Em meio a polêmica, leitor defende instalação de usina nuclear

por Carlos Britto // 12 de abril de 2011 às 15:01

A possível instalação de uma usina nuclear no Nordeste abriu um grande leque de discussões. As opiniões divergem e a polêmica aumenta.

Há quem concorde com a iniciativa, e há quem também discorde. O leitor Antonio CarlosParente, por exemplo, está no primeiro grupo. Ele enviou este artigo ao Blog justificando sua posição. Confiram:   

Prezado Carlos Britto,

A respeito dos últimos comentários sobre as Usinas Nucleares, muito se tem falado sobre Segurança, e este debate é importante, pois quanto mais segurança tivermos melhor para todos: trabalhadores, indústria, sociedade etc. Enfim, todos ganham.

Nós possuímos instalações nucleares com alto grau de qualidade, reconhecida mundialmente pelos resultados obtidos e pelas inspeções internacionais até o presente o momento.

Uma comissão do Senado Federal esteve presente em nossas instalações e confirmou que há uma grande preocupação com a segurança, conforme noticiado na mídia, e que há necessidade de melhoria, e para isso comissões são formadas com o intuito de identificar os pontos frágeis das instalações, mas nada que ponha em risco a população.

Vale a pena destacar que a Usina Japonesa de Fukushima possui características que são diferentes das usinas brasileiras.

Nós precisamos ter energia, e como a Energia Nuclear é considerada como Limpa, precisamos desta tecnologia para promover o desenvolvimento social e econômico.

Antonio Carlos Parente/leitor

Em meio a polêmica, leitor defende instalação de usina nuclear

  1. Lenio Ferraz disse:

    Hahaha, é pra rir realmente. Meu caro Antonio Carlos, a natureza é a maior potencia da universo e contra ela näo existe nehuma forma segura de proteger-se. O Japäo está 200 anos adiante do Brasil em todos os sentidos mas a mäe natureza esta sobre todas as coisas e todos sabemos da situacäo por lá. Eu moro a quase 30 anos na Suécia e ninguém quer ouvir falar dessas usinas, todos tem mêdo e muito. À dois anos q trabalho em Noruega e aqui näo existe sequer uma usina nuclear e veja q nesses países nórdicos a enérgia é consumida continuamente sem a miníma interrupcäo devido ao rígido clima. Tanto na Suécia como na Noruega muitos me indagam como o Brasil näo explora a potencia solar q temos, uma das fontes mais fortes e a única totalmente limpa de impurezas. Näo me venha com esse seu comentário sem fundamente e ultrapassado. Com toda certeza temos caminho melhor.

  2. Alves disse:

    Energia nuclear só é limpa enquanto não vai para o meio ambiente.E nada feito por nós humanos é 100% perfeito.Avião não é feito para cair, mas cai.

  3. Louise Anne disse:

    VAI MORAR LÁ DO LADO ANTONIO CARLOS, VAI…

  4. bui disse:

    OLHA QUE MARAVILHA SE ESTA ,SE OFERECENDO A ESSA CIDADE JA QUE NAO SE PODE INSTALAR INDUSTRIA TRAGA ESSA BOMBA PARA AQUELES DEVENDE SEM COMENTARIOS

  5. Sanfranciscano disse:

    Tem gente que tem fé demais a ponto de acreditar em papai-noel. Se a energia nuclear fosse tão segura, essas usinas seriam construídas em Copacabana, no Rio de Janeiro. Além disso, comparar a tecnologia e o desenvolvimento do Brasil com o Japão, é brincadeira, só pode ser piada!

  6. Ítalo Martins disse:

    Bom dia Senhores e Senhoras,

    Inicialmente cumprimento o leitor Antonio Carlos.
    Usina nuclear meus queridos, são construídas com o que há de mais seguro em meios tecnológicos.
    O acidente acontecido no Japão não pode ser considerado como normal. Uma Tsunami atingiu as instalações da usina depois de um terremoto de 9.1°. Me desculpem a franqueza, mas se tivessem uma usina nuclear aqui, na margem do são francisco, em Petrolina, o mais preocupante com um terremoto dessa magnitude não seria, senhores, a Usina nuclear, e sim a usina Hidrelétrica de sobradinho, pois creio eu e os demais engenheiros, que sua parede de concreto armado puro, sua eclusa e suas adjacências NÃO SUPORTARIAM tal abalo.
    Então, queridos, não nos preocupamos com essa possibilidade de vir uma usina termonuclear para a região e, se vier não nos preocupamos com acidentes.

    Ítalo Emannuel

  7. Valdir Pinheiro disse:

    Esse cara vive no mundo da lua. Ele por acaso trabalha no CNEN(Conselho Nacional de Energia Nuclear)? É físico? Ele deve achar que vai ter emprego pra alguem desqualificado ou daqui no Nordeste. Leia mais amigo. A leitura deixa as pessoas menos cegas.

  8. Karina disse:

    Caro Antonio Carlos vc dever esta brincando!!Porque nao leva essa bomba pro Rio ou Sao Paulo?Temos muitos recursos como por exemplo a energia solar ´´o que nao falta nesse sertao é sol quente´´

    Coisa boa esses politicos ñ traz mas ruins tem de sobra!!

  9. Ta de brincadeira disse:

    Meio de politicos sem vergonha ganhar dinheiro!!!

  10. Desconstruidor de Discurso disse:

    Seria bom que o leitor Antônio Carlos Parente revelasse a sua naturalidade. É muito fácil um recifense, soteropolitando ou de que lugar for defender usinas nucleares, desde que longe de seu “lar doce lar”. Se é tão bom assim, com certeza escolheriam Recife. Bora Carlos Parente, seja homem, digas de onte tu és… não vale dizer sou filho adotivo e blá blá… muito dizem isso em relação a Petrolina e só defendem o que não presta para nossa cidade.

  11. GCosta disse:

    Os estudos indicam que haverá necessidade de atender a nova demando de energia elétrica e que as usinas hidroeletricas que estão sendo implantadas produziram parte da energia a qual foi projetada, pois os ambientalistas entre outras autoridades decidiram não alagar algumas áreas.

    Então o governo (Dilma) foi “convencida” que será necessário adotar outras alternativas para geração de energia elétrica. Então optaram pela nuclear e pretendem instalar aqui no nordeste.

    Isso tudo para atender o déficit futuro de energia elétrica.
    SOU CONTRA A INSTALAÇÃO DE USINAS DESTE TIPO…

  12. Alves disse:

    Italo, é bom lembrar que em chernobyl a causa não foi tsunami, em Goiana, nos Estados Unidos, etc.Você sabe que até falha humana pode trazer sérios problemas com material radioativo numa usina.

  13. Carlos Olimpio disse:

    Infelizmente existe pessoas, cidadãos que acham que a ENERGIA NUCLEAR é limpa!!! Se fosse limpa como dizem, o Japão não estaria em estado de alerta constante, isso sem falar em Chernobil na Rússia, onde centenas de pessoas ainda morrem em consequencia das radiações que foram emitidas na explosão de somente um reator nuclear. Por essa e por outras, sou radicalmente contra a construção de usinas nuclears no Brasil, especificamente na Bahia e Pernambuco. Estarei de prontidão para boicotar , participar de qualquer movimento ,com outros cidadãos, que não vêem a ENERGIA NUCLEAR como geração de energia limpa. Lixo indesejavel!!!!!

  14. Pedro Paulo de Lavor disse:

    Antonio Carlos Parente e Ítalo Martins,

    Vocês realmente não sabem do que falam…
    Precisam estudar mais sobre fontes energéticas limpas, lixo nuclear, escape de radiação, impactos socioambientais…
    Pesquisem… Leiam… Estudem…

    Pedro Paulo de Lavor
    Geógrafo-Educador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários