Em debate morno, Dilma e Serra evitam polemizar e Plínio quase rouba cena

por Carlos Britto // 06 de agosto de 2010 às 06:29

debate presidenciaveis

Em um debate morno realizado ontem (5) na TV Bandeirantes, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) se esforçaram para polarizar as eleições presidenciais, mas acabaram dividindo espaço com as frases de efeito do candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Marina Silva (PV) tentou se apresentar como alternativa aos líderes das pesquisas.

O tucano partiu para o ataque primeiro, mas evitou desqualificar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até fez elogios à gestão, como tem sido em sua campanha até agora. Em sua estreia em debates, a petista aparentou nervosismo nos dois primeiros blocos, deixando frases incompletas e estourando o tempo para respostas. Depois, a candidata encontrou seu tom.

Dilma e Serra evitaram os temas espinhosos das últimas semanas de campanha, como o vínculo do PT com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), as relações diplomáticas entre Brasil e Irã, a acusação tucana de que o governo boliviano não combate traficantes que operam no país, o suposto dossiê anti-tucano e o vazamento de dados sigilosos do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

Também estreante, Marina direcionou sua primeira pergunta a Serra já se apresentando como alternativa. “Tivemos dois grandes partidos que não foram capazes de esquecer as divergências que muitas vezes são da oposição pela oposição”, disse.

O octogenário Plínio atraiu atenção com críticas a todos os candidatos, permeadas de ironias e adjetivos que arrancaram sorrisos até dos adversários. Chamou Serra de hipocondríaco e Marina de conciliadora. Ainda classificou políticas de Dilma e Serra de “quinquilharia”. O candidato do PSOL fez uma de suas críticas mais diretas à presidenciável do PV.

“Você não sabe pedir demissão. Você devia ter pedido demissão”, afirmou Plínio, em relação às tensões entre o Ministério do Meio Ambiente comandado por Marina com outros setores do governo. A senadora deixou a legenda onde começou sua militância para ser candidata à Presidência pelo PV. “Estou ouvindo você aqui e nem parece que você saiu do PT.” Dilma era a principal rival de Marina em Brasília.

A atuação levou o nome do socialista, durante o debate, à posição número um dos trending topics do microblog Twitter. O desempenho do ex-promotor público surpreendeu, levando-se em conta que seu partido passou meses dividido entre o grupo dele e o da ex-presidenciável Heloísa Helena. (Com informações e foto/UOL Notícias)

Em debate morno, Dilma e Serra evitam polemizar e Plínio quase rouba cena

  1. Andre Santos disse:

    Marina primeiro, Serra segundo, Plínio terceiro e Dilma último, ela foi muito ruim… AVEeeee Mariaaaaaa
    Tinha meu voto… perdeu ontem.

  2. Maciel disse:

    Não quero polimizar nada quanto a quem ganhou o debate. Mas acredito que “os três principais”, assim como afirmo Plínio, teem uma linha de pensamento muito próxima entre si, e estão equivocados ao tratarem as questões sociais com “dozes homeopáticas”, o Brasil precisa de uma mudança de postura muito séria, digo isso, por que vejo claramente que não se consegue conciliar um aumento VERDADEIRO do salário mínimo, com os SUPERlucros dos empresário e banqueiros.
    Um exemplo claro disso é nossa cidade, um salário mínimo não é suficiente para viver aqui, vejam esta equação, colocando que este brabalhador tenha esposa e dois filhos: R$ 510,00 – 200,00( alimentação e higiene famíliar – que por sinal é muito pouco) – 60,00 (água e energia elétrica) – 200,00 (aluguel – que por sinal é um fato: a maioria dos trabalhadores não tem casa própria) – 30,00 (telefone – já considerado necessidade básica) – transporte (que nesse caso nem tem valor estimado, por que é um absurdo) = NADA.
    Resumindo, esse salário não supre as necessidades do trabalhador, que fica à margem, sem direito a lazer ou a uma boa alimentação. Portanto, tem que se fazer uma mudança profunda na forma de encarar esses fatos, e não ficar de iênhênhê, como se tem visto em nossa cidade e no Brasil.

    Dito isto, não tenho dúvida de que Plínio foi melhor no debate de ontem, e é a melhor opção para o nosso país, apesar da sabotagem da grande mídia e do “cego fervor” eleitoral.

  3. Alberto Queiroz disse:

    Realmente o Plinio roubou a cena. Como não tinha muito compromisso atirou pra todo lado e fez perguntas que deixou os outros candidatos embarasados tendo que tomarem posições com relação as questões do meio ambiente e do latifundio. Espera muito mais da Dilma ela ficou vacilando entre ser governo e ser canditada, não podia falar mal de algumas ações do governo e sem poder falar no que ia fazer pois teve a oportunidade de fazer e não fez. O Serra também não empolgou também esperava mais. A Marina gostei também, muita segura. Se o debate fosse decisivo votaria em Marina.

  4. AÉCIO PERAZZO disse:

    Antes de votar, o povo brasileiro deseja viemente saber detalhes sobre os candidatos, à presidência da república, inclusive, sobre Dilma. Obviamente porque, a exemplo do que acontece nas sociedadea civilizadas, é importantíssimo, para avaliação dos candidatos pelos seus eleitores, o conhecimento dos antecedentes, estrutura familiar, ideiais, opiniões sobre os mais variados e importantes temas socio-econômico-humanos pertinentes aos candidatos. Especialmente quando se trata de alguem que nunca ocupou um cargo eletivo, como é o caso da candidata Dilma Rousselff.
    Entao aguardemos. Que ela apresente-nos, não somente seu plano de governo, (que habitualmente é elaborado por assessores), mas também passado; seu esposo, (ou será que ela é viúva?); seus filhos; quem são; quais são suas experiências como mulher, mãe, trabalhadora, eleitora. Porque, afinal, o(a) presidente de uma grande nação, como a brasileira, deve, obrigatoriamente, ser exemplo para a família e sociedade.

    AÉCIO PERAZZO.

  5. AÉCIO PERAZZO (c/correçao) disse:

    Antes de votar, o povo brasileiro deseja viemente saber detalhes sobre os candidatos à presidência da república, inclusive, sobre Dilma. Obviamente porque, a exemplo do que acontece nas sociedadea civilizadas, é importantíssimo, para avaliação dos candidatos pelos seus eleitores, o conhecimento dos antecedentes, estrutura familiar, ideiais, opiniões sobre os mais variados e importantes temas socio-econômico-humanos pertinentes aos candidatos. Especialmente quando se trata de alguem que nunca ocupou um cargo eletivo, como é o caso da candidata Dilma Rousselff.
    Entao aguardemos. Que ela apresente-nos, não somente seu plano de governo, (que habitualmente é elaborado por assessores), mas também seu passado; seu esposo, (ou será que ela é viúva?); seus filhos; quem são; quais são suas experiências como mulher, mãe, trabalhadora, eleitora. Porque, afinal, o(a) presidente de uma grande nação, como a brasileira, deve, obrigatoriamente, ser exemplo para a família e sociedade.

    AÉCIO PERAZZO.

  6. AÉCIO PERAZZO (c/correçao II) disse:

    Antes de votar, o povo brasileiro deseja viemente saber detalhes sobre os candidatos, à presidência da república, inclusive, sobre Dilma. Obviamente porque, a exemplo do que acontece nas sociedades civilizadas, é importantíssimo, para avaliação dos candidatos pelos seus eleitores, o conhecimento dos antecedentes, estrutura familiar, ideiais, opiniões sobre os mais variados e importantes temas socio-econômico-humanos pertinentes aos candidatos. Especialmente quando se trata de alguem que nunca ocupou um cargo eletivo, como é o caso da candidata Dilma Rousselff.
    Entao aguardemos. Que ela apresente-nos, não somente seu plano de governo, (que habitualmente é elaborado por assessores), mas também passado; seu esposo, (ou será que ela é viúva?); seus filhos; quem são; quais são suas experiências como mulher, mãe, trabalhadora, eleitora. Porque, afinal, o(a) presidente de uma grande nação, como a brasileira, deve, obrigatoriamente, ser exemplo para a família e sociedade.

    AÉCIO PERAZZO.

  7. AÉCIO PERAZZO (c/correçao II) disse:

    Antes de votar, o povo brasileiro deseja viemente saber detalhes sobre os candidatos à presidência da república, inclusive, sobre Dilma. Obviamente porque, a exemplo do que acontece nas sociedades civilizadas, é importantíssimo, para avaliação dos candidatos pelos seus eleitores, o conhecimento dos antecedentes, estrutura familiar, ideiais, opiniões sobre os mais variados e importantes temas socio-econômico-humanos pertinentes aos candidatos. Especialmente quando se trata de alguem que nunca ocupou um cargo eletivo, como é o caso da candidata Dilma Rousselff.
    Entao aguardemos. Que ela apresente-nos, não somente seu plano de governo, (que habitualmente é elaborado por assessores), mas também seu passado; seu esposo, (ou será que ela é viúva?); seus filhos; quem são; quais são suas experiências como mulher, mãe, trabalhadora, eleitora. Porque, afinal, o(a) presidente de uma grande nação, como a brasileira, deve, obrigatoriamente, ser exemplo para a família e sociedade.

    AÉCIO PERAZZO.

  8. IVAN MORAIS disse:

    CAROS LEITORES DESTE IMPORTANTE VEICULO DE COMUNICAÇÃO,ASSISTIE ATENTAMENTE O DEBATE DOS PRESIDESSIAVEIS,E NÃO ME SURPRIENDIE COM ÓTIMO DESEMPENHO DO COMPANHEIRO DE PARTIDO PLINIO,ACHO TAMBÉM QUE TODOS QUE CONHECEM A HISTÓRIA DE PLINIO TAMBÉM NÃO FICARAM SURPRESOS,A SURPRESA MESMO FICOU POR CONTA DO VISSIVEL NERVOSSISMO E DESPREPARO MOSTRADO PELA CANDIDATA DILMA,MUITO NERVOSA NÃO CONSEGUIA COMPLETAR SEU RACIOCINIO QUANDO ERA QUESTIONADA,JÁ O SERRA ESTAVA TRANQUILO MAS NÃO TEM MUITO O QUE MOSTRAR E FICA NA DEFENSIVA POR CONTA DE SUA LIGAÇÃO COM OS 8 ANOS DE MANDATO DE FHC,MARINA É COMO BÉM COLOCOU O PLINIO NÃO TEM POSIÇÕES NÃO SEI PORQUE SAIU DO PT. ASSIM É O MEU PONTO DE VISTA DESTE PRIMEIRO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2010.

  9. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    O PLINIO COMO TODO BOM EX PETISTA,É BOM DE GOGÓ(FALAR É FACIL FAZER É DIFICIL, QUEM NÃO LEBRA DO LULA???? ), GANHOU O DEBATE,MAS SÓ O DEBATE.

    MARINA A SEGUNDA,MEIO LÁ E MEIO CÁ DEIXOU O SERRA E A DILMA GAGUEIRA A VER NAVIO

    A DILMA PARECIA PERDIDA,SEM DEFINIÇÃO DO SEUS PROPRIOS PENSAMENTO,PARECIA QUE TINHA TOMADO REMEDIO E NEM TINHA CONHECIMENTOS BASICOS DE SEU PROPRIO GOVERNO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários