Diretora-presidente do SAAE e comunidade de Pinhões discutem melhorias no abastecimento

por Carlos Britto // 11 de fevereiro de 2026 às 13:00

Foto: Antonio Pedro/Ascom SAAE/PMJ

Melhorias no sistema de abastecimento d’água no Distrito de Pinhões, Zona Rural de Juazeiro (BA), foram pauta de uma reunião, na terça-feira (10) entre moradores e lideranças comunitárias e a diretora-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Fabiana Possídio. A constante falta de energia na região, que afeta diretamente a distribuição de água na comunidade, que abastecida pelo SAAE de Curaçá (BA), motivou o encontro, que serviu também para apresentação das medidas já dotadas e propostas que estão em andamento pelo SAAE/Curaçá.

Fabiana fez um relato de como encontrou autarquia e se comprometeu em buscar alternativas que melhorem a oferta de água, não só em Pinhões, mas em toda a zona rural do município. “Sabemos que esse problema é antigo, agravado nos últimos dias pelas recorrentes quedas de energia. Já nos reunimos com os representantes da Coelba e cobramos mais agilidade nas ações para restabelecimento da energia. Todo o sistema de abastecimento trabalha com pressurização e, cada vez que é parado, seja por falta de energia ou outros agravantes, leva-se de dois a três dias para normalizar”, explicou.

Ela informou que o município compra água do SAAE de Curaçá e está fortalecendo essa parceria para que a oferta seja ampliada. “Firmamos um termo de sessão de uso para a troca da bomba de 5 CV por uma de 12 CV, melhorias na captação e colocamos mais dois reservatórios para armazenar água. Estamos verificando as ligações clandestinas para que sejam eliminadas e assim, melhorarmos a oferta para que a água chegue em todas as residências”, explanou a diretora. “Essa comunidade tem aproximadamente 900 residências e, destas, apenas 275 estão com ligações regulares (ou seja, cadastradas no nosso sistema). Precisamos arrecadar mais para possibilitar novos investimentos”, acrescentou.

Convidado por Fabiana, o diretor do SAAE/Curaçá, Josué Araújo, explicou o funcionamento da adutora e assegurou que está tomando todas as medidas cabíveis para aumentar a oferta de água em Pinhões. “Estamos concluindo a fase de teste da nova bomba instalada e, até a próxima sexta-feira acredito que teremos mais água nos reservatórios para atender aos moradores de Pinhões”, prometeu. O presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Pinhões, Jardel Pereira, considerou a reunião produtiva e pediu que as propostas não ficassem resumidas ao encontro. “Temos pressa por água nas nossas torneiras. Quem tem sede não espera. Agradecemos pela presença da diretora do SAAE em nossa comunidade e vamos acreditar de que agora seremos atendidos”, pontuou.

Hidrômetros

Rubenilson Carvalho, diretor do DNOCS em Pinhões, defendeu a colocação de hidrômetros, como forma de regular a água na comunidade, afirmando que “não é admissível vermos carros pipa abastecendo uma comunidade como a nossa.  Acredito na competência e na vontade de fazer desse governo para que o problema seja identificado e resolvido”. Também presente à reunião, o presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Celso Leal, Parabenizou Fabiana pelo comprometimento à frente do SAAE. Ele assegurou ainda em buscar informações sobre o Projeto ‘Serra da Madeira’, do governo do Estado, que previa a melhoria do abastecimento também para Pinhões.

A gestora do SAAE Juazeiro encerrou a reunião comunicando a todos que no próximo dia 28 uma equipe da Autarquia estará no Programa ‘Prefeitura Presente’, na sede de Pinhões, com serviços de negociação, novos cadastros, retirada de segunda via de contas. Em breve a equipe da operação ‘caça gato’ combaterá as ligações clandestinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários