O vereador Edilsão do Trânsito (PSL) voltou a cobrar da Prefeitura de Petrolina que permita uma tolerância de dez a 15 minutos aos usuários da zona azul, na área central da cidade. Esse tempo, segundo Edilsão, seria suficiente para os donos de veículos encontrarem uma loja autorizada de zona azul e comprarem o tempo necessário no espaço.
A preocupação do vereador é pertinente. Ele contou ter tomado conhecimento de vários casos de pessoas que foram multadas por questões de minutos, apenas enquanto procuravam uma loja que vendia bilhetes de zona azul.
Este Blog, inclusive, já registrou o caso de uma senhora que estacionou no Centro da cidade, às 15h35, e ao descer do carro para comprar o bilhete, foi multada às 15h36.
Edilsão já havia entrado com requerimento, em maio deste ano, solicitando ao prefeito Julio Lossio que enviasse à Casa um projeto de lei incluindo ao artigo 11° da Lei 1.108 (de 20 de dezembro de 2001) – a qual institui a zona azul – um parágrafo referente ao tempo de tolerância. Mas o vereador recebeu do diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a desculpa de que o pedido não teria “base legal” por ir de encontro à Lei 9.503/97 (do Código de Trânsito Brasileiro), ao Decreto 170/10 e à própria Lei 1.108.
O vereador, no entanto, não se deu por satisfeito. Ao Blog, Edilsão justificou que a prefeitura pode, sim, atender seu pedido uma vez que essa prerrogativa cabe à EPTTC porque o trânsito de Petrolina é municipalizado e não afronta o Código de Trânsito. “Só está faltando mesmo é um pouquinho de boa vontade do Executivo”, cutucou Edilsão.




Esses guardas que multam, surgem do nada, é só sairmos do carro, damos dois passos e quando olhamos pra trás, lá estão eles com a caneta afiada. Numa ocasião voltei e perguntei pra ele se tinha o zona azul e ele: só multo.
Não concordo com esta empresa que não dá nenhum lucro aos cofres públicos. Que seja uma empresa pública para que a arrecadação seja feita para melhoria das áreas municipais….
Sou de Belem do São Francisco, comprei meu primeiro carro, e logo a primeira vez que fui a Petrolina, depois de quase uma hora procurando uma local livre para estacionar, fui surpreendido com uma multa, pois passei quase 20 minutos andando a pé, procurando uma venda do zona azul, e os lojista só diziam que não sabem onde vende… UM ABSURDO!
Parece que a escassez de pontos de venda já é proposital. É duro, conseguir um ponto de venda.