Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou, neste mês, dignidade a 337 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. Eles receberam atividades educativas, orientações e testagens. Ao todo, foram 1.348 testes rápidos realizados – exame simples e ágil que utiliza uma pequena amostra de sangue para detectar diversas infecções. A iniciativa contou com a parceria da VIII Gerência Estadual de Saúde (Geres).
O trabalho visa a alcançar ambientes mais vulneráveis à circulação de doenças transmissíveis. Testagens e acompanhamento permitem identificar precocemente infecções como HIV, Sífilis, Hepatites Virais, Tuberculose e outras condições, evitando agravamentos e complicação coletiva.
O Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realiza atividades durante todo ano em espaços púbicos e privados, reunindo ações de vigilância, prevenção, diagnóstico e tratamento, voltados ao enfrentamento de doenças que continuam sendo grandes desafios da saúde pública. As atividades contam com esforço das coordenações dos programas de ISTs e Tuberculose do município.


