No mesmo dia em que a comunidade estudantil da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP)/UPE reuniu-se para decidir se faz ou não uma greve para protestar contra a falta de professores, a diretora da instituição, Socorro Ribeiro (foto), também promoveu uma assembleia com o corpo docente para analisar a situação e respaldar os estudantes. Socorro informou à reportagem ter mostrado aos alunos um levantamento dos vários problemas pelos quais passa a instituição.
Ela revelou, inclusive, que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) a notificou para explicar, num prazo de dez dias, por que contratou professores sem concurso. Em contrapartida, a Promotoria Pública quer que a diretora justifique, no mesmo prazo, os motivos da falta de docentes na FFPP/UPE. “Estou entre a cruz e a espada”, disse a diretora.
Socorro contou, ainda, que no planejamento para o ano letivo enviou à Reitoria da UPE um relatório de todos os problemas estruturais da universidade. Mas a falta de professores acaba por inviabilizar esse planejamento em longo prazo, já que a situação não é de agora. A medida tomada pelo governo do estado foi realizar um processo de seleção simplificada para docentes. Os estudantes querem a realização imediata de concurso público. A diretora também.
“O que precisamos é de professores com doutorado e mestrado,que tenham os mesmos direitos que qualquer funcionário público. E o processo de seleção simplificada não dá esse direito a eles”, avalia. Adiantando que solicitará de parlamentares da cidade apoio à causa, a diretora da FFPP/UPE disse ainda que vai respaldar a mobilização dos estudantes.
“Acho a reivindicação muito justa. Todos os anos ficamos acuados pelos alunos, que nos procuram em busca de uma educação de qualidade. E para isso precisamos ter um quadro de funcionários, com salários dignos e coordenadores que possam garantir essa educação de qualidade”, conclui a diretora.



Antigamente era pago um valor mensal insignificante, em relação as faculdades privada, até mesmo FACAPE, e aparentemente o ensino era melhor, mas, foi feito mobilizações para acabar com essa mensalidade, inclusive na escola de aplicação. Eu já imaginava no que resultaria essa isanção. E também com faculdade federal na nossa região, lógico que os melhores docentes foram p lá. È um preço á pagar.
Uma universidade falida, mais se retira a taxa mensal e amplia ela por todo estado por puro populismo. A UPE de Petrolina ja deveria ter se transformado em UESF à muitos anos.
Ei Diretora, a Sra pode explicar pq q há anos, a diretoria da upe campus petrolina fica sempre sob a administração sua e da sua irmã? Termina o mandato de uma, entra a outra. E pq tem tanto parente seu trabalhando na upe. Eu tb gostaria de ter a chance de trabalhar lá.
Eu sou a favor da isenção da mensalidade. Somos um faculdade estadual, se fosse pra pagar eu ia pra uma particular. A responsabilidade por infra-estrutura, professores, equipamentos tudo mais é do GOVERNO! É muito cômodo sair por ai abrindo faculdades e cursos, pra encantar a população, ganhar votos e depois de abertos fechar os olhos e virar as costas. Isso é uma falta de respeito com os alunos e com os professores. Os professores vão pra univasf porque lá eles tem a garantia do salário e do emprego. Na upe, se abre concurso pra professores convidados e substitutos, ao invés de professores efetivos. Quem em sã consciência vai largar o emprego em sua cidade, pra vir pra Petrolina pra ser um professor substituto, ganhar uma merreca e ainda saber que seu emprego tem validade de 2 anos? Aaaaaaaah vá! Palhaçada!
Para a UPE Campus Petrolina mudar tem que começar pela direção. Existe uma oligarquia nessa faculdade. Sai uma irmã e entra a outra. Ela ta ai dando declaração que esta apoiando os estudantes, mas depois pode ter certeza que ela vai tomar uma medida repressora. Não queremos ditadura. Onde já se viu em uma eleição dentro da faculdade os funcionários terem o voto mais pesado do que os estudantes? Dessa maneira elas ajeitam muitos funcionários dando emprego a parentes deles assim recebendo a maioria dos votos. O voto da maioria que são estudantes acaba sendo inútil.
a upe esta entregue as baratas.
so tem parente na administracao e nao se movem para nada .
nao sei para que existe eleicao se o calado é outro que nao faz nada.
o geito para mudar é usando democracia. entrar por competencia e nao por parentesco.
O processo seletivo que foi feito para contratar servidores temporário que estava previsto para homologar 23/08/2011 até agora não foi homologado será o que está acontecendo?