Deputados da Bahia visitam Embrapa Semiárido em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de abril de 2013 às 08:21

embrapaNa manhã de hoje, 04, um grupo de deputados estaduais baianos visita as áreas experimentais da Embrapa Semiárido em Petrolina/PE onde são desenvolvidas as pesquisas tecnológicas para convivência com a caatinga, vegetação predominante no Nordeste.

De acordo com deputado Marcelino Galo (PT/BA), a passagem pelo centro de pesquisa é uma atividade para capacitar e qualificar os parlamentares baianos na elaboração de políticas públicas voltadas para os municípios do estado que dependem de chuva.

Entre os projetos desenvolvidos pela Embrapa acerca das tecnologias e programas de convivência com a seca, os deputados da Bahia vão receber informações sobre o 1 Milhão de Cisternas (P1MC), Uma Terra mais Duas Águas (P1+2), Água Doce, barragens subterrâneas e o potencial frutífero das espécies nativas da caatinga.

Também faz parte da programação técnica, a apresentação de pesquisa que busca adaptar espécies frutíferas de clima temperado ás condições de cultivo irrigado no semiárido. Após as palestras, os deputados visitarão os locais onde as tecnologias são avaliadas no campo experimental.

O deputado baiano, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa, considera que, no lugar de medidas emergenciais, a região nordestina precisa de infraestrutura para armazenar água, alimentos e forragens nos períodos críticos. “Precisa ter políticas permanentes a partir de um planejamento estratégico da sustentabilidade sócio econômico e ambiental do semiárido”, defende Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários