Durante abertura do 21º Conird, ministro FBC fala em dobrar área irrigada do país em quatro anos

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2011 às 10:14

O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, confirmou durante a abertura do 21º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, na noite do último domingo (20), no Sest/Senat em Petrolina, as principais metas da nova política nacional de irrigação, que pretende, entre outros avanços, dobrar em quatro anos a área irrigada do país e implantar o Programa de Irrigação para o Semiárido com o aporte de mais 200 mil hectares de perímetros irrigados nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará.

Para um auditório lotado por representantes do setor produtivo, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e fabricantes de equipamentos e insumos, o ministro também destacou a missão da recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), e as ações do secretário, Ramon Flávio Rodrigues, também presente à solenidade.

Fernando elogiou a iniciativa dos realizadores do evento – a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) em parceira com Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional, e comentou a escolha por Petrolina. “Uma região que é um dos principais polos de fruticultura irrigada e apresenta potencialidades e oportunidades agrícolas e industriais, além da disponibilidade de água, solos adequados, clima favorável e da sólida base tecnológica de produção irrigada, razões que a fazem ser um importante espaço para debate e troca de experiências de sucesso”.

O presidente da Abid, Helvécio Matana, abriu os trabalhos da noite falando sobre o novo momento vivido pela agricultura irrigada brasileira com o incentivo da presidente Dilma Rousseff, e detalhou alguns dos temas que serão debatidos até o final do Congresso, no próximo dia 25.

Com o slogan, ‘As oportunidades de Empreendedorismo na Agricultura Irrigada’, teremos uma programação composta de 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, dois workshops com conferencistas internacionais, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois dias de campo nos projetos agrícolas da região”, afirmou ele, acrescentando que os eixos centrais dos debates serão “O mercado interno e externo – cenários e tendências, eficiências no uso da água para irrigação e fertirrigação”, “alternativas de exploração agrícola/pecuária” e “gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental”, além do foco nas oportunidades de negócios.

Já o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, que também representou o governador Eduardo Campos, agradeceu ao apoio, enumerou alguns investimentos da nova fase de ampliação das áreas irrigadas no estado e falou da elaboração de um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para Pernambuco, inspirado no modelo implantado com êxito em Minas Gerais, que inclusive será tema de uma das oficinas do 21º Conird.

O vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, deu as boas vindas aos participantes, colocando a estrutura da cidade à disposição dos visitantes. Ele destacou a importância da produtividade da água e eficiência da irrigação para a produção de alimentos no Brasil e no mundo. “O Vale do São Francisco, à frente os municípios de Petrolina e Juazeiro, é exemplo claro da força e sustentabilidade da agricultura irrigada enquanto vetor de desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu. (Da CLAS Comunicação c/foto)

Durante abertura do 21º Conird, ministro FBC fala em dobrar área irrigada do país em quatro anos

  1. Anderson disse:

    Por falar nisso..
    Ja vai completar um ano de Fernando Ministro da Integração Nacional, alguém aí pode me dizer o que ele trouxe para Petrolina ?
    Acredito de Fernando ocupa hoje o cargo mais alto que um Político petrolinense ja ocupou. Leio os jornais on line e vejo ele autorizando verbas pro Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará etc.. E Petrolina ?
    Se alguem souber poste aqui que eu estou desatualizado.

  2. pedro barbosa disse:

    Vc tira pela Operaçao Pipa, que e ele quem libera o dinheiro, passa ate 2 meses sem vim verba,ficou foi pior….

  3. DEOMIRO SANTOS disse:

    Fernando Bezerra Coelho é um sonhador e por isso é realizador. As vezes ele acaba prometendo mais do que pode fazer, sempre foi assim, no entanto, em Petrolina não existe nenhum político que fez pela região mais do que ele vem fazendo nesse tempo todo em que está na política.

    Não custa nada vê-lo falar com brilhantismo dos Projetos do Governo Federal que se foram colocados em prática vão garantir a melhoria de vida de muita gente pelo Brasil afora. Pode-se até não gostar dele, afinal de contas ninguém agrada todo mundo.

    Tem o defeito de apoiar muita gente que só o coloca para trás e cria intrigas com os amigos que sempre estiveram com ele. Abandona outros, apoio outros que nunca se jogaram ao sol para disputar uma eleição, sobrevaloriza adversários e erra e erra muito. Ele também é humano.
    Tudo indica que Fernando vai sair do Ministério sem construir uma hectare de área irrigada. Ou ele não é candidato a Prefeito do Recife? Se for candidato vai sonhar e vai deixar para outros menos capazes executar – só vejo gente com capacidade e compromisso aqui na Região Irrigada, se mudar o Ministério tudo vai depender da boa vontade do próximo. Esse é o problema. Vamos em frente para vê se tudo vai dar certo.

  4. Josiel disse:

    Acho que Fernando foi o melhor Prefeito da história de Petrolina em seu primeiro mandato.
    Daí para frente ele vem esquecendo de fazer o dever de casa.
    Em seus dois ultimos anos como prefeito não deixou nada de lembrança e a cidade andava meio desorganizada.
    Foi secretario do Governador Eduardo e nesse período Pernambuco recebeu muitas obras Estaduais e Federais. Mas não veio nada para Petrolina.
    Já está pra encerrar seu período como Ministro da Integração Nacional e nada ficará em Petrolina de lembrança dele.
    Outra questão: Se ele pode deixar o Ministério para ser candidato a Prefeito do Recife, por que não ser candidato em Petrolina ? -Esse é o momento em que sua terra mais precisa de uma gestão dinâmica como foi a sua primeira.
    Sou um grande admirador de Fernando ( Pai) mas não vejo o mínimo de preparo em seu filho Fernandinho para enfrentar uma campanha a Prefeitura em Petrolina.
    Fernandinho é um político frio, que não empolga, não motiva, não se identifica com o povo Petrolinense.
    Como Deputado Federal pode até ir bem.
    Mas como Prefeito, infelizmente, terei que votar contra FBC pela primeira vez.

  5. pedro de sà disse:

    Ele deveria era apoiar Odacy e nao ficar empurrando seu filho para ser prefeito ,pois ninguem nem o conhece direito.

  6. Gustavo Aquino disse:

    Com a recém criada SENIR (Secretaria Nacional de Irrigação)

    Eu heim! Políticos e suas maracutáveis secretarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários