Deputados recebem documento com propostas para Convivência com o Semiárido baiano

por Carlos Britto // 05 de abril de 2013 às 14:02

Foto 01Durante a Assembleia Itinerante da Bahia realizada em Juazeiro no último dia 04, o Fórum de Desenvolvimento Territorial, que esteve reunido nos dias 02 e 03, entregou aos membros da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, documento com propostas para a Convivência com o Semiárido baiano, tomando como referência o período de estiagem prolongada pelo qual o estado vem passando.

O documento reforça que a seca é um fenômeno natural, portanto a lógica do “combate” precisa dá lugar a providências eficazes, tendo em vista a previsibilidade da estiagem. Diversas medidas, tanto emergenciais quanto a médio e longo prazo, são elencadas no documento entregue, considerando a necessidade de torná-las políticas públicas. Obras voltadas para o abastecimento humano, dessedentação animal, ampliação de Programas como o Água para Todos, financiamento público para a alimentação dos animais durante o período de estiagem, aparecem dentre as ações prioritárias neste contexto atual.

Os deputados receberam o documento após terem visitado a Unidade da Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE, onde conhecerem diversas práticas e tecnologias apropriadas à região. Em seus pronunciamentos na Assembleia Itinerante, Fátima Nunes e Carlos Brasileiro, ambos do Partido dos Trabalhadores, destacaram a necessidade dos governos seguirem as orientações da sociedade civil que tem histórico de atuação voltada para a consolidação da Convivência com o Semiárido e mencionaram organizações como o Irpaa e a ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro) como sendo referência nesta discussão. (da Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários