Além de produzir mel de alta qualidade e cera, as abelhas nativas são responsáveis também pela perpetuação de diversas espécies de plantas da caatinga. O umbuzeiro, que vem sendo destruído em algumas regiões do Semiárido, é uma das árvores que conta com as abelhas meliponeas – sem ferrão – para polinização das flores.
A abelha branca e mandaçaia são as principais polinizadoras do Umbuzeiro. Com a destruição da caatinga, uma das consequências tem sido a diminuição do número destas espécies, o que representa um risco para garantia da existência do umbu, fruta típica do Semiárido nordestino.




Olá Carlos,
Parabéns pelo socesso do blog, sou leitor assíduo há meses. Essa matéria sobre as abelhas está sem referências, de onde por quem? fi você mesmo que pesquisou e postou? Você cria essas abelhas?
Abraço,
Silver Jonas
Por favor se for publicar corrija o texto que enviei, escrevi as palavras “sucesso” e “Foi” de modo errado.
Silver Jonas
Olá amigo Carlos,
parabéns pelo blog e por essa postagem,…eu estava lendo sobre abelhas nativas,na internet e de repente cheguei ao seu blog,esse assunto da diminuição das espécies de abelhas nativas,é realmente muito preoculpante…
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Muito boas as matérias e as abordagens são de utilidade pública para quem se preocupa com o meio ambiente, quer preservar e extrair da natureza o essencial para a sobrevivência, mas com respeito ao meio ambiente.