O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), participou no sábado (21) de uma reunião no perímetro de irrigação Maria Tereza, em Petrolina. O encontro teve como objetivo principal discutir a renegociação de dívidas e a suspensão dos leilões de terras de pequenos e médios agricultores e fruticultores que estão em dívida com a União. Gonzaga já manifestou seu apoio na luta dos colonos.
Segundo informações da assessoria do parlamentar, durante o encontro Gonzaga relatou problemas de agricultores que tomaram crédito rural para investir em suas propriedades, mas não obtiveram o retorno financeiro previsto por causa da seca. Com isso, não conseguiram pagar os créditos e hoje, após anos de juros e multas, são devedores de grandes quantias.
Ele conta que os agricultores e fruticultores realizam empréstimos com o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), a juros de aproximadamente 5% ao ano. Mas, em alguns casos, por falta de recursos do FNE, o empréstimo acaba sendo feito pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com juros mais altos. “Com as fortes secas no Nordeste os agricultores não conseguem produzir. E, no caso do FAT, uma dívida de 20 mil, por exemplo, chega a 200 mil depois de cinco anos. Retirar as terras dos produtores acaba com seu sustento e aumenta a situação de miséria na região”, explica.
Esperança
O agricultor Sebastião Barbosa, conhecido na região como “Sebastião Zuada”, representante dos produtores do Maria Tereza, lembrou a importância da pequena agricultura para o desenvolvimento do país. “O Brasil só tem a ganhar com a renegociação das dívidas, somos nós, agricultores, que alimentamos a população desse país. Resolvendo essa questão, vamos evitar o êxodo rural e o agricultor poderá trabalhar em suas terras e contribuir para o desenvolvimento do nosso Brasil“, disse.
Além dos colonos do perímetro, também estiveram presentes na reunião os vereadores Alvorlande Cruz, Ibamar Fernandes, Major Enfermeiro e Osório Siqueira. O deputado federal Fernando Filho mandou assessores para representá-lo. (Foto/divulgação)



Bagaceira maior está nas pessoas que convivem com o semi-árido, que não sabem nem onde vão buscar água para o seu próprio consumo, e nem sabem como pagar suas dívidas.
Acho interessante essas pessoas que dizem que são “colonos” dos projetos irrigados e dizem que são “agricultores” que tem todas as condições de água, terra e infra-estrutura pra produzir e não aproveitam de forma correta o que tem para produzir, depois ficam reclamando do governo, da seca, das dividas, ao contrário do sertanejo que não tem quase nada e procura produzir com o pouco que tem sem ficar se lamentando e pedindo “renegociação” constante de suas dividas!
Eu também participei dessa reunião e aproveitei a oportunidade para cobrar três grandes demandas do Deputado Federal Gonzaga Patriota.
Primeiro, solicitei que o Deputado defenda urgentemente em Brasília para que mude a lei que rege a Codevasf. No sentido de permitir que o Governo faça uma eleição direta para elegermos o próximo Superintendente da Codevasf semelhante ao que acontece com as Universidades federais.
Caso aconteça essa eleição, não tenho dúvida de que a maioria dos problemas que ocorrem no Projeto supra-citado serão sanados de maneira ética e com transparência.
Ao contrário, o que acontece até a presente data é que todos os Superentendentes (sem exceção) estão preocupados 100% com os políticos que os indicaram e jamais com as demandas dos produtores e do projeto.
E quem discordar dessa opinião, com certeza está se beneficiando direta ou indiretamente dessas indicações.
Então, aproveito esse comentário para sugerir que devemos urgentemente (funcionarios e produtores) façamos um grande movimento para cobrar das autoridades que permitam eleição direta para o próximo Superintendente.
Em segundo lugar, solicitei que o Deputado Gonzaga interceda junto a Codevasf e Distrito de Irrigação para que permita que os Produtores possam votar para o Conselho de Administração mesmo que esteja inadimplente com o pagamento da conta de água utilizada na irrigação dos seus respectivos lotes.
Pois, todos os brasileiros adultos mesmo estando com alguma inadimplencia vota para Vereadores, Deputados, Pesidente da República e os demais.
E não venham “doutores e gestores” dizer que essa demanda é incorreta. Pois todos que defendem essa aberração com certeza se beneficiam ou se beneficiaram com a proibição dos inadimplentes votarem no distrito.
Aproveito e conclamo que os Vereadores de Petrolina também defendam as duas propostas acima.
Por último, cobrei que o Deputado cobrasse das autoridades em Brasilía no sentido de que façam uma uma seleção com prova objetiva e subjetiva e análise curricular para preencher todas as vagas da ATER (assistencia técnica e extenção rural).
Ou seja, todos os Agrônomos, Técnicos Agrícolas e os demais profissionais assumam as respectivs funções através de comprovação de competencia profissional e não através de indicação política.
Afinal, vivemos numa Democracia ou uma “indicocracia”!
Genival Remígio
Produtor e Engenheiro Agrônomo
Genival Remígio, muito bem, não fui, mais fiquei sabendo do seu depoimento lá na reunião( igual a esse comentário) perante a políticos e assessores de quem manda na Coodevasf como fosse uma Empresa privada de alguém, pior ainda usando dinheiro público, dinheiro do povo para se beneficiar politicamente, tudo é com indicação política tirando a capacidade de quem tanto estuda e se dedica a uma profissão, para colocar pessoas de baixa qualificação, alguém precisa ter esta coragem de falar, parabéns Genivaldo. Que esse momento seja para despertar esse produtor tão sofrido que alimenta milhões de pessoas e não é valorizado.
Uma observação: O Sr. Disse na reunião que a coodevasf nunca foi boa, mais no governo de Lula foi muito pior, é verdade, o governo Lula foi muito bom para o Brasil, mais aqui não, graças a esse grupo politico que esta no comando a + ou – 5 anos, vão alegar o que? Secretário de Desenvolvimento Econômico por quatro anos, Ministro ha um ano. O deputado Federal ha cinco anos, os 2 do partido do governador e alinhado do Governo Federal.
e devemos se unir, nos organizando e levando a imprensa falada, escrita e outras, depoimento como esse seu, só assim muita gente ficará mais esperto. Parabéns Genivaldo.
Eita deputado mal assesorado sou colono passei em frente ao local da reunião me chamou atenção pela quantidade de veículos perguntei a populares e fui informado que era sobre o chapéu de palha uma reunião de tamanha importancia e a grande maioria dos produtores não foram convidados não saiu una nota na imprensa tem o distrito de irrigação ou ATER que sempre nos mantén informados dos eventos reunões etc. mas faltou capacidade para sua assesoria nobre Deputado vendo essa foto aparece meia duzia e entre eles pessoas que já venderam seus lotes e um que se entitula representante dos colonos não planta nem coentro não foi eleito por ningém esse rapaz sobrevive rodando numa van de lotação de Juazeiro a Santana do sobrado portanto Gonzaga está provado porque vc nunca ganhou una eleição para Prefeito e jamais ganhará com essa assesoria abra os olhos.