No final de 2012, o bispo de Petrolina, Dom Manoel dos Reis, foi até a sede da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf com um sonho: desenvolver um trabalho de ajuda e recuperação de dependentes químicos. Entretanto, para que o projeto pudesse se tornar realidade, ainda faltava à Diocese uma área adequada.
Ciente da importância que esse trabalho teria para todo Vale do São Francisco, a Codevasf se prontificou a encontrar uma área que se encaixasse nessa iniciativa e que pudesse ser doada à Diocese. Depois de um breve período de pesquisas, finalmente chegou-se a um terreno de 30 hectares no perímetro de irrigação Maria Tereza.
Na tarde de quarta-feira (27) o superintendente da 3ª SR, Luiz Manoel de Santana, esteve reunido com Dom Manoel dos Reis, na sede da Companhia em Petrolina, para realizar a cessão de uso gratuito, por tempo indeterminado, do terreno.
Luiz Manoel afirmou que será feito um estudo na tentativa de identificar uma pequena área para irrigação no terreno cedido a diocese. O trabalho com a terra, plantação e produção do próprio alimento é uma prática considerada de grande importância em alguns programas de reabilitação de dependentes químicos.
Agradecimento
Depois de assinar o documento, que definiu oficialmente a cessão do terreno, Dom Manoel agradeceu o empenho da Codevasf. “Esse é um momento histórico, pois nós estamos cuidando de vidas aqui. Agradecemos a generosidade do trabalho que a Codevasf teve. Estamos juntos investindo em vida. Agora podemos começar a prática”, ressaltou o bispo. “Agora é mãos à obra”, comemorou.



MEU DEUS QUE ALEGRIA ESSA NOTÍCIA! Obrigada a Codevasf na pessoa dos que a fazem. Assim fala uma petrolinense.
Talvez tenha sido a melhor notícia dada nos últimos momentos! Petrolina tem muitos dependentes de droga , graças a um cartel que precisa a justiça exterminar! Só sofre o usuário ,o dependente quimico! As famílias qdo querem tratamento para seus doentes , precisam internar seus membros, em cidades distantes de nossa cidade. Sofrem todos , inclusive o tratamento pode ser prejudicado por falta acompanhamento .
Louvo a Deus por isso, pois a cidade oferece precariedade nesta área e as pessoas que cuidam dessas entidades aí, exploram as famílias e as pessoas. Sou testemunha disso ! Não que todo evangélico seja igual, mas as exceções estão justamente nesta área, ganhando dinheiro com a desgraça do pobre coitado e de sua família. E cada carrão! Vixe Maria!
Parabéns Petrolina com esta notícia e este presente,parabéns D. Manoel, nossos jovens recisam de muito amor nesta hora e vamos acabar com a chaga desta praga de droga em Petrolina
Surge mais esperança para nossos dependentes químicos e suas famílias. Atitudes como essas nos dão a certeza de que os órgãos públicos podem e devem mesmo se posicionar a favor da população. Parabéns a atual gestão da CODEVASF que soube, com maestria, encaminhar a questão de forma prática, generosa e eficaz. Num dia histórico como hoje, com mudança de Papa, vale a pena uma reflexão sobre o que cada um de nós podemos e precisamos fazer para com os outros, para com o conforto do próximo, que muitas vezes está em sutuação conflituosa, angustiante e sem esperanças. Que sirva de exemplo para outros gestores. Que toque os corações da população, seja ela Católica ou Protestante. Valeu!
Porque uma instituicao publica… doa para alguem que ja tem? Tem algo errado ai!! a diocese ja tem muita propriedade no vale …
Me diz aí qual a área de 30ha da diocese então. O terreno precisa ser grande porque parte da terapia ocupacional deles envolve agricultura e pecuária.
Além disso, a matéria não fala em doação, fala em cessão. Nenhum terreno dos perímetros irrigados pode ser doado.
Parabéns!!!A Diocese pelo lindo trabalho e a Codevasf pela iniciativa.Dessa forma as famílias que precisam dessa ajuda agradecem.
Parabéns!!!!
Esse superintendente tá fazendo história. Parabéns !!!
Serei voluntária dessa grande iniciativa.
FICO FELIZ POR INICIATIVAS COMO ESTAS, E TUDO MUITO LINDO MUITO BONITO MAS NA PRATICA NÃO E ASSIM PELO MENOS AQUI EM SERGIPE TEMOS MAIS DE UM LUGAR ADMINISTRADOS POR PADRES E BISPO ONDE COLOCAM OS DEPENDENTES PARA FABRICAREM QUEIJO MANTEIGA ETC. ATE AI TUDO BEM CONCORDO QUE ELES TEM QUE TRABALHAR. ESTES LUGARES RECEBEM RECURSOS, MAS MESMO ASSIM AS FAMILIAS QUE SÃO POBRES DE MARRE DECI, TEM QUE DESENBOLSAR MENSALMENTE UMA PARCELA QUE NÃO E PEQUENA, A NÃO SER QUANDO A JUSTIÇA INTERVEM, ENTÃO NAO VAMOS FALAR DE A E D B PORQUE SE FOMOS FALAR DE BURQUESIA TODOS SABEMOS ONDE ELA ESTÁ .