Eleição da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim: A batalha acabou?

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2010 às 19:20

O bordão celebrizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seus dois mandatos, não poderia caber melhor como coube no dia de hoje (15), durante mais uma tumultuada sessão na Câmara Municipal de Petrolina: Nunca antes na história da Casa Plínio Amorim se viu um embate tão aguerrido entre os vereadores.

Individualmente, até já aconteceu. Quem não se lembra, por exemplo, das discussões acaloradas entre Chico Freire e Sargento Quirino?

Mas coletivamente, esta foi a primeira vez. A disputa pela Presidência da Casa provocou um racha entre dois grupos, tendo o Regimento Interno como o elemento norteador de toda a polêmica que começou desde os bastidores, com o disse-me-disse sobre quem apoiaria quem para presidente – Maria Elena (PSB) ou Ibamar Fernandes (PRTB).

Ao mudar a data de eleição da Mesa Diretora para o dia 23 de dezembro, o presidente Osório Siqueira (PSL) mexeu num vespeiro. Além de gerar rumores de que teria feito isso para ganhar tempo de atrair para o grupo de Ibamar – o candidato de sua preferência – pelo menos mais um vereador que selou apoio a Maria Elena, a exemplo de Major Enfermeiro (PTC), Osório foi questionado com veemência por ter desrespeitado o Regimento.

E de nada adiantou ele ter baixado uma portaria, ainda ontem (14), confirmando a eleição para a próxima semana. O chamado “Grupo dos Oito” entrou para a sessão desta quarta decidido a fazer valer o documento mais importante da Casa. Osório não compareceu porque enviou um atestado de quatro dias alegando problemas de saúde.

Quem assumiu o comando foi Ibamar, o 1º vice-presidente, e ratificou o que Osório já tinha dito na sessão anterior: hoje seriam votados somente projetos. Maria Elena e os outros sete vereadores do seu grupo decidiram se retirar da sessão, como haviam prometido caso não houvesse eleição, conforme o artigo nº 10 do Regimento.

Ibamar, então, declarou a sessão encerrada. Mas Osinaldo Souza (PSB), integrante da atual Mesa Diretora como 2º secretário, reabriu a sessão e colocou em pauta a eleição, sob aplausos do público presente, que já havia tachado a decisão de Ibamar de “ditatorial”. Como não havia outra chapa, Maria Elena foi aclamada a nova presidente da Casa Plínio Amorim. O grupo de Ibamar questionou a validade da eleição, que pode parar na justiça. O ano está se encerrando, mas a polêmica na Casa Plínio Amorim pode ir além.

Eleição da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim: A batalha acabou?

  1. cabra macho disse:

    A PERGUNTA Q CABERIA MELHOR É, SE A PALHAÇADA ACABOU??? ESSE CIRCO TODO E PRA SABER QUEM VAI FERRAR O PREFEITO………………BOM Q TODOS SAIBAM Q PETROLINA NAO ANDA PQ ESSE VEREADORES ENGAVENTAM OS PROJETOS DE MELHORIA DA CIDADE……..

  2. Desconstituídor de Discurso disse:

    Essa eleição vale tanto quanto uma nota de 30 reais.

  3. M.Sérgio disse:

    Vocês são patéticos, brigão e se matam por tão pouco, vivem das migalhas do executivo.
    Por favor comprei um espelho tamanho real e coloquem nos gabinetes dos respectivos vereadores.
    O interesse aí não é pra lutar ou defender aqueles que botarão vocês nessa casa que outrora foi sinônimo de trabalho e realizações, hoje não passa de troca, troca de favores e interesses obscuros.

  4. Indira disse:

    A sessão de hoje vai entrar para historia. O bienio que agora se encerra já tinha como perfil para presidencia a vereadora Maria Elena, ate porque foi a vereadora mais votada. Infelizmente no mexido dos pauzinhos tiraram dela o direito que veio dessa vez mais que merecido, embora continuem qurendo mexe-los.
    Parabens BRAVA GENTE que agora vão compor a mesa , com competencia, dignidade e acima de tudo Honestidade. Valeu Maria Elena!!!!!!!!

  5. L.A.F disse:

    Essa eu n sei se vale, mas que pelo menos agente já sabe como vai ser composta a nova mesa, isso agente já sabe…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. João José disse:

    Li o regimento e esse eleição é como se não tivesse existido. Que vergonha, elegermos vereadores que nada entendem de legislação!

  7. PETROLINA MINHA TERRA MEU LUGAR disse:

    vergonha, vergonha, vergonha, é o resumo da ópera de uma câmara que esperávamos de tudo, votar contra o povo de petrolina, barrando investimentos na nossa cidade, mas voltar meia hora depois na surdina e de forma ilegal reabrir uma sessão que já tinha sido terminada, ESSA NINGUÉM ESPERAVA, ESSA ILEGALIDADE NÃO. Agora os petrolinenses perguntam: O QUE MAIS ELES SÃO CAPAZES DE FAZER SE TIVEREM NO COMANDO DO MUNICÍPIO E DA CÂMARA?

  8. E o circo ta pegando fogo,gente,so temos e que sair correndo o circo ta pegando fogo... disse:

    Esse circo ta eh pegando fogo gente..E baboseira atras de baboseira ,desse pessoal da camara ja nos arrependemos trilhoes de vezes, por ter votado nessa turminha da pesada que ai esta…Agora , o circo ta pegando fogo,gente..Eh a chamada-fogueira das vaidades…rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários