Em nota ao Blog, Secretaria de Educação de Petrolina esclarece sobre trabalho inclusivo

por Carlos Britto // 26 de abril de 2024 às 17:50

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

Por meio de nota enviada ao Blog, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina rebateu as críticas de que estaria negligenciando alunos com deficiência na rede municipal.

De acordo com a SEDUCE, o trabalho realizado com esses estudantes segue a legislação e o Ministério da Educação.

Confiram a íntegra da nota:

A Secretaria de Educação de Petrolina esclarece que a inclusão é prioridade da gestão e referência em Pernambuco. Atualmente, a rede Municipal conta com mais de 800 profissionais de apoio para atender diretamente os estudantes autistas. Nos últimos anos, o trabalho foi expandido e aperfeiçoado, seguindo o que determina a legislação e o Ministério da Educação.

A secretaria atua de forma permanente, na condição e melhoria da aprendizagem dos estudantes, por isso, segue realizando convocações de profissionais por meio de processos seletivos vigentes, para atender as necessidades de cada unidade de ensino.

O município de Petrolina é referência no atendimento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, atendendo a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. A presença de Assistentes Educacionais é garantida a fim de assegurar o suporte necessário ao estudante, que pode ser exclusivo ou não, que é avaliada caso a caso, tendo em vista as características do aluno e o objetivo do apoio, garantindo também que processo educacional busque a promoção da autonomia e independência dos estudantes.

A gestão reitera que, semanalmente, faz, novas convocações de profissionais no Diário Oficial de Petrolina visando a atender as demandas de convocação de novos assistentes, que são encaminhadas pelo Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), após visita da Equipe Multiprofissional para observar o estudante e sua rotina no contexto escolar. Após a observação e emissão de parecer dos profissionais, a Secretaria inicia o processo de convocação e localização de servidores para auxiliar no desenvolvimento dos nossos estudantes.

SEDUCE/PMP Ascom

Em nota ao Blog, Secretaria de Educação de Petrolina esclarece sobre trabalho inclusivo

  1. Petrus disse:

    As velhas e já conhecidas NOTAS que não representam a verdade dos fatos. Estamos de olhos abertos com todos os passos desse governo e dessa secretaria, que perdeu a noção de sala de aula, pois maioria dos que integram o paraíso chamado Secretaria não querem voltar para sala de aula nunca mais na vida. Se não querem voltar, ao menos suavizem a vida de quem nela está. Vou logo avisando: não venham exigir a participação da máquina educacional como cabos eleitorais. Vão ser denunciados principalmente ao MP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários