Dilma garante investimentos ao Nordeste e faz promessas a governadores

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2011 às 20:33

Em sua primeira reunião com governadores do Nordeste, a presidente Dilma Rousseff garantiu segunda-feira (7) que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento não afetará os investimentos na região. Ela afirmou ainda que é impossível cumprir a meta de erradicação da miséria estabelecida por seu governo sem erradicar a miséria no Nordeste. “Se conseguiremos reduzir a desigualdade regional se fizermos aqui um pouco mais do que fazemos no resto do Brasil porque aqui há uma trajetória de desigualdade que vem da oligarquia, da escravidão. Temos que fazer aqui um esforço imenso. Por isso, eu tenho um compromisso, eu diria, de alma, com esta região”, disse.

“Os nossos cortes orçamentários preservaram o investimento. Estamos, sim, fazendo uma consolidação fiscal. Não é igual ao que foi feito em 2003. Em 2003, o Brasil tinha uma taxa de inflação fora do controle, que não é o caso atualmente. Estamos dentro da margem estabelecida, de dois pontos acima dos 4,5% da meta. Nós não tínhamos US$ 300 bilhões de reserva, como temos hoje. Nem tampouco tínhamos um nível e um projeto de investimento em que todos mantiveram patamar de crescimento”, discursou.

“É importante que a oferta de bens e serviços, sobretudo, a taxa de investimento, cresça acima da demanda por bens e serviços. Daí porque nós mantemos integralmente os investimentos com o PAC, Minha Casa Minha Vida, Copa, o PAC 2, especialmente na parte social e urbana, e o PEF (Programa Emergencial de Financiamento), de 2011, que estamos mantendo”, completou.

O governador Marcelo Déda, expressou a preocupação dos colegas com os cortes orçamentários e com o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde pública. Ele pediu, especificamente, a regulamentação da Emenda 29. A criação de um novo imposto para financiar a Saúde, nos moldes da antiga CPMF, dividiu opiniões dos governadores no fórum. Déda também declarou que o combate à miséria não deve se restringir a assistência social. A presidente admitiu que para acabar com a miséria, uma das suas promessas de campanha, não basta apenas ter políticas sociais:

“É importante que vocês entendam as projeções que fizemos para definir esse tipo de política. Nós vamos ter de mobilizar um amplo campo de instrumentos para assegurar que a gente consiga manter a redução das desigualdades e, a o mesmo tempo, consigamos o crescimento acima da média. Todos nós sabemos que não basta só políticas sociais. É fundamental que a economia mantenha uma taxa de crescimento do emprego, que seja capaz de absorver nossos trabalhadores”.

Ainda durante o discurso, a presidente disse que, para ela, é importante a aprovação do projeto de lei que estabelece a política de salário mínimo. “É importante para o Nordeste a política de reajuste e valorização do salário mínimo que nós aprovamos em primeira instância na Câmara e que esperamos aprovar no Senado. Por quê? Porque ela garante um horizonte de crescimento do salário mínimo de forma sistemática”, afirmou Dilma.

A presidente também confirmou que irá criar o Ministério da Pequena e Média Empresas, como havia prometido durante sua campanha eleitoral, e, no Ministério da Integração Nacional, irá criar a Secretaria Nacional de Irrigação. Ela defendeu o estímulo aos grandes investimentos, mas ressalvou que, muitas vezes, o investidor é que tem mais vantagens.

Queremos que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e o futuro Ministério de Pequenas e Médias Empresas tenham uma política muito claro em relação aos arranjos produtivos locais”. (Com informações do Pernambuco.com)

Dilma garante investimentos ao Nordeste e faz promessas a governadores

  1. Moraes de Carvalho disse:

    A Estrela Vermelha

    Estamos estarrecidos e perplexos, com toda esta parafernália de corrupção que como um mar, invadiu todo o território nacional, governado pelos petistas, á estrela “vermelha”.

    Hoje, mas do nunca, se manifesta no Brasil em todos os lugares, por todos os brasileiros, à grande indignação diante de tanto “desvio de dinheiro público”.

    E olha que, uma das principais bandeiras mais pregadas pelo Partido dos Trabalhadores, sempre foi o “Combate á Corrupção”.

    O combate intenso e ininterrupto á corrupção nos 8 anos do governo de Fernando Henrique Cardoso e mesmo anteriormente, no governo dos “Fora aos marajás” de Fernando Collor, sempre o PT adiantava-se nas manifestações contra a corrupção, e isto tudo não está muito distante de hoje, até porque, é de um passado recente.

    Então, “A Estrela da Esperança Contra a Corrupção” sempre brilhava nos pódiuns mais altos dos comícios, nas greves, nas passeatas, no MST, nos guias eleitorais, no rádio, na televisão e na imprensa escrita.

    Mas hoje, vemos e vivemos numa época que, apesar de ser um governo populista, o PT é extremamente “viciado” em corrupção plena, absoluta, dominadora, em todas as esferas do poder, local, regional, estadual, e nacional.

    E tudo isso pode desemborcar em um futuro governo “ditador”, como hoje sobrevivem os chineses e os venezuelanos.

    O Brasil estar mergulhado em um mar de lama de corrupção que parece que não tem fim. A manipulação das massas, como o partido nazista cultuava, é notória e real. Com vários projetos para amordaçar á imprensa, acabar com o direito de manifestação de culto e religião, de pensamento, acabar com as aposentadorias, mudar a Constituição Federal, enfim, tudo isso é resultado de um governo que é extremamente populista e corrupto.

    Onde vamos parar?
    Onde o Brasil vai terminar com tudo isto?

    Não podemos aceitar, mas devemos lutar para combater, mesmo que seja uma luta quase que impossível, apagar um incêndio apenas com um copo de água, mas vamos fazer a nossa parte.

    Este é o governo do PT.
    Foi e ja é o mais corrupto da história do Brasil, e acho que em poucos anos, a corrupção do governo do PTse igualará ao regime da ditadura militar que houve no Brasil.

    Isso é uma Vergonha!

    Deus tenha piedade de nós!

    Viva á Democracia do Brasil

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários