O Diretório Acadêmico (D.A) de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) deve ganhar um novo rumo.
Inativo desde 2005 por falta de recursos humanos, a entidade passará por um processo de reativação a partir das eleições para escolher seus novos integrantes. A votação, marcada para a próxima terça-feira (11), promete mobilizar os estudantes do curso.
De acordo com Renato Faccioly, presidente da comissão eleitoral e estudante de Direito, a proposta é fazer com que o D.A volte a ser atuante. “O mais importante é que um diretório acadêmico é a voz dos alunos. Inclusive a própria diretoria da Facape nos pediu que formalizássemos a eleição para podermos indicar um representante no Colegiado”, destaca.
Faccioly justifica ainda que, como todo D.A de Direito em qualquer universidade, o da Facape serve de elo entre os estudantes e a diretoria. “Nosso diretório é um dos mais politizados, que mais defendem os direitos dos alunos não só na questão de logística, de valores de mensalidades, mas também na qualidade de ensino e na política educacional implantada pela instituição”, afirma.
As inscrições para as chapas disputarem o pleito vão até amanhã (4) às 18h. A comissão eleitoral fica no terceiro e quinto períodos noturnos do curso de Direito. Além de Faccioly, os candidatos podem procurar também a estudante Hortência Costa de Almeida – que também integra a comissão. Até o momento, apenas uma chapa manifestou a intenção de disputar o D.A, encabeçada por Leonardo do PSOL.



Só quem está dentro sabe que não vai dar certo. Já houveram outras eleições para o DA e, de alguma maneira, os candidatos vencedores nunca assumiram. Esse é só mais um grupo que vai tentar em vão, pois o pessoal “lá de cima” não tem interesse que os alunos do curso ganhem meios para brigar por seus direitos.
Grande, Renato Faccioly, presidente da comissão eleitoral e estudante de Direito,é isso aí meu caro,você tem uma visão holística,onde pelo o menos a comissão eleitoral terá um trabalho com visão e coordenação de conjunto.
Cabe é claro aos futuros bachareis em direito que se destinarem a assumirem a direção do D.A. que mostrem desde já seus compromissos com as leis do futuro ofício.
Parabéns RENATO.
UM ABRAÇO,
SANDRO SANTOS
DIREITO – II – FACESF