Dilma veta dispositivo que garantia ganhos reais a aposentados em 2012

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2011 às 06:11

Os ganhos das aposentadorias e pensões acima da inflação em 2012 terão de ser negociados com as centrais sindicais e as entidades que representam os aposentados.

A presidenta Dilma Rousseff vetou artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que assegurava recursos para os reajustes reais (superiores à inflação) dos benefícios da Previdência Social.

O artigo foi um dos 32 itens vetados na LDO, que teve a sanção publicada na edição de ontem  (15) do Diário Oficial da União. Segundo o governo, é impossível garantir os recursos necessários se os percentuais dos reajustes das aposentadorias e pensões ainda não foram definidos.

“Não há como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos no Ploa-2012 (Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012), conforme determina o caput do Artigo 48, uma vez que, até o seu envio, a política em questão poderá ainda não ter sido definida”, informou a Casa Civil, na mensagem de justificativa dos vetos.

Aprovada em julho pelo Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula os parâmetros que guiarão a elaboração do Orçamento Geral da União do ano seguinte. Até 31 de agosto, o Executivo tem de enviar ao Congresso o Projeto de Lei do Orçamento de 2012.

Entre os outros itens vetados, está o dispositivo que criava uma meta de déficit nominal de 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas do país – para o próximo ano.

O déficit nominal corresponde ao rombo nas contas do governo depois do pagamento dos juros da dívida pública. Segundo a Casa Civil, tanto o resultado nominal como a dívida do setor público são influenciados por fatores externos, fora do controle do governo, como a crise financeira internacional. (com informações da Agência Brasil)

Dilma veta dispositivo que garantia ganhos reais a aposentados em 2012

  1. Joaquim disse:

    COVARDE !….

  2. Gustavo Aquino disse:

    Aumento de 53% do salário dos deputados – 13 min de votação
    Aumento de 5 reais no salário mínimo – 1 mes e 2 semanas p/ votação
    Aumento de 3% real para empréstimos para aposentados – 1 semana
    Reajuste de aposentados – Não pode, não tem dinheiro

    Ser velho nesse país é –

    Estar FODIDO
    Estar LASCADO
    Estar LISO
    Estar DESRESPEITADO
    Estar DEVEDOR
    Estar na MERDA

    Deus me livre depender da previdência privada dessa MERDA de governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…