Dez filhos, 30 netos, 22 bisnetos e dois trinetos. Esta é a família de Izaílda Antunes Pereira, que vai fazer festa hoje (19), na comunidade do Sombrio, zona rural de Lagoa Grande (PE), sertão do São Francisco, para comemorar o aniversário de 85 anos da matriarca.
Izaílda é viúva do ex-vereador de Santa Maria da Boa Vista por dois mandatos, Sancho Honório Pereira, e com o qual se casou aos 19 anos.
Seu esposo foi um dos três soldados da região de Jutaí, sorteados para participar da Segunda Guerra Mundial, onde serviu como combatente durante 239 dias na Itália, estando ele também na batalha que tomou o Monte Castelo no dia 21 de fevereiro de 1945. Essa história é contada atualmente por dona Izailda, que ainda mantém a lucidez como poucos. E que Deus a ilumine assim por muito tempo.



Minha infância tem ha ver com esta senhora e sua história.Ela sempre elegante,ao lado de “Seu Sancho”,era assim que o chamáva-mos. Ele tinha um comercio em Lagoas,então distrito de Petrolina,hoje Dormentes.Meu avô,Isidório da Passagem Funda,de quem erá compadre,fazia muitos negócios com seu Sancho para abastecer sua bodega na comunidade.Dos 10 aos 14 anos meu avô me requisitava ao meu Pai, Pedro Gomes,para conduzir um comboio de jumentos até Lagoas,carrega-los de mercadorias compradas no armazém de seu Sancho e voltar para a Passagem Funda.Muitas vezes ouvi as estórias de seu Sancho,que me fascinavam,sobre a Segunda Guerra Mundial.Numa delas ele contou que” recebeu um bombardeio dos alemães num galpão de uma fábrica.Para se proteger e salvar sua vida escondeu-se debaixo de corpos de soldados(pracinhas brasileiros) mortos e se fez de morto.Seu sancho era altivo,elegante,gostava de um bom papo.Sancho foi vereador quando este cargo não era remunerado. Dona Izailda sempre manteve a delicadeza para com as pessoas e a paciência de uma matriarca sertaneja.Em 2008,quando fui candidato a Vice-prefeito e Santa Cruz estive em sua casa para cumprimenta-la e abraça-la,pois ela também faz parte das minhas reminiscências infantis. O parente mais próximo com quem convivo semanalmente é o Professor Romério Galvão,hoje Diretor da Facape,seu neto,que traz em si a mesma formação de seu Sancho e Dona Izailda.Que os 85 se prolonguem com saúde para alimentar nossas lembranças por muitos anos.
Aluisio Gomes