O vereador de Dormentes (PE), no Sertão do Francisco, Jerônimo Damasceno (PR), criticou o governo do estado pela diminuição do número de carros-pipas que abastecem o município. Segundo ele, Dormentes estava muito bem no quesito ‘abastecimento’, enquanto o serviço era gerido pelo Instituto de Pesquisa Agronômica (IPA).
“Quando o serviço era administrado pelo IPA, 90% da população ficaram satisfeitos com essa administração. Vinte e quatro carros-pipas abasteciam o município e agora, com esse corte, só ficamos com sete”, disse Jerônimo. O abastecimento agora está sob o controle da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
O vereador informou que o novo modelo de abastecimento não é satisfatório. “A gente tomou um grande prejuízo. Hoje, pela Codecipe, a realidade [do abastecimento] é zero. Essa questão do cartão que registra desde o abastecimento do carro até a distribuição na cisterna foi debatida na audiência pública que aconteceu em Petrolina, mas as pessoas que têm não estão recebendo e muita gente que está cadastrada está passando por uma situação difícil”, afirmou. “Não é justo que Afrânio, que tem as mesmas realidades de Dormentes, tenha ficado com mais de 30 carros-pipas e a gente só com sete”, desabafa.
Jerônimo alegou que, desde o ano de 2012, o governo municipal não disponibiliza carros-pipas. “Desde 2012, a população não recebe ajuda da administração municipal. O Exército diminuiu de 48 carros-pipas para 25. Dormentes sempre foi abastecida pelo governo do estado e também pelo governo federal. A prefeitura deveria entrar com a mesma quantidade de carros-pipas do governo do estado para remediar a situação. E, para piorar, os pipeiros paralisaram porque estão com sete meses de salários atrasados. Eles falaram em controle na audiência, mas o controle que veio da Codecipe é sede em Dormentes”, pontuou.
Para o vereador, o Estado não pode colocar a culpa na crise. “Não quero ouvir que a população tenha que sofrer por causa de crise. Eu quero ação. A população não pode sofrer mais do que já está sofrendo. A única coisa que o agricultor estava recebendo era água, e nem isso está tendo mais. Isso é demais”, afirma.
Reunião
Hoje (2) acontecerá uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Dormentes para cobrar da Codecipe que realize mais cadastros e faça mais contratações de carros-pipas. “A Codecipe tem que dizer o que eles têm a oferecer para a população, e não é para amanhã, não. É para ontem, senão a população se desespera”, finalizou.
O Blog vai entrar em contato com a prefeitura de Dormentes, para saber por que a prefeitura não disponibiliza os carros-pipas para a população.




Caro vereador jeronimo eu até concordo com vc sobre a quantidade de carro.
agora a respeito dos orgão fiscalizador eu descordo por que o primeiro. água é do rio, que antes tinha pipeiro que pegava em toda lagoa que achava. segundo o sistema da codecipe tem mais segurança para quem recebe a água, tipo gps.
agora caro vereador a respeito de vc falar sobre o ipa não só vc mais os da situação também não gostou. agora por que os pipa vinha destinado aos politicos. para fazer politica destinando uma vaga a uma pessoa de vcs.
agora tem que ir pra concorrencia.