Em carta aberta, estudantes da Uneb clamam por segurança e melhorias

por Carlos Britto // 30 de julho de 2009 às 08:53

Diante do assalto sofrido pelas universitárias da residência feminina da Uneb, um grupo de estudantes da universidade fez uma carta aberta cobrando providências urgentes. Confiram:

Juazeiro, 29 de julho de 2009

Carta aberta à sociedade:

uneb3Vimos através desse documento, levar ao conhecimento as condições precárias de segurança no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. Na última terça-feira, 28 de julho, invadiram e furtaram a Residência Universitária Feminina Interna do Campus III. Foram levados vários objetos como máquina fotográfica digital, cartão de crédito, cédula de identidade, aparelho de DVD, roupas e mochilas com pertences.

A casa estudantil, com quatro moradoras, localizada na zona periférica do campus, se encontra a mais de 100 metros de distância de todo o complexo administrativo, da guarita de segurança, da biblioteca e dos laboratórios. A estrutura física não oferece fechaduras adequadas. As janelas e portas não possuem travas internas e as grades que as protegem foram custeadas pelas próprias alunas. Essas instalações rememoram a antiga estrutura dos engenhos coloniais do século XVIII, em que a senzala ficava aquém do centro, local da Casa do senhor.

Os muros da universidade são baixos e a guarita mais próxima à casa foi desativada há muito tempo. O caminho de acesso à residência está sem iluminação e circundado por um grande matagal, o qual impede a visibilidade dos transeuntes. As moradoras solicitam frequentemente providências como iluminação adequada, poda de árvores, limpeza do matagal, e segurança para, no mínimo, acompanhá-las à noite, quando retornam das aulas e do trabalho.

Após o ocorrido nesta terça-feira, as residentes estão sendo remanejadas para a residência universitária feminina externa, que ficará superlotada e sem condições de oferecer o espaço adequado para um mínimo de bem estar.

Esta carta foi concebida como instrumento de um processo mobilizatório absolutamente necessário, aberto à participação ampla e ativa de todos os interessados em garantir uma moradia digna e apropriada às necessidades das residentes.

Kátia Brito; Laura Ferreira; Naiara Soares; Elialdo

Em carta aberta, estudantes da Uneb clamam por segurança e melhorias

  1. Paciencia dos Santos disse:

    E vergonhoso saber que isso está acontecendo na UNEB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Era para oferecer conforto e segurança a essas jovens que tem direito a usufruir do bem estar social e ao invés disso, estão expostas ao perigo!!!
    Onde está o direito do estudante????????????????????????????????
    Direito a moradia digna!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Zazá- zuza nosta disse:

    dessa forma a UNEB está violando os direito do cidadão,onde um deles é o direito a uma moradia digna!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que a UNEB não deixe essas jovens sofram o constragimento quando pode perfeitamente contribuir para acabar com decepção,quando pensávamos que era um lugar seguro!?!?!?!?!?!?!?

  3. Estudantes de Jornalismo Revoltados disse:

    Os estudantes da UNEB estão chocados com a deturpação desse fato. Estamos distribuindo panfletos no Campus pedindo a todos que não leiam e nem acreditem em nada q vcs falam!! Vcs pediram… Se não houver retratação, levaremos o fato /á Diretoria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.