Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2012 às 20:00

A onze dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda (24) que o tempo médio de votação será 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo.

No próximo dia 7, o eleitor votará primeiro para vereador, depois para prefeito. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno. No dia 28 de outubro, está marcado o segundo turno das eleições municipais.

No pleito municipal de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora as eleições ocorrem em 5.568 cidades.

Já o tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos, em 2008, segundo o TSE. O tempo de atendimento é calculado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

A Justiça Eleitoral estimula que os eleitores levem a chamada cola no dia da votação. No papel devem conter os números de seus candidatos. O TSE colocou à disposição, em seu site (http://www.tse.jus.br/), um modelo de cola que pode ser impresso e preenchido com os dados.

Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE

  1. Romulo disse:

    Eu pensava que teria que existir 200 mil eleitores na cidade pra ter segundo turno.

  2. Marcos Torres disse:

    Caro eleitor; vc tem 40 segundos para votar, não precisa votar em l5 pensse bem ates de votar para não passar 1464 dias arrependido.

  3. Roberval Remigio disse:

    Houve apenas um equívoco. Na verdade é de 200 mil eleitores o número mínimo para que haja 2º turno. Petrolina hoje, segundo o site do TSE tem 178.301 eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários