Dificuldades no abastecimento da Vila 12 motivam reunião entre Cubape, moradores e Codevasf

por Carlos Britto // 15 de maio de 2024 às 08:00

Foto: Ascom

Na última segunda-feira (13) o presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, juntamente com representantes da Associação de Moradores da Vila 12 e o secretário executivo de irrigação do município, Etinho Gomes, participaram de uma reunião na 3ª Superintendência Regional (SR) Codevasf). O foco do encontro foi discutir a escassez de água tratada na comunidade, que há 30 anos enfrenta dificuldades no abastecimento, especialmente nos últimos 6 meses.

Localizada às margens da BR-428, entrada do povoado do Capim, a Vila 12 é composta por cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais que enfrentam problemas devido à falta d’água. Pedro Caldas destacou que a Cubape já denunciou a situação ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ressaltando os impactos negativos desse problema no funcionamento de escolas, creches e demais setores da comunidade.

Durante a reunião, foram apresentadas demandas e propostas para solucionar a questão, incluindo a implantação de um sistema de abastecimento a partir da EB-24 e a troca dos tubos existentes, inadequados para o abastecimento. O superintendente em exercício da Codevasf, Jacques Magalhães Punto, solicitou que fosse protocolada novamente a cópia do projeto e orientou um retorno da CUBAPE e da Associação de Moradores da Vila 12 para uma nova audiência, desta vez com a presença do superintendente Edilázio Wanderley.

A presidente da Associação de Moradores da Vila 12, Francineide, enfatizou a necessidade urgente de resolver a questão da falta d’água, destacando o compromisso em buscar todos os meios legais para solucionar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários