Em 4 dias, CPRH apreende 4 caminhões com madeira irregular no Grande Recife

por Carlos Britto // 20 de setembro de 2025 às 09:00

Foto: Ascom CPRH/divulgação

Em quatro dias – de 16 a 19 deste mês – a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu quatro caminhões que transportavam madeira nativa irregularmente. As ações foram realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), com informações do setor de inteligência do órgão. Ao todo, os quatro caminhões transportavam 28m³ de madeira, totalizando aproximadamente 14 toneladas.

As ações foram realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), e resultaram em aplicação de R$ 17 mil em multas. Os caminhões foram apreendidos porque os motoristas, no momento da fiscalização, não apresentaram o Documento de Origem Florestal (DOF), necessários para o transporte de madeira nativa. Os veículos retidos foram encaminhados ao pátio da CPRH, onde ficarão até o fim do processo administrativo.

O setor de inteligência da CPRH segue atuando para identificar os responsáveis pelas áreas desmatadas para seguir com a responsabilização administrativa e criminal. O diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Torchia, destacou a relevância dessas operações no enfrentamento ao desmatamento. “Desde 2023 o Estado vem registrando redução contínua nos índices de supressão da vegetação. As fiscalizações serão ampliadas com operações integradas com o BPA e a Depoma, consideradas fundamentais para o êxito das ações”, explicou.

A CPRH reforça que qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais, anonimamente, através da Ouvidoria Ambiental pelo telefone (81) 3182-8923, ou pelo e-mail ouvidoriaambiental@cprh.pe.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…