A leitora Rita de Cássia Carvalho relata, neste artigo enviado ao Blog, o que considerou “um descaso” da equipe médica do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) com relação ao atendimento da sua mãe Adercina Carvalho, de 86 anos (foto).
Confiram:
Desabafo de uma filha em desespero para salvar sua mãe:
Minha mãe Adercina Carvalho, é uma idosa de 86 anos residente na Cohab Massangano, comunidade assistida pelo Dr. José Ricardo, médico da Equipe de Saúde da Família, que sempre foi muitíssimo bem assistida pela equipe, sobretudo pelo médico. Observando a necessidade de uma maior e melhor assistência específica, e que esta assistência não poderia ser ministrada em domicílio, sugeriu que a minha mãe fosse internada no Hospital de Urgências e Traumas no sentido de garantir melhorias no seu quadro de saúde apresentado nos últimos dias. Aceitando as proposições do médico, a paciente e a família decidiu pelo internamento, que se deu aos 31 de outubro do corrente ano.
• Internada em 31.10.11 e, de acordo com o boletim médico ,minha mãe apresentava um quadro de Pneumonia, sendo transferida para UTI, para que pudesse ser mais bem assistida.
• Na UTI foi instalado o respirador e foram solicitados alguns exames e procedimentos, dentre eles uma Tomografia com contraste e dias depois a traqueostomia.
A minha total insatisfação é concernente ao descaso com uma paciente que necessita de cuidados específicos e que a família não tem como auxiliar, uma vez que não é permitida a nossa permanência junto ao paciente, restringindo-se apenas nos horários de visitas, que por sinal é muito limitado.
• Com a transferência da minha mãe para UTI em 1º de novembro, foi solicitado por Dr. José Ricardo a Tomografia e até a presente data esse exame não foi realizado. Fui até a Secretaria de Saúde solicitar a Dra. Fernanda e a mesma nos garantiu que esse exame iria ser realizado o mais breve possível.
• O que observamos naquele hospital, além do descaso, é também transferência de responsabilidade e informações desencontradas e um mau atendimento por parte de alguns profissionais médicos, que não oferecem as informações corretas e ainda nos tratam mal quando percebem que não estão falando com pessoas leigas.
• Ao lhe fazer uma visita na terça-feira (15.11) às 11:30h, fui informada pela Médica do plantão, a Dra. Eliana Márcia Vieira Rosa de que:
I. Para ser feita a traqueostomia é necessário a presença do cirurgião e hoje é feriado. Ele só será acionado em caso de urgência, e sua mãe não é um caso de urgência.
II. Quanto à tomografia há várias razões para que não tenha sido realizada: O Samu não tinha um carro adequado por ela necessitar de respirador. Faz-se necessário que estejam disponíveis no mesmo horário os médicos do SAMU, TRAUMAS e CDI.
• No tocante à Traqueostomia, no domingo dia (13.11) deixei de assinar o termo de autorização para ser realizado o procedimento, porque fui informada de que a impressora estava com problemas e não tinha como imprimir o formulário. Tive que aguardar para o dia seguinte, que só pude autorizar às 12:30h, e o procedimento se deu na quarta feira (16.11), isso porque estávamos solicitando todas as vezes nos horários de visita.
• Para nossa surpresa, fomos informados de que minha mãe estava com um curativo, por estar no processo de formação de escaras. O que nos deixou bastante indignados, pelo fato de cumprir com todas as exigências do hospital, disponibilizando material de uso pessoal como: fraldas descartáveis, sabonete liquido, colônia, anticéptico bucal hidratante e óleo de girassol, que inclusive fomos orientados de que o óleo de girassol seria exatamente para prevenção de escaras. Sabemos que a formação de escaras se dá pela falta de massagem no local. Entretanto, produto algum adianta se não for efetivamente usado.
Aqui deixo registrada a nossa indignação pelo descaso, principalmente com os pacientes em estado grave, que necessitam de cuidados específicos e especializados e que a família coisa alguma pode fazer para contribuir com o bem está deles, uma vez que estão totalmente a mercê da equipe hospitalar e distante da família.
Quero dizer, que cuidamos da nossa mãe em domicílio, sem algum aparato hospitalar, mas com muito respeito, compreensão e amor, o que certamente falta nessa instituição, por ter um olhar apenas, para mais um paciente. Seguramente, minha mãe será mais uma paciente somente! Lutaremos para que não seja mais um óbito do Hospital de Urgências e Traumas.
Esta é a Saúde de qualidade, merecedora de prêmio de gestão?
Quem sabe seja mais um desses prêmios que se pagam para tê-los?
Certamente cuidar das pessoas não faz parte desta gestão.
Rita de Cássia Carvalho/Cidadã indignada




Olá Carlos Brito
Eu me solidarizo com a Sra. Rita,
Realmente o Hospital de Traumas está deixando a desejar.
Tive a oportunidade de acompanhar o sofrimento de uma pessoa amiga que teve seu ente querido internado e as ocorrências por ela colocadas eram realmente de total descaso.
Deixo aqui a minha solidariedade para esta filha.
É lamentável o que está acontecendo nas dependências dessa Instituição, ao invés de cuidar contribui para a piora dos seus usuários, deixando-os criar feridas (escaras) e se contaminarem com a infecção hospitalar.
UNIVASF cadê vocês, acredito na administração Federal.
o hut precisa ve a agilidade de seus funcionario coloca um funcionario para fazer cadastro em horario de visita sendo que so temos uma hora pra visita .cheguei la as 4 horas pra visitar minha mae so consegui entrar as 5 ;10 por causa da fila pra fazer um cadastro resultado so sai as 6;00 e ainda tive que receber um sermao do guarda so que nao fiquei calada mostrei a ele meus direitos ;se entrei as 5;10 teria que sair as 6
De novo, Calos Britto? Ja está ficando sem graça… Depois da revolta dos comentarios na ultima noticia publicada aqui sobre critica ao Traumas achei que você fosse ser mais cuidadoso!
Agora todo mundo que nao tem seus caprichos atendidos recorre ao blog para bradar sua revolta? Do que finalmente esta senhora reclama?
Você tem noção de quantas pessoas esperam vaga em uma UTI? A paciente em questão está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva o que garante cuidados médicos e de enfermagem 24 horas, equipamentos de ultima geração…
Que culpa o hospital tem do SAMU não ter o aparelhagem necessaria para fazer o transporte da paciente para realização do exame? Gente que absurdo!! As pessoas tem que ter mais responsabilidade ao acusar e desrepeitar uma instituição e seus profissionais.
PS: Qualquer leigo sabe que um paciente acamado por muitos dias terá formação de escara, ainda mais idoso! O material necessario é apenas para amenizar e protelar a formação dos ferimentos, mas não é garantia de não ocorrer!
Sua defesa indefensavel deveria ser feita por uma pessoa, visto que “sensatez” não é mone de gente. Que Deus a livre, mas quando um dia a senhora sua mãe tiver que passar por essa mesma situação e vc não tiver por perto para socorrê-la, com certeza não terá a cara-de-pau de defender essa máquina de fazer defunto. Seja lá quem for você, que mais parece ser médico(a) ou enfermeiro(a) de lá, não queira defender o indefensavel. Isto é burrice.
Você está muito equivocado, escara é sinal de paciente que não teve os devidos cuidados, como: troca de posicionamento no leito, hidratação e outras mais que todos os profissionais de saúde deveriam saber e utilizar.
É perdoável, você NÃO sabe o que significa AMOR FILIAL,
você sabe do que estou falando…..
Infelizmente está se tornando comum o mal atendimento na rede privada de saúde de Petrolina, são inúmeras as denuncias contra médicos nos meios de imprensa da cidade. Sugiro também aos cidadãos que consultem o Ministério Publico para saber quais são os diversos médicos aqui de Petrolina que estão envolvidos em processos por “erro médico”, vão ter uma surpresa!
Sensatez, pela opinião expressa, parece que seu codinome distoa da sua pessoa. Será um capricho exigir que uma pessoa, familiar seu ou não, tenha acesso ao que é de direito, garantido em lei, para o restabelecimento de sua saúde? Não importa se ela consegui a vaga na UTI enquanto muitos aguardam, ela apenas teve acesso ao que é de direito!!!! Não deveria existir gente em fila de espera para UTI, de SAMU e etc, mas isso acontece provavelmente devido a pessoas que pensam como você… que a responsabilidadeé sempre do outro. A culpa é de cada um de nós que muitas vezes achamos que o outro deve se calar e se conformar com o pouco que já conseguiu. Merecemos sempre mais na luta pela vida!
Realmente é um absurdo, já que pagamos tantos impostos, mereciamos uma atenção maior na questão da saúde pública, é uma tristeza como somos tratados nesses hospitais! Por isso eu digo, não cruzem os braços, o jeito é descer do salto e fazer barraco mesmo! Pq se ficarmos calados, todos os dias morrerá uma pessoa por falta de “responsabilidade” da equipe desses hospitais públicos!
Atendimento médico em Petrolina, seja público ou privado já virou caso de polícia diante de tanto descaso e desrespeito para com o ser humano. Esquecem os médicos e esquece a população que eles são formados graças aos impostos que pagamos para que eles pudessem estudar, nenhum deles estudaram medicina nas faculdades particulares, então nada mais justo do que retribuirem com um bom atendimento, não precisa ser afetivo não, mas é obrigado a ter respeito e serem profissionais, não tratam a saúde como um negócio, uma mercadoria? Então dêem a excelencia no atendimento ao negócio.
Só resta a população acionar o Ministério Público.
A frieza de muitos profissionais da saúde é coisa insuportável! Tem médico que faz o juramento de Hipócrates (feito por ocasião de sua formatura, escrito pelo pai da medicina):
“Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.— Hipócrates) e outros que fazem o juramento de Hipócritas pois só querem saber do dinheiro que vai lhe enriquecer.
Quem se indigna com a realidade do HUT é pq certamente nunca assistiu ao documentário Sicko (que fala sobre a realidade dos planos de saúde dos Estados Unidos) e nem conhecem os hospitais públicos de capitais. Sei que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, mas o problema vai mais além do que uma tomografia que não foi feita em tempo recorde ou uma filha que quer passar por cima das regras de qualquer hospital (e leia-se este, público ou PARTICULAR) contra infecção hospitalar e quer ficar com sua mãe numa UTI. Gente muito cuidado com declarações ditas no calor do momento. O mais importante é que ela está sendo assistida em uma UTI enquanto muitos esperam lá fora em estado grave também. Sejam bem vindos à realidade!
MUITO BÉM RITA SE TODOS FISSE ASSIM A COISA ANDAVA
Usei o codinome Sensatez sim porque como ser humano e cidadão ético antes de sair por ai acusando os outros procuro escutar os dois lados.
1.Na reclamação da filha vi apenas criticas a regra de visitação a pacientes internado em uma UTI que é valido para qualquer unidade de saúde por questão segurança. Ela por acaso é melhor que os outros para querer ficar dentro da UIT?
2. Vi uma critica a demora na realização de um exame que como FOI DITO PELA PROPRIA FILHA o hospital procurou realiza-lo dentro da melhor condição para o estado de saúde da paciente, exigindo SAMU equipada com os aparelhos necessarios, médicos acompanhando a paciente como deve ser!
3. Tenho um parente tetraplegico e sei que mesmo com todos os cuidados a formação de escaras é inevitavel, os proutos são apenas para protelar seu aparecimento e/ou deixa-las mais amenas!
4. A unica reclamação que faz sentindo nessa materia é a impressora está quebrada!
5. Todas as informações foram passadas pela equipe médica, não é a toa que está esclarecido o porque de não ter feito exames, o motivo da traqueostomia nao ser realizado e etc… Se os leitores do blog estão sabendo como pode está filha reclamar de falta de informações????
Por todos os aspectos citados acima continuo achando a critica sem fundamento e que a senhora Rita esta querendo que seus caprichos sejam atendidos!
Muito lúcido seu comentário. Talvez essa senhora não esteja recebendo o melhor tratamento do mundo, mas atribuir isso ao HUT é exagero, já que nenhuma das queixas dela tem fundamento, como você apontou. A traqueostomia não é um procedimento de urgência, geralmente é indicado cerca de 2 semanas após a intubação, e foi o que ocorreu. Querer permanecer na UTI junto com a paciente então é impraticável em uma UTI daquela complexidade.
Embora compreenda sua indignação, pontuo que algumas coisas do que falou só é resultado de um processo natural de impaciência gerado pelo fato de sua mão estar internada. Se sua mãe não era um caso de urgência, dê graçass a Deus! Os médicos sabem o que dizem, pois para estar atuando numa UTI daquelas eles tem que estudar pelo menos 8 anos. Isso mesmo, 8 anos. Agradeça a Deus também pelo fato de sua mãe estar numa UTI, pois esse é o melhor lugar para se assistir um paciente no hospital, devido a aparelhagem moderna e devido aos cuidados de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc, que se tem durante todo o dia.
Com relação a estar com sua mãe na UTI: eu quero saber onde é esse lugar que os familiares podem ficar com os seus pacientes enfermos numa UTI. Se você me disser onde tem isso, eu realmente vou ficar muito admirado, porque em nenhum lugar é permitido que o paciente de UTI fique com acompanhante dentro desse recinto.
Já com relação à tomografia, a culpa, pelo que a senhora mesmo colocou, não está ligada ao Hospital de Urgências e Traumas, já que a tomografia não é realizada no hospital. Quem está lendo meu comentário, e tiver dúvidas, volte no texto da senhora e interprete bem. Se a senhora fizer umaa pesquisa em banco de dados científicos, certamente não encontrará que o óleo de girassol evita escaras. As escaras, também são chamadas de Úlceras de decúbito, ou úlceras de pressão. Não ocorrem por falta de massagem. Elas ocorrem pelo fato de a pessoa estar deitada por muito tempo, no caso de uma UTI, o que faz com que o aporte sanguíneo para as áreas sobre as quais estamos deitados diminua, por conta da própria pressão do corpo da pessoa. Procure um livro e veja que isso que falo, a grosso modo, é verdade. Não nego que cuidados como mudança do posicionamento do corpo devem ser feitos, além de cuidados higiênicos. Escaras são um problema muito comum tanto na UTI do Traumas, quanto na UTI de qualquer hospital do Brasil e do mundo. Sempre procure saber se essas mudanças de posicionamento de sua mãe e os cuidados de higiene estão sendo feitos, e não se o óleo de girassol está sendo passado. A senhora está no seu direito de reclamar, mas pontue suas insatisfações com mais clareza e sensatez. Concordo com algumas coisas que a senhora disse, mas discordo de outras. Vamos lutar por uma saúde de qualidade, mas criticando sabiamente!!!
Alguem sensato por aqui finalmente! faço de suas palavras as minhas!
Eu li a matéria todinha. entendo a angustia da familia por querer que sua paciente esteja sob seus cuidados. Mas nesse momento se estes fossem suficiente não teriam levado-a para o hospital. Eu já morei em capital, e nunca ouvi dizer que paciente de uti ficasse com acompanhante. Quanto ao exame eu não sei se este mudaria muita coisa…e no final não sei o que é que esta senhora quer realmente. Leva para casa sua doente querida. Ou então vai aprender sobre os principios da vida.
Bando de hipócritas comentando aqui, como vocês querem que qualquer instituição de saúde pública nesse país funcione de acordo com que vocês pensam ser o ideal sem receber o dinheiro necessário para tal? Garanto a vocês que nem um hospital privado desse município presta melhor serviço que o HUT. Num país onde os políticos cheios de falácea e falso puritanismo colocam na constituição que a saúde é direito de todos e dever do estado, no entanto não dizem quem vai pagar essa conta. Saúde é CARA, e em função dos avanços tecnológicos esta cada vez mais cara (ressonãncias, tomografias, hemodinâmica, medicamentos de última geração), nenhum país do mundo tem um sistema de saúde totalmente financiado pelo poder público, isso tudo é muito bonito no papel porém na prática a teoria é outra. Não sejamos ingênuos em olhar apenas o nosso umbigo denegrindo o único hospital de urgência e emergência da região que atende a 54 municípios. É pensar muito pequeno.
Tem razão Falador, tem que defender o Homem não pede MANDA, se brincar perde a boquinha.
Gente eu não acredito no que acabei de ler dessa pessoa que se díz: Sensatez.
E eu não acho que a senhora Rita esteja errada em querer o MELHOR tratamento para a mãe não. Afinal pagamos um preço muito alto por isso, mas, infelizmente estamos nessa situação e ainda tendo que suportar pessoas INSENSATAS dizer que uma senhora que preza pela vida de sua mãe (atitude normal de uma pessoa realmente SENSATA) apenas está querendo que seus caprichos sejam atendidos! Gente que isso???
Não estou comentando aqui com palavras soltas não. Passei por essa situação também com meu avô, que infelizmente depois de 1 mês internado FALECEU! O mesmo teve que fazer os mesmo procedimentos, procedimentos esses que necessitavam de higiene, que quem até realizava também era minha tia que se encontrava com ele todos os dias. Então assim, só sabe quem está passando por essa situação ou já assou. Também não estou aqui para dizer que meu avô foi mal tratado não! Teve sim seus devidos cuidados, porém, não como deveria. O jeito é termos paciência, pois, essa infelizmente ainda é a realidade do atendimento hospitalar público.
E outra: Pessoa que se chama SENSATEZ, não cometa esse erro novamente de se chamar por esse nome. Sinceramente, não venha nos dizer que você está agindo com a razão. Não seja hipócrita! Não estamos aqui para falarmos que estamos com a razão e sim para darmos nossa opinião, opinião ainda mais válida por quem passa ou já passou por certa situação.
Fica aqui minha solidariedade!
TEM MUITO EXAGERO NESSAS CRÍTICAS. QUEM ACOMPANHA A ROTINA DO HUT SABE O QUANTO É DIFÍCIL ATENDER GENTE DE VÁRIOS LUGARES SEM RECURSOS.
Gente, pelo amor de Deus… A Sra Rita… Quer ajudar??? Muito ajuda quem não atrapalha!!! Ficar na UTI pra q? Ao inves disso, reze e agradeça a Deus por sua mae ter conseguido a vaga, pois se vc der uma voltinha nesse mesmo hospital vai perceber a quantidade de gente chegando a todo momento, e vai perceber que todos q ali trabalham fazem o possivel e o impossivel pra prestar atendimento. Sou de belo horizonte, ja morei em SP e hj moro em Petrolina e como em todas estas cidades citadas infelismente passei por hospitais publicos e particulares para atendimento ou acompanhamento. No momento em que estive no HUT após um acidente de moto fui muito bem atendida como em nunhum outro lugar. Todos os procedimentos foram realizados, inclusive procedimentos que meu plano de saude tinha recusado em momentos anteriores… Durante meu internamento tive tudo que necessitei, de tratamento psicologico, a medicação e alimentaçao de primeira qualidade, (vale ressaltar que alimentação para paciente e acompanhante); e assistencia exemplar dos profissionais, tecnico de enfermagem, enfermeiros e assistentes sociais que me orientaram sobre direitos.
Do que essa Senhora se queixa???? Pelo amor de Deus gente…
Sra Rita… Quer ajudar??? Muito ajuda quem não atrapalha!!! Ficar na UTI pra q? Ao inves disso, reze e agradeça a Deus por sua mae ter conseguido a vaga, pois se vc der uma voltinha nesse mesmo hospital vai perceber a quantidade de gente chegando a todo momento, e vai perceber que todos q ali trabalham fazem o possivel e o impossivel pra prestar atendimento. Ja fui internada neste hospital…. No momento em que estive no HUT após um acidente de moto fui muito bem atendida. Todos os procedimentos foram realizados… Durante meu internamento tive tudo que necessitei, de tratamento psicologico, fisioterapia, nutricionista, terapeuta ocupacional, a medicação e alimentaçao de primeira qualidade, (vale ressaltar que alimentação para paciente e acompanhante); e assistencia exemplar dos profissionais, tecnicos de enfermagem, enfermeiros, alem de assistentes sociais que me orientaram sobre direitos em relação ao meu trabalho e no momento da alta, qdo precisei de transporte para casa. Gente, qdo é que vao parar de reclamar e começar a perceber que o HUT esta indo, mesmo com suas dificuldade, muito melhor do que mtos hospitais em varias capitais. Basta assistir ao programa Profissao reporter da rede globo, ou outros rogramas de tv, que sempre mostram o caos nos hospitais do Brasil… Em SP, acomanhantes dormem debaixo da maca dos pacientes, sem direito a alimentação, ou qlq outro cuidado.
Gente, parem de reclamar do que temos disponivel em nossa cidade, temos que lutar por melhoria sim, mas com fundamento!!! Votando em pessoas capazes e preparadas e fazendo nossa parte (motoqueiros, usem capacete, motoristas, se beber nao dirija)
Colocando lado a lado as reclamações e os elogios a classe médica e aos hospitais de petrolina, sejam eles públicos ou privados, as queixas desfavoráveis estão ganhando de 10 x 0 dos elogios, será que a população que reclama não tem razão e a minoria que elogia é que esta certa? Ou será que os médicos estão fazendo um “juramento de hipócrita”, isso mesmo, jura na formatura fazer de tudo para atender e salvar vidas mais na pratica só move um dedo para atender alguém se sentir o cheiro das “onças” e dos “peixes” embaixo do seu nariz! Se bem que ainda existe um pequena minoria de médicos que ainda respeitam o ser humano, graças a Deus!