletiva, e geram pânico na população, prejudicando a aplicação das medidas sanitárias adotadas pela gestão. Ao se utilizar de informações falsa, sem embasamento técnico, ao expor a imagem de um paciente internado em área isolada, o autor extrapolou sua liberdade de expressão, foi leviano e gerou insegurança na população“.

A família do paciente internado também prestou queixa na PC contra o autor da fake news, por violar o direito à privacidade e expor a imagem do idoso, sem autorização da família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários