A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina está com as inscrições abertas dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Esses editais ampliam oportunidades de incentivo para artistas, produtores culturais, coletivos e entidades do município e tem como objetivo fortalecer a produção cultural local, valorizar a diversidade de expressões artísticas e democratizar o acesso aos recursos públicos. Para fazer a inscrição basta acessar o Mapa Cultural Municipal através do link.
Ao todo, foram lançados seis editais que contemplam diferentes áreas: ‘Fomento a Projetos Culturais’, que incentiva e apoia a criação e desenvolvimento de projetos culturais em diversas áreas; ‘Formação Arte ao Redor’, que seleciona projetos de formação cultural da periferia ou que estejam sendo desenvolvidos na periferia há, pelo menos, três anos; e ‘Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura’, seja com CNPJ, bem como Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura, pelo Ministério da Cultura, que se refere a coletivos e instituições culturais.
Já no edital ‘Obras, Reformas e Aquisição de Bens Cultural’ os projetos culturais receberão apoio financeiro para ações voltadas para Obras e Reformas de espaços culturais. ‘Premiação de Pontos e Pontões de Cultura – Prêmio Ana das Carrancas’ se refere a premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações de Ponto ou Pontão de cultura nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Por fim, o edital para concessão de bolsas Cultura Viva a Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares com Recursos da PNAB de Fomento à Cultura’, que oferece bolsas Cultura Viva para Mestras e Mestres das culturas tradicionais e populares.
Juntos, os editais somam um investimento superior a R$ 2,3 milhões, beneficiando 74 propostas e movimentando toda a cadeia produtiva da cultura do município. As inscrições se encerram dia 19 de fevereiro. Interessados devem ficar atentos aos prazos e às orientações disponíveis nos editais para garantir a participação. Todas as informações estão disponíveis no Mapa Cultural de Petrolina.


