Diretoria do HUT rebate acusações de anestesiologistas

por Carlos Britto // 31 de maio de 2012 às 20:04

A diretoria do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) decidiu rebater as denúncias feitas por um grupo de médicos anestesiologistas da empresa Anestesia e Serviços Médicos Ltda, que atuava na unidade.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a diretoria justifica que segue as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação a procedimentos anestésicos. Também descartou ter ocorrido negligência médica na morte de três pacientes ocorridas no HUT, em abril último, e ressaltou que a Sala de Recuperação Pós-Anestésica está em conformidade com o que preconiza o CFM. A diretoria ainda teceu duras críticas aos profissionais da empresa.

Confiram, na íntegra, a nota:

Nota de esclarecimento

A Diretoria Médica e Administrativa do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina, em resposta às acusações feitas pelo grupo de médicos anestesiologistas sobre a Instituição, presta os seguintes esclarecimentos:

Desde o rompimento do contrato com a empresa Anestesia e Serviços Médicos LTDA, os procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) estão acontecendo normalmente e em conformidade com as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Atualmente 12 médicos anestesiologistas prestam serviços na unidade. Vale salientar que alguns destes profissionais, sócios da citada empresa, são servidores públicos e deverão permanecer prestando serviço ao hospital, salvo se desejarem se afastar do serviço público com que têm vínculo.

Somente no mês de maio cerca de 340 cirurgias foram realizadas no HUT, sendo respeitadas todas as resoluções médicas que envolvem a realização do ato anestésico-cirúrgico, pós-anestésico e com um profissional para cada procedimento realizado. Destacamos a inconsistência da denúncia veiculada no dia 25/05 sobre a suposta ausência de médicos anestesiologistas no hospital e informamos que neste dia foram realizadas sete cirurgias e que quatro anestesiologistas prestavam atendimento à população, fato que podemos provar a qualquer órgão fiscalizador que assim o desejar.

Em relação às condições da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do HUT, ressaltamos que atendemos as exigências do CFM. Na SRPA os pacientes permanecem monitorados com todos os equipamentos necessários que garantem a segurança e bem estar dos usuários. Neste quesito, desafiamos qualquer hospital da cidade, público ou privado, a apresentar estrutura melhor do que a disponibilizada no HUT atualmente.

A sociedade ainda é ciente de que muitos dos anestesistas do citado grupo são sócios de hospitais privados e não desejam a melhoria do serviço público. O Hospital de Traumas é a maior referência no atendimento de urgência e emergência nas áreas de neurocirurgia e ortopedia da Macrorregião do Vale do São Francisco, abrangendo uma população de 53 municípios e realizando mais de dez mil atendimentos por mês.

Em resposta às acusações de óbitos decorrentes de negligência na unidade destacamos que nenhum dos óbitos relatados na denúncia – feita de forma antiética ao expor as identidades dos pacientes, tiveram relação com ausência ou não de um médico plantonista na SRPA. Salientamos inclusive, que o óbito do paciente Vicente Lima dos Santos ocorreu no período em que a citada empresa prestava serviços de anestesia ao Hospital.

Sobre a morte da paciente Celina Maria da Silva, 92 anos, esclarecemos que a paciente era de alto risco, tendo em vista sua idade e doenças associadas (Diabete e Hipertensão), além do procedimento a qual foi submetido ter sido de alta complexidade. É absolutamente improcedente a afirmação de que a paciente não teria feito exames pré-anestésicos, tendo em vista que, como consta no prontuário médico, a mesma realizou os exames laboratoriais e clínicos de rotina e foi submetida a uma avaliação cardiológica de risco cirúrgico.

Informamos, ainda, que em reunião com o Ministério Público Federal todas as informações necessárias já foram prestadas ao órgão e que o HUT está à disposição para dirimir qualquer questionamento que possa surgir.

O Hospital de Urgências e Traumas busca garantir a todos os pacientes níveis de excelência na prestação de serviços de assistência à saúde, prezando pelo seu reconhecimento como instituição de referência e a ética nas realizações das condutas médicas e administrativas.

A diretoria

Diretoria do HUT rebate acusações de anestesiologistas

  1. IRIA disse:

    Hospital de Urgências e Traumas busca garantir a todos os pacientes níveis de excelência na prestação de serviços de assistência à saúde, prezando pelo seu reconhecimento como instituição de referência e a ética nas realizações das condutas médicas e administratIva.

    NÃO É VERDADE POR QUE EU CONHEÇO UMA FAMILIA QUE O FILHO SOFREU UM ACIDENTE DE MOTO E APÓS ESPERA DE 2:40 CHEGOU A CAIR DA MACA QUEBROU TODOS OS DENTES E DEPOIS VEIO A ÓBITO.
    É ISTO QUE SE CHAMA DE CUIDADOS CO, OS PACIENTES.

  2. josé antonio disse:

    O que a população vê nisso tudo, toda esta celeuma é apenas jogo de interesses tanto do hospital como dos médicos. Hoje vemos que alguns médicos trabalham visando “apenas” o financeiro, esquecem de se humanizarem, são tão insensiveis que não dão a real e necessária atenção a seus pacientes, concordo plenamente que o HUT tem a melhor estrutura da cidade, mas os médicos só usam qndo querem, conheço inumeras vitimas fatais do descaso, negligencia e imprudência dos médicos de lá, deixam os pacientes em macas nos corredores ou até em quartos agonizando aguardando atendimento.
    deviam se preocupar em salvar vidas, exercer com dignidade honradez sua profissão.
    A população não tá nem aí pra briguinha de vcs! Queremos atendimento humanitario
    A

  3. Chico nu disse:

    Vergonhaaaaaa, esses medicos, seus aliados, dentre esses os gestores do municipio, especialmente quem deixou a situacao chegar nesse ponto. Cuidado prefeitooooooooooo

  4. Crítico disse:

    O GRUPO DE MÉDICOS ANESTESISTAS QUE FEZ A DENUNCIA NO MPF CONTRA O HUT, NO MÍNIMO USOU DE MÁ-FÉ, PELO QUE MOSTRA O ESCLARECIMENTO DA DIRETORIA DO HUT.

    É MUITO GRAVE UM GRUPO DE MÉDICOS NÃO DESEJAR A MELHORIA DESSE SERVIÇO PÚBLICO!!

    PERDERAM A MAMATINHA DO HUT, SENHORES ANESTESISTAS!!!

  5. José Gomes disse:

    Já não era sem tempo uma declaração que colocasse esses anestesistas no lugar! Profissionaos médicos, de enfermagem, pacientes e acompanhantes sabem que são esses arrogantes e desumanos… Vi uma vez uma delas aos berros no hospital se negando a realizar uma cirurgia porque ja era 16:00 horas! Isso! eles ganhavam uma fortuna para trabalhar até 16 e do jeito que queriam. Deveriam ser banidos de todo Vale do São Francisco!

  6. sara silva disse:

    Esse hospital faz justiça ao nome que recebeu não sei que tipo de serviço de excelência assa diretoria conhece mais com certeza não é a que a população precisa e merece o que já vi e vivi da excelência do HUT:
    *Sofri um acidente de moto e fraturei minha perna:
    *Passei oito dias pra conseguir ser cirurgiada onde três desses dias foi em uma maca.(QUEBRADA)
    *No pós operatório fiquei junto com dois homens onde minha higiene foi realizada sem nenhuma proteção(CONTRARIANDO ASSIM O NATURAL PUDOR DO PACIENTE)
    *Trinta dias depois voltei pra revisão cheguei 07:30 e fiquei até 17:00h aguardando pra ser avaliada pelo médico(ISSO PORQUE O MÉDICO PRECISA FICAR NA URGÊNCIA E ATENDENDO AOS PACIENTES AGENDADOS VOLTEI AO HOSPITAL VARIAS VEZES E SEMPRE A MESMA COISA).
    *Por último estou com quatro parafusos dentro de minha perna pra ser retirado desde de fevereiro e sempre procurando o hospital e eles me mandando aguardar na última vez que estive la o médico que me avaliou que não foi o que me cirurgiou simplesmente me disse não é só você nessa situação e não tem previsão nenhuma de seu procedimento ser realizado (o procedimento é uma videoartroscopia e retirada de parafusos)eu pedir pra que ele retire pelo menos os parafusos pois eu não aguento mais tanta dor e ele simplesmente disse venha amanhã e procure o médico que botou eles aí por que eu só faço tudo e te adianto que não tem previsão nenhuma de ser realizado esse tipo de procedimento aqui.(SÓ QUE EU JÁ FUI ENCAMINHADA PRA ELE PELO AMBULATÓRIO PORQUE NA SEMANA ANTERIOR JA TINHA ESTADO COM O MÉDICO QUE ME OPEROU)
    *Então senhores poupe a população dessa conversa de excelência porque de excelência lá não tem nada, na ocasião em que estive internada ouvir varias pessoas comentando sobre uma queda que um paciente tinha sofrido eu mesma não presenciei mas ouvir muitos comentários não sei se é a mesma comentada nesse primeiro comentário.
    EU ESPERO QUE SEJA DE EXCELÊNCIA PRA MIM UMA RESPOSTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO POIS POR ALGUMA DIFICULDADE QUE TENHO EM ME DESLOCAR AINDA NÃO FIZ ISSO MAS FAREI COM TODA CERTEZA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários