Desrespeito e ousadia no trânsito de Petrolina

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2011 às 07:56

Parece estar caindo na rotina o desrespeito dos condutores de veículos no trânsito de Petrolina.

O flagrante acima foi registado pelo leitor Felipe Bione, na Avenida Souza Filho, no Centro da cidade.

Ele contou seis veículos estacionados em plena faixa amarela, o que é proibido. E pior: a poucos metros de um posto policial. Uma ousadia que, para nosso leitor, passa de qualquer limite.

Desrespeito e ousadia no trânsito de Petrolina

  1. Joao disse:

    De Acordo com o COTRAN para o local ser determinado para proibição de estacionar ele tem que possuir a placa de sinalização de proibição. coisa que não tem neste caso ai: veja o que diz a lei sobre isso:

    A Placa de Proibido Estacionar (R-6a.) nas Vias Urbanas e Vias Rurais inseridas em Área Urbana. Significado: Assinala ao condutor do veículo que é proibido o estacionamento no trecho abrangido pela restrição. A placa R-6a deve ser colocada:
    • Face de quadra inteira até 60m = 01 (uma) placa no meio da quadra ou extensão da restrição. (Fig. 161 do Manual da Resolução 180/05 – CONTRAN)
    • Face de quadra superior a 60m = 02 (duas) placas, uma em cada extremo. 5,0 < d < 30,0 (superior a 5m e no máximo a 30m das esquinas).
    A distância entre as duas placas consecutivas deve ser de, no máximo, 80m, recomendável adotar 60m.
    Em quadra com trecho em curvas, recomenda-se colocação de placas adicionais, conforme as características do local (Fig. 162, 163 e 164).
    • Sinalização de trecho de face de quadra ou pista
    A placa R-6a deve ser acompanhada de informação complementar "Início" e "Término" ou "Na Linha Amarela".

    Para trecos maiores que 60m devem ser colocadas uma ou mais pacas intermediárias.
    Um ponto da face de quadra até a esquina uma placa com a informação "Início" e placas intermediárias para trechos superiores a 30m.

    Da esquina até um ponto da face da quadra deve ser colocado uma placa no final do trecho com mensagem "Término" e placas intermediárias para trechos superiores a 30m.

    O balizador complementar da placa R-6a é a informação complementar que acompanhada: "Início" / "Término" ou "Na Linha Amarela".

    A Validade da placa está condicionada com a informação complementar que lhe acompanhar. Isto é, a posição que ela ocupa da face da quadra e o objetivo por motivo de segurança, visibilidade, fluidez para dias, períodos, horários, locais, tipos de veículos ou trechos em que se justifiquem, de modo que se legitimem perante os usuários.

    • Para trechos extensos: implantação de duas ou mais placas R-6a , contendo aquelas situadas nos pontos extremos, as inscrições INÍCIO e TÉRMINO;
    • Para pequenos trechos: pinturas de uma linha contínua, ao longo do meio fio e sob a placa R-6a a inscrição AO LONGO DA LINHA;
    Se a restrição de estacionamento não for permanente, a placa R-6a deverá vir acompanhada de placa adicional indicando:
    • Período de vigência da restrição, no caso de não ser aplicável às 24 horas do dia;
    • Dias de vigência
    • Exceção da restrição
    Em conformidade com o Manual de Sinalização, objeto da Resolução nº 180/06 – CONTRAN, o balizador da placa é a informação complementar que acompanha: "Início / Término" ou "Na Linha Amarela".
    A proibição de estacionamento e/ou parada na extensão da via são estabelecidos pela aplicação das placas R6a e/ou R6c, sendo que a utilização da linha amarela é uma informação complementar à sinalização vertical. Seu uso deve restringir-se às situações mais críticas e onde a proibição de estacionamento e/ou parada seja válida e necessária por longo período, a fim de evitar sua desmoralização (2.2.5 do Anexo da Resolução nº. 160/04, nº. 5.7 do Anexo da Resolução nº. 180/05 – CONTRAN e 7.2, cap. VII, Anexo da Resolução nº. 666/86 do CONTRAN)

  2. Anônimo disse:

    Quero lembrar tb o desreepeito quanto ao estacionamento para deficentes e idosos. Não está havendo fiscalização

  3. Pablo Nery disse:

    Considerando que, em sua maioria, os carros possuem a policiais, está devidamente justificado o desrespeito e a ousadia no trânsito flagrada leitor do blog.

  4. Lucas disse:

    Mas os carros, na maioria, são de policiais. Alguns colocam o colete sobre a direção, como aviso.

  5. CESARIBEIRAO disse:

    é simples a resposta para isto….NAO TEM VAGAS SUFICIENTE NO CENTRO DA CIDADE!

  6. petrolina educada disse:

    sera que esses carros nao sao dos policias?

  7. jorgilson cabral disse:

    a lei deveria ser para todos.

  8. Joao disse:

    Se não se tem mais onde estacionar o que fazemos ? Parar no meio da rua e ligar o alerta ? A (EPTTC) mais conhecida como fabrica de multas , tem que tomar essas providencias porque o indice de carros na cidade aumenta a cada dia . Petrolina esta ficando pequena para os carros e motos que tem.

  9. Paulo henrique disse:

    CARLOS BRITO é preciso e imperioso, acordar a EPTTC.

    Absurdo semelhante ou ainda pior, é o que acontece na Avenida das Nações, na lateral da praça “Academia da Cidade”, entre as Ruas Santos Dumont (KM.2) e a Rua dos Prazeres no bairro Gercino Coelho.
    Por falta de Sinalização e Educação, muitos motoristas cruzam as duas pistas desreipeitosamente, gerando acidentes e confusões constantes, pois muitos não sabem quem está com a razão, por falta da SINALIZAÇÃO no LOCAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…