Deputados vão defender emancipação de Izacolândia

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2010 às 19:02

A comissão de emancipação de Izacolândia começa a se mobilizar para mais um movimento. Os membros da comissão só esperam o começo dos trabalhos na Assembleia Legislativa no ano que vem, para que possam entrar com força total nessa empreitada.

O que já se sabe é que o deputado eleito Adalberto Cavalcante (PHS) já se prontificou em encabeçar as lutas a partir de 2011, além dos deputados federais mais votados naquela região, Fernando Filho e Gonzaga Patriota (ambos do PSB). O congresso nacional devolveu aos estados a competência para a criação, fusão e desmembramento de novos municípios, o que deve facilitar o sonho da população de Izacolândia em virar realidade.

O projeto estabelece alguns pré-requisitos para a criação de novos municípios. A localidade a ser emancipada deve ter população superior a 5 mil habitantes e não pode ter menos de 2 mil eleitores; centro urbano já constituído, com número de prédios residenciais, comerciais e públicos superior a 400, além de equipamentos sociais e de infraestrutura compatíveis com a necessidade da população, como energia elétrica, escolas e postos de saúde.

O projeto de lei veda a criação ou o desmembramento de novo município se isto implicar em perdas para o município de origem de algum requisito previsto na lei ou em perda de mais de 50% das suas receitas; em descontinuidade territorial e se o município de origem tiver menos de 10 anos de instalado.

Foto: Arquivo/Blog

Deputados vão defender emancipação de Izacolândia

  1. Francisco George Araujo Sales disse:

    Então Rajada também tá no páreo.

  2. benne disse:

    ISSO É A DEMONSTRAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIA DECENTE, NEM PRECISA LIDERANÇA POLITICA LOCAL. DIGO ISSO PQ RAJADA TEM MUITO MAIS TEMPO QUE SONHA COM SUA EMANCIPAÇÃO, APESAR DE TER LÍDERES POLITICOS IMPORTANTES NEM É COGITADA. É UMA VERGONHA. TENHO CERTEZA QUE SE ADALBERTO FIZER BARULHO DEVE CONSEGUIR, JÁ ODACY, NADA FARÁ.

  3. Martonio disse:

    A exigência da Lei é no minimo 10 mil habitantes e não 5 mil.

  4. PETROLINENSE disse:

    Criam-se assim, cabides de empregos e gastos desnecessários… vemos muito isso no Piauí, cidades sem nenhuma estrutura… fazer o que? políticos gostam disso…

  5. Osvaldo disse:

    Claro Petrolinense, um novo municipio vai criar despesas com a prefeitura, câmara de vereadores, que vão querer hospital, forças policiais, rodoviária, sobre-dimensionadas para um pequeno número de moradores.

  6. Dreda disse:

    Mais uma cidade para inviável para ser sustentada com verba federal, servindo apenas para dar oportunidade a mais gente de virar político ladrão (prefeitos, vereadores, etc).

  7. Francisco George Araujo Sales disse:

    Concordo com “Petrolinense”.

    Porém Izacolândia é caso a parte. Praticamente esquecida por Petrolina o caminho rumo a dias melhores para aquela localidade é a emancipação ou até mesmo, quem sabe, ser anexada a Lagoa Grande.

  8. Maior cidade do interior disse:

    Petrolina busca incansavelmente ultrapassar Caruaru e tornar-se a maior cidade do interior. O censo2010 deu a Petrolina, 286.527, e para Caruaru foi 305.686. A diferença em 2000 era de 35.000, agora em 2010 caiu para 19.000.

    Então, enquanto nossa cidade não ultrapassar Caruaru, não devemos falar em emancipar Rajada, Isacolância ou Cristália. Meu voto será contrário.

    Só lá pra 2030 é que devíamos começar a emancipar os distritos, começando por Rajada. Mas sem comprometer a liderança de Petrolina frente a Caruaru.

    Será muito importante politicamente para Petrolina o momento que ela se tornar a maior cidade do interior.

  9. Francisco George Araujo Sales disse:

    Que besteira esse fundamento!
    Eu esperava alguem escrever que não queria que desmembrasse por que o poder municipal vai dar mais atenção aos distritos diminuindo assim o anseio separatista da população e também a sede oportunidade por poder dos aproveitadores políticos de plantão.

  10. Fundamento válido (Petrolinense Estudante) disse:

    Se Petrolina ganhar maior poder político, ganha Cristália, ganha Rajada e ganha Isacolândia.

    Unida, a região tende a ser mais forte na defesa dos interesses do São Francisco.

    A emancipação de alguns distritos só deve ocorrer quando o São Francisco se apoderar de uma economia dinâmica e livre de influências dos governos. O que pode ocorrer nas próximas décadas.

    Existem grandes projetos no papel, grandes interesses a serem buscados e que vêm sendo ao longo das décadas sabotados pelas forças externas.

    No momento, a divisão política local só prejudicaria o futuro da região.

  11. VERDADE DITA disse:

    1- Mentes vazias e hipócritas pensam tão somente na pessoa de si, e se ajuntam com os ímpios na defesa dos seus ideais que, são aqueles querem viver em liberdade gozando das benesses do Poder constituído, seja lá do governo Federal, Estadual ou Municipal, e aos outros que convivam na miséria e da chibata dos acoites dos ditadores sem escrúpulos da política brasileira, que disfarçada por muitos deles como democrático o seu posicionamento de seu interesse particular de manter a escravidão em pleno mundo globalizado.

    (Salmos 1:1) – BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

    2- Argumentos tão frágeis e insensatos, que não resta dúvida que vem do inimigo diabólico, que prega as suas mentiras mascaradas de competitividade, mas, o que se ver na verdade é intolerância, arrogância e truculência pela ganância de ganhar mais riquezas não dividindo com os pobres e os humildes, de como deve ser feito neste país: JUSTIÇA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA JUSTA E SOCIAL.

    (Salmos 10:9) – Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.

    3- Gabar-se? No intimo do seu deleite com a miséria e a escravidão de outrem, que não são assistidos pelos poderes públicos é querer encobrir as mazelas da corrupção e não ter temor a DEUS.

    (Salmos 1:5) – Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

    4- O prazer de competir de qual cidade do Estado de Pernambuco é a maior? Massacrar o povo, não é justo, ó mentes vazias, arrependei-vos dos pecados, das injustiças cometidas contra esse povo que, quer ser livre. Jesus Cristo quando esteve com nós na terra, pregou o amor e a liberdade, então porque vocês mentes vazias querem ir de encontro ao Senhor dos Exércitos? Qual poder vocês tem de impedir o povo de Deus ser livre?

    (Salmos 1:6) – Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

    5- As mentes vazias preferem ver alguns de seus representantes políticos corruptos com sobras do dinheiro público nas suas contas particulares, de que deixar sobrar para as pessoas humildes e trabalhadoras. O HOMEM e a MULHER precisam é de emprego e não sobejos de esmola precisam lutar pelos seus direitos constitucionais.

    (Salmos 21:9) – Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.

    6- E vão fazer acontecer o novo Município a ser criado, gerando empregos e rendas a todos do novo município, bem com também, aos municípios vizinhos, e até mesmo as mentes vazias que serão beneficiadas. VIVA A LIBERDADE! VIVA A JESUS CRISTO! VIVA AO AMOR!

    (Salmos 21:13) – Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

    7- Um novo município criado é repartir a distribuição de renda justa e fraterna, não devendo deixar que sobre dinheiro do povo nos cofres da União para facilidade dos surripiadores do dinheiro público. A maioria da sociedade brasileira sabe quem é, de tanto ser noticiados pela impressa nacional e internacional, que são presos nas operações da Policia Federal e pouco tempo depois, são soltos pela própria lei que eles mesmos criaram para auto se protegerem e punir o povo humilde.

    (Salmos 140:1) – LIVRA-ME, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, (Salmos 140:2) – Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.

    8- Saem da prisão sem devolver o que surrupiou dos cofres públicos indo para suas casas curtirem e debocharem do dinheiro público surrupiado, mas, quando chegar diante de DEUS vão prestar contas de tudo, e vão arder nas chamas do inferno. Será que vocês mentes vazias estão juntos com os surripiadores diante do julgamento de DEUS?

    (Salmos 140:10) – Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.

    9- É isto, que vocês (mentes vazias), desejam que sobre muito dinheiro nos cofres da União, dos Estados, a disposição de poucos, e bajulam aqueles surripiadores do dinheiro público querendo também a sua parte da farra, dizendo: vamos repartir o bolo turma, à custa dos necessitados não deixando para aqueles que realmente precisam ser socorridos pelo retorno do dinheiro cobrado e pagos pelos altos impostos.

    (Salmos 15:5) – Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

    10- As mentes vazias dizem: eles (os humildes) não sabem ainda lutar pelos seus direitos, devemos aproveitá-los. Assim, pensam devemos noticiar que somos contra a Emancipação Política de um novo município.

    (Salmos 6:10) – Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

    11- As mentes vazias ainda argumentam: vamos tirar da cabeça do povo essa luta, porque senão mais aproveitaremos das benesses políticas. As mentes vazias se utilizam de argumentos frágeis e mentirosos. NÃO SE ILUDAM POVO QUE QUER A LIBERDADE, LUTEM ATÉ A VITÓRIA.

    (Salmos 140:8) – Não concedas, ó SENHOR, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)

    12- Os guerreiros de DEUS que não irão deixar acontecer que os ímpios vençam, porque DEUS guiará o seu povo no rumo certo da LIBERDADE.

    (Salmos 140:12) – Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.

    13- MENTES VAZIAS COMEÇEM A CHORAR, PORQUE A LIBERDADE VEM, E NÃO DEPENDEM DE VOCÊS, E SIM DE DEUS, E DO POVO QUE QUER SER LIVRE. VIVA A LIBERDADE! RUMO AO FUTURO DO VALE DO SÃO FRANCISCO! VIVA AO NOVO MUNICÍPIO.

    (Salmos 10:12) – Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários