Em entrevista ao Blog, defensor público geral anuncia campanha em defesa da doação de órgãos

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2014 às 07:30

Manoel GerônimoA Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) é a instituição que mais cresce em Pernambuco – motivo, que se deve, sobretudo, pela interiorização dos serviços.

A conclusão é do defensor público geral, Manoel Gerônimo. “É a instituição que está em ascensão do povo para o povo, e que resgata efetivamente a cidadania das pessoas. Em razão disto estamos buscando sempre ir ao encontro dos nosso colegas no interior. Antes, a defensoria ficava de costas para o sertão e de frente para o mar, agora estamos invertendo essa situação”, afirmou.

Em Petrolina dez defensores públicos atuam junto à população. Gerônimo informou ao Blog que a Defensoria Pública do Estado está investindo na melhoria dos serviços. “Disponibilizamos um carro para estruturar melhor o trabalho dos colegas, dos servidores. Até setembro de 2014, a Defensoria já atendeu 1, 6 milhões de pessoas. Em 2013, 1,7 milhões de pessoas, e a meta até o fim de 2014 vai ser de 2 milhões de pessoas atendidas”, garantiu.

A instituição iniciou uma ação em Pernambuco para entrar na campanha de doação de órgãos. “É nosso papel atender as necessidades da população em causas humanitárias. Nós entramos com uma ação judicial para garantir a doação de órgãos em caso de falecimento, no qual o paciente não deixou qualquer informação sobre a decisão de doar ou não seus órgãos”, informou.

“Na semana passada conseguimos nosso primeiro caso, uma autorização para tirar sete órgãos de uma pessoa”, comemorou.

O trabalho da Defensoria é garantir os direitos do cidadão, e aquele que se sentir violado em seus direitos pode procurar o órgão. “Será feita uma triagem para avaliar a necessidade do cidadão, dentre as muitas áreas: penal, cível, família, fundiário etc. E após isso, ele será atendido pelo Defensor Público”, afirmou.

Questionado se o número de defensores no Estado era compatível com a demanda, Gerônimo explica que a cada dia a Defensoria tem sido mais procurada e por isso há a necessidade de aumentar o efetivo. “Precisamos aumentar o número de defensores públicos com um concurso público e aumentar o efetivo de servidores”, concordou.

 Defensor Professor – Aluno Cidadão

Uma das ações que estão sendo implantadas dentro das comunidades do interior é o programa de orientação escolar ‘Defensor Professor – Aluno Cidadão’, pelo qual os defensores vão às escolas orientar os alunos sobre temas sociais e a busca pelos direitos de cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…