Desemprego zero em Toritama

por Carlos Britto // 02 de março de 2011 às 10:01

Responsável por 16% da produção nacional do jeans do País, com cerca de 2.500 indústrias e gerando mais de 25 mil empregos diretos, Toritama, a 170 km do Recife, destaca-se pelo alto índice de empregabilidade.

A Capital do Jeans, como é nacionalmente divulgada, fabrica quase 2 milhões de peças por mês, exportando a produção local para todos os estados do Brasil e até mesmo clientes de outros Países como Canadá e Alemanha. Fonte de emprego em um raio de até 150 quilômetros, o município chega a duplicar o número de habitantes que, segundo dados do IBGE/2010, pulou de 21.800 em 2000 para 35.631, em 2010 – um aumento de 63,4%.

Um aspecto curioso do município foi apontado ano passado pela pesquisa do IBGE: Toritama é a menor cidade de Pernambuco – em área territorial -, com apenas 26 km².

Desemprego zero em Toritama

  1. nuno disse:

    É desse tipo de exemplo que os petrolinenses e juazeirenses deveriam se espelhar, criar nichos econômicos para a sociedade explorar, como na área de confecções, pode ser muitas outras. Não podemos é deixar que a população se empregue como flanelinhas, lavadores de carros, camêlos, carroceiros, etc. Essas profissões não tem carteira assinada, não gera renda para as pessoas nem para o estados. Os políticos tem que se conscientizar na preocupação de sempre criar mecanismos para aumentar o nivel de empregabilidade da população. É bom para as pessoas, é bom para os cofres públicos, é bom para o país.

  2. Amaral disse:

    É curioso essa cidade não sofrer uma migração em massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários