Os sucessivos problemas de esgotos e a crise da falta de água em Petrolina levaram o prefeito Simão Durando a cobrar, nesta quinta-feira (6), uma resposta urgente da Companhia Pernambucana de Saneamento para regularizar a manutenção e abastecimento na cidade. Em um vídeo postado em suas redes sociais, o gestor alertou os petrolinenses sobre a gradual precarização do serviço da companhia estadual nos últimos seis meses, que teve redução brusca no solução de problemas de esgotamento do município. Simão ainda informou que pretende acionar a Justiça se a Compesa não resolver com urgência a atual crise.
O posicionamento do prefeito veio após uma reunião realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Compesa e Prefeitura de Petrolina, na qual foram apontados diversos problemas graves desde o final de 2022. Hoje, o serviço de manutenção, que antes contava com 11 veículos, agora só tem dois caminhões para fazer sucção de esgotos acumulados nas vias públicas. Outra informação preocupante é que a empresa contratada pela Compesa enfrenta atrasos nos pagamentos pelos serviços prestados e ameaça paralisar.
“O serviço que já era ruim, nos últimos seis meses ficou em situação de calamidade. Para nossa revolta descobrimos que a Compesa tinha 11 caminhões para a manutenção do esgoto. Agora só existem dois funcionando, e muito mal. O resultado está aí nas ruas. O descaso, a falta de manutenção, o esgoto em toda parte. Além disso, falta água em toda a cidade. Há bairros que não têm água há 15, 20 dias”, revelou o prefeito.
Diante da situação apontada como de calamidade pelo gestor, ele ainda declarou que, caso não haja uma providência urgente, irá recorrer à Justiça. “Se não tivermos uma resposta rápida, vamos tomar medidas judiciais para acabar com essa situação de calamidade. Não ficarei de braços cruzados. Ou a Compesa trata nossa cidade com respeito ou iremos até às últimas consequências para resolver esse drama que nossa cidade enfrenta”, concluiu.
Notificação
Responsável pela fiscalização dos serviços prestados pela Compesa, a Agência de Regulação de Petrolina (Armup) fechou o cerco contra a companhia estadual. Nos últimos três meses, foram mais de 430 notificações aplicadas por problemas identificados na cidade, como esgoto a céu aberto e buracos. A Armup também emitiu nota exigindo da Compesa a normalização dos serviços de água e esgotamento no município.



E aquela decisão do STF, com trânsito em julgado, que deu ganho de causa ao Município de Petrolina na disputa pela titularidade do serviço de água e esgoto? Não tem mágica, a Compesa faturou cerca de R$ 1 bilhão em 10 anos no município e todo esse dinheiro é levado para Recife, aqui pouco ficando, seja em investimento ou movimentando a economia local, já que as compras e os serviços dessa empresa são feitos na capital. Por isso, só vejo coisas positivas com a municipalização do serviço de água e esgoto. Primeiro que o planejamento será feito pelos próprios petrolinenses, e não dependermos que outros determinem o nosso futuro. Segundo que essa sangria bilionária cessará, passando a movimentar a economia nossa, seja na questão de empregar nossa população, seja na contratação de empresas de nosso município. Terceiro que teremos mais investimentos na ampliação e na modernização do sistema de água e esgoto. Ficar do jeito que está vai perpetuar o problema: esgotos estourados, falta de água, baixo de tratamento de efluentes, poluição de corregos, riachos e do Rio São Francisco e baixo ou nenhum investimento que a cidade tanto exige devido ao seu vertiginoso crescimento populacional.
Ora, não me faça rir. Desde há muito tempo que os gestores de Petrolina só fazem ameaçar e ação que é bom, nada!
Ameaças não fazem nem cócegas nos acionistas privados da Compesa.
Bastava só suspender que os pagamentos das contas caíssem diretamente na conta da Compesa até a empresa resolver de uma vez por toda com toda essa situação.
Povo que se ilude com essas brigas constantes entre Prefeitura x Compesa, a Compesa muito ou nunca vai pertencer a prefeitura de Petrolina, ela é uma empresa que dá dinheiro e muito, então político nenhum vai fazer isso, o que vai acontecer e está acontecendo é o seguinte, a Governadora já está privatizando os serviços de captação e distribuição de água e todo o sistema de esgoto, por isso o silêncio dela, quando sair a notícia já tá tudo feito. Falo com propriedade no assunto.
Isso tem cheiro de privatização, é o seguinte: primeiro bagunça tudo que é para justificar a privatização. E com o PSDB nem precisa precarizar o serviço, tenha certeza que será privatizada. Depois a população vai saber o que é serviço ruim e caro.
Nada a comentar…somente digo : se ficar o bicho come, se correr o bicho pega !
Mas unir o bicho foge.
Com essa Governadora Tudo que era Ruim do Estado Piorou.
Eleição chegando e politico de Petrolina dizendo que vai mudar a gestão do serviço de água e esgoto na cidade ai passa eleição e o problema continua.
PREFEITO. NÃO PERCA TEMPO E FAÇA UM PLEBISCITO PARA MUNICIPALIZAR A COMPESA DE PETROLINA.
EU MESMO VOTO A FAVOR.
Muito discurso e nada de ação. Só conversa mole. Tem muita coisa podre além do esgoto escorrendo a céu aberto pelas ruas da cidade.
Primeiro passo é sucatear. Segundo é mostrar que nada funciona. Terceiro passo é vender o que dá lucro. A deficiência de água e esgoto é causada pela falta de planejamento urbano onde é permitido a ocupação irregular de áreas. Isso não é mostrado na mídia e nem tão pouco comentado.
Não né faça rir, isso é piada, alguém melhorar o está dando muito lucro. Pobre que paga as contas de jeito que eles querem que se exploda.
Eu moro no bairro mandacaru aqui perto da escola Valter Gil e a maioria não paga água e tudo condestino