Deputado Gonzaga Patriota critica tentativa de censura em Petrolina: “Armas dos covardes”

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2011 às 19:24

O deputado federal e líder da bancada nordestina na Câmara, Gonzaga Patriota (PSB-PE), lamenta a tentativa de censura contra a imprensa de Petrolina, e solta duras críticas neste artigo enviado ao Blog.

Confiram agora, na íntegra:

Que digam o amargor e o nojo da censura, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Milton Nascimento, esses, e outros artistas que já morreram, usavam a própria música para protestar contra a censura. Algumas destas músicas ganharam um caráter histórico dentro da (MPB) Música Popular Brasileira.

A Censura no Brasil ocorreu por praticamente todo o período posterior à sua colonização, seja ela cultural ou política. A coroa portuguesa possuía uma listagem de obras que não poderiam circular em seus territórios e colônias. Foram proibidas de circular principalmente obras que criticassem a Igreja Católica e a monarquia absoluta instituída em Portugal.

Mesmo na República velha que baniu a família real do Brasil, reprimia-se violentamente qualquer manifestação ou apoio de cunho monárquico. Já no século XX, continuava a censura e um dos exemplos mais conhecido dessa censura é o do Barão de Itararé, que em 1932, após mais de cinco anos de implacáveis sátiras à sociedade e à política, foi sequestrado e espancado por policiais da marinha, jamais identificados. Mesmo torturado, o Barão, mantendo o seu espírito satírico, afixou aviso na porta de seu escritório, até hoje usado: entre sem bater.

O pior da censura no Brasil ocorreu durante o regime militar iniciado em 1964, no qual todas as formas de perseguição foram intensificadas. Com a promulgação do famoso AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação deveria ter a sua pauta previamente aprovada e sujeita a inspeção local por agentes autorizados.

As revistas e os jornais envolvidos, impossibilitados de publicar maiores esclarecimentos, tomavam medidas diversas. Algumas publicações impressas simplesmente deixavam trechos inteiros em branco. Outros publicavam receitas culinárias estranhas, que nunca resultavam no alimento proposto por elas. Além de protestar contra a falta de liberdade de imprensa, tentava-se fazer com que a população brasileira passasse a desconfiar das torturas e mortes por motivos políticos, desconhecidas pela maioria. Aparentemente o silêncio imposto em relação às torturas era para que menos pessoas se revoltassem e a situação se tornasse, então, incontrolável.

Mesmo após os militares terem deixado o poder, ainda é possível verificar algumas formas de censura. O Brasil ainda possui censuras desde a redemocratização.

Uma forma de censura é a permanência da grande maioria dos arquivos referentes ao período militar estar inacessível à consulta de advogados, historiadores e da população em geral. Os arquivos do DOI-CODI, em todos os estados do país, são dados pelas autoridades como destruídos, o que é contestado por aqueles que possuem interesse em consultá-los. Outra parte dos arquivos militares encontra-se trancada por decisão do Governo Federal. Com efeito, parte deles nunca será tornada pública, sob a justificativa de se manter a ordem nacional.

E não foi apenas no Império, na Velha República ou no Regime Militar que pessoas e autoridades censuraram no Brasil. Com o país redemocratizado a censura continua, independentemente da era da informática, das transformações culturais, sociais, religiosas, econômicas, políticas, militares, dentre tantas outras.

Há censuras implícitas e até judiciais como ocorrera em outubro de 2002, com o jornal Correio Braziliense, que foi proibido de publicar, com possibilidade de busca e apreensão de eventuais exemplares já impressos, uma matéria que divulgava trechos de escutas telefônicas de funcionários do “alto escalão” do governo do Distrito Federal. De acordo com o jornal, tais pessoas estariam envolvidas com processos ilegais de loteamentos de terrenos. Esses fatos vieram à tona anos depois. Em protesto, o Correio Braziliense publicou matéria alegando ter sido censurado e, no dia seguinte, seus diretores de redação pediram demissão.

Resolvi escrever este artigo, hoje, depois de pronunciamento que fiz na Câmara dos Deputados, para me solidarizar com alguns comunicadores da minha querida Petrolina, a terra dos impossíveis, como a chamava o Senador Nilo Coelho. Dentre esses comunicadores, a jornalista e professora Vera Medeiros, do Jornal Folha do São Francisco, que publicou em seu Blog Folha um artigo do Ministério Público Federal a respeito de terrenos negociados em Petrolina, segundo o artigo, de forma irregular e, por esse motivo, está respondendo a vários processos oriundos de pessoas que exercem cargos públicos, na Prefeitura Municipal de Petrolina. Aliás, já condenada em um desses processos e, sem condições de recorrer da decisão judicial, pois carece de garantir o recurso com dinheiro que não dispõe: dez mil reais.

E, não foi apenas Vera Medeiros. Outros radialistas, jornalistas e blogueiros, a exemplo de Carlos Britto, também vêm sofrendo perseguição em Petrolina, inclusive, ações judiciais com pedidos de indenizações por danos morais, por publicarem notícias que não agradam a administração municipal, como forma de calar esses comunicadores.

A Censura é a arma do covarde, ela se estabelece como forma de amedrontar alguém. Os bons e corajosos não se intimidam: comunicador, político, religioso, os patriotas, principalmente as vítimas desse meio nojento de “intimidação”. Pelo contrário, a enfrentam democraticamente, inclusive, em muitas das vezes, sem os amparos dos poderes constituídos, principalmente de parte do poder judiciário e Ministério Público. Não podemos nos curvar diante de qualquer tipo de censura. Pelo contrário, devemos nos juntar e enfrentá-la. Aliás, quem enfrentou tanques de guerra, metralhadoras e cachorros da ditadura, com apenas pedras e coquetéis molotovs, enfrentará, sem medo, esses tipos de intimidação.

Gonzaga Patriota/contador, advogado, administrador de empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires. É Deputado desde 1982.

Deputado Gonzaga Patriota critica tentativa de censura em Petrolina: “Armas dos covardes”

  1. Watergate disse:

    Agora use de sua força, solicite uma CPI pra investigar essa estranha industria das multas favoraveis aos amigos .
    Vamos dar nome aos bois!

  2. Aldemir Vieira disse:

    Esta montada a panela, o texto e a trempe, tudo em prol do bom jornalismo, nada tendencioso, sem politicagem e tudo muito espontâneo.

  3. machado freire disse:

    Petrolina não pode -nem deve- ser mais tratada como “coisa nossa” ou minha Petrolina” (estão querendo fazer isso em Salgueiro, mas vão quebrar a cara”). Por que esse tipo de patifaria está fora de moda; porque ninguém pode ser mais ser tratado como gado; porque os cidadãos que moram em Petrolina nâo têm que dar satisfação a nenhum sujeito que se considera poder.
    Passei seis anos dirigindo a Sucursal do Jornal do Commercio em PPetrolina. Certo dia tive que ir à delegacia denunciar a arrogância de um dos filhos dos já esquecidos -pelo tempo – senhores feudais que imaginavam que Petrolina nunca iria se emancipar e seu povo não seria jamais obirgado a baixar a cabeça pelos fracassados senhores feudais.

    Hoje, que os meios de comunicação aumentaram – alguns ainda
    dominados por pessoas que pensam que o mundo é pequeno – como pequena é a sua cabeça, é preciso que os companheiros se unam em torno de todos de todos, começando a dar apoio a esse UM que está sendo massacrado. Façam alguma coisa, o futuro haverá de lhes agradecer e dizer para a posteridade que vocês existiram, que defenderam a liberadade de imprensa e, por extensão os homens e a mulheres de Petrolina e do Brasil.

  4. Parabens Gonzaga pela belas palavras proferidas! disse:

    Parabens Gonzaga Patriota,por sua palavras em favor da liberdade de imprensa!O povo de Petrolina clama por liberdade e justiça, e pedimos que nos socorra dos atos insanos desse prefeito de Petrolina ,pois o mesmo é perseguidor,e quer calar a voz dos jornalistas, radialistas e todos os que lidam com a noticia.E quem perde é todo um povo , que necessita ficar a par do que ocorre em na cidade.E nessa situaçao em que , ao tentarem calar a imprensa local, só quem perde é o povo.Contamos com sua ajuda e orientaçao num momento tao grave que Petrolina atravessa hoje.O povo agradece!

  5. Otavio disse:

    É necessário que se aperfeiçoe os instrumentos de comunicação no brasil, para que se possa encontrar um ponto de equilíbrio de fato, no modo como se informa a sociedade da maneira mais imparcial, isenta, responsavel e verdadeira possível, pois é incontestável que os meios de comunicação no brasil, na sua mairoria, estão ligados a seletos grupos, que uns mais outros menos, acabam se beneficiando e usando-os para fins não republicanos o que acaba interferindo no processo de aperfeiçoamento se alvoram desse poderoso instrumento para benefício próprio.

    1. OZIEL VALDEMAR DE SOUZA disse:

      NÓS NÃO PODEMOS RETROAGIR NO APERFEIÇOAMENTO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, NO DIREITO A INFORMAÇÃO E OUTROS DIREITOS FUNDAMENTOS QUE NOS CUSTARAM MUITO CARO. É CLARO QUE HÁ ALGUNS IRRESPONSÁVEIS NA IMPRENSA BRASILEIRA QUE DEVEM SER COMEDIDOS NO RIGOR DA LEI. ENTRETANTO USAR A JUSTIÇA PARA INTIMIDAR JORNALISTAS SÉRIOS É NO MÍNIMO TER MEDO DA VERDADE.
      ME SOLIDARIZO COM A LIBARDADE E A DEMOCRACIA.

  6. Moraes de Carvalho disse:

    Abaixo a Censura aos Meios de Comunicação em Petrolina PE. Terra do CORONELISMO, NEPOTISMO, CORRUPÇÃO, CLIENTELISMO, BOCA DE URNA, e da CENSURA. Moraes de Carvalho, Presidente do PSDC.

  7. Moraes de Carvalho disse:

    A Força da Internet

    O mundo em que vivemos, pelo menos neste século, passa por grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas, econômicas, militares e em todas elas sem exceção, se desenvolvem com muita rapidez graças ao poder da WWW ou Rede Mundial de Computadores, aquele “sisteminha caseiro” pelo qual foi utilizado militarmente pelo Pentágono Americano, durante a 2a. Grande Guerra, como ferramenta indispensável de comunicação em rede que possibilitou a construção do primeiro artefato nuclear, a Bomba Atômica.

    Aquela “bombinha de São João”, definiu para sempre, os rumos da história mundial, inclusive do Brasil, pelo que também quase que hoje não saberíamos o que é o Japão, se não fosse pela destruição total de apenas duas cidades do tamanho de Petrolina e Juazeiro, mais ou menos. Bem assim o diga os nagazaquianos e hiroshinianos.

    E tudo isso foi possível com o advento daquilo que comercialmente transformou-se na INTERNET, um mundo sem fronteiras, um mundo paralelo, a segunda forma de vida, a vida online.

    Depois desta introdução embaladora, como a embalagem de um famoso sorvete, atracamos no porto do destino principal, pelo qual remamos até aqui neste artigo que é a CENSURA AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

    Talvez estamos apenas trilhando na ponta do “iceberg”, que sem dúvida nenhuma, se descermos mais, encontraremos essa Décima Primeira Praga do Egito, espalhada por todo território nacional, com total anuência dos três poderes: o Legislativo, o Judiciário e o Executivo – pelo qual formam a “Democracia do Brasil Ditatorial”, principalmente em nossa querida e fraterna cidade Petrolina PE, aquela que perambula no meio do mapa do Brasil Nordestino.

    Aqui, temos uma leve sensação que estamos no centro do Brasil, definitivamente.

    Sem pressa de terminar tão cedo este artigo, observamos então à famigerada, desesperada, despreparada, pessimista, antipática, antiética, desastrosa, danosa, ineficiente e muitos outros adjetivos aqui delatados da forma censuradora, pela qual passam ou vivem os meios de comunicação, principalmente via web de e em nossa região.

    A Censura se estabelece sempre, como manda a história passada, como forma de proteger aquilo que é tradicionalmente constituído corruptamente certo e aceitável para o meio político.

    Portanto, não podemos nos curvar diante dela, mas cavemos uma trincheira bem longa, de forma que venha abranger todo o território nacional, empilhemos muitos sacos de areia, para quem sabe proteger-mos de alguns dos ataques do inimigo – que está logo à frente.

    Utilizando e envolvendo todas as esferas do poder da Internet, dentro dos limites da lei e da ordem para o progresso, pacificamente, sem pedras ou coqueteis motolovs, sem precisar-mos ser sufocados por gases lacrimogêneos, cada um de nós, soldados da grande rede, empreguiçados em nossas poltronas confortáveis, tomando aquele delicioso e sem pressa e bem gelado suco de maracujá e continuamente bombardeando o corrupto, com apenas vários clicks do mouse e qualquer forma de mídia.

    Não apenas ministros podem cair, mas todos os corruptos são vulneráveis à verdade, pela qual surgem naturalmente, pelo descuido dos gestores e de uma equipe desastrosa e enganadora.

    Por isso, convido a todos os blogueiros do Brasil, radialistas, jornalistas pequenos, e todos que fazem a “pequena” mídia ONLINE, para engrossarmos as fileiras desta luta.

    ABAIXO A CENSURA DE PETROLINA PE

    NÃO A CENSURA AO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL

    ABAIXO AOS RESQUÍCIOS DA DITADURA DO PMDB – ANTIGO MDB.

    Por um país melhor, mais humanos, sem corruptos.

    Deus nos ajude nesta LUTA.

    Viva à Democracia do Brasil

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC 27
    Petrolina PE

  8. COERÊNCIA PURA disse:

    Se há um político da região capaz de tecer comentários dessa magnitude, e com domínio da causa, é o próprio Gonzaga Patriota.
    Político maduro, consciente do seu dever para com o povo (e consequentemente para com a DEMOCRACIA) ele é um exemplo raro de sabedoria e coerência, pois, apesar de ter sofrido e ainda sofrer críticas (e até mesmo calúnias) por parte da imprensa e também por parte dos adversários políticos, jamais se utilizou desse artifício, agora manuseado pelo “Doutor Prefeito”, para buscar o JUDICIÁRIO para “reparo por danos morais”.
    O Deputado Gonzaga Patriota enfrentou todas as críticas que lhes foram dirigidas com tolerância e serenidade, sem jamais recorrer ou apelar aos duvidosos meios judiciais ou quaisquer outros métodos que pudessem reprimir a opinião alheia.
    Parabéns ao Deputado e a todos aqueles que defendem a liberdade de expressão e se manifestam de maneira contrária aos atos que visam cercear a liberdade natural do cidadão/eleitor em explicitar a sua inconformação ou sua indignação.
    Cada um pensa e age como lhe convém, desde que haja um mínimo de consciência, bom senso e respeito ao próximo. Sob esse aspecto o Deputado, autor do artigo, foi coerente e merece respeito pela coerência entre a retórica e as atitudes.

  9. Adriano disse:

    Olha.. Nosso grito está repercutindo em alto e bom som.
    Vera medeiros, você não está sozinha.
    Foi-se o tempo em que os donos do poder calavam a voz do insatisfeitos.
    Viva a democracia!
    Viva a Internet o quinto poder desse país !

  10. Desconfiado ainda hoj é vivo disse:

    Gonzaga está bem assessorado. Um bom trabalho de pesquisa histórica. Solidariza-se com a imprensa local diante do caso Vera Medeiros. Um gesto bonito dele.
    Não ficou claro quem faz parte do que ele chama de “meio nojento de intimidação” O deputado poderia usar da sua imunidade parlamentar e ter dito na tribuna de quem ele suspeita fazer parte de meio nojento. Se ele fizer uma declaração assim e pedir investigação tudo poderá ficar esclarecido e resolvido em definitivo. Eu não faço porque não sei de nada e também não sou este homem todo. Vai lá Gonzaguinha!

  11. Vera Medeiros disse:

    GOSTARIA DE EXPLICITAR MEUS AGRADECIMENTOS AO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA POR LEVAR O ASSUNTO ATÉ BRASÍLIA, ATRAVÉS DO USO DA TRIBUNA.

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM PETROLINA SÓ TERÁ CURA MESMO COM A UNIÃO DE TODOS CONTRA OS DITADORES.

    CARLOS BRITTO, UNAMOS NOSSAS FORÇAS AOS OUTROS COLEGAS E A QUEM MAIS QUEIRA SE UNIR A NÓS. ESTE MOMENTO PODERÁ MUDAR UMA HISTÓRIA SOMBRIA DE UMA NOVA SEMENTE QUE O GOVERNO TENTA PLANTAR AQUI: A SEMENTE DO MEDO.
    NÃO NOS CALAREMOS!

  12. vando disse:

    Gonzaga, sem cometarios você ja falou tudo..
    a pura verdadr.

  13. jose arnaldo disse:

    Muito bem deputado, não podemos ficarmos apenas olhando sem nada fazer! precisamos tomar uma atitude, pois esses verdinhos de sorriso amarelo já estendeu seus tentáculos por todas as instituições que exerce poder, manobrando ao seu bel prazer e tentando esconder a verdade por trás da disfarsatez e cada vez mais vai nos remetendo aos tempos da ditadura.

  14. Raimundo Francisco Filho disse:

    Parabéns Gonzaga Patriota!

  15. Aquino disse:

    QUERO SER SOLIDÁRIO AQUI NÃO SOMENTE A JORNALISTA VERA MEDEIROS E CARLOS BRITO COMO A TODOS OS REPORTERES DA NOSSA REGIÃO QUE JÁ SOFRERAM E SOFREM ABUSO DAS PESSOAS QUE JÁ SE ENCONTRARAM E SE ENCONTRAM NO PODER ,PRINCIPALMENTE QUANDO ISSO ENVOLVE PESSOAS COM CARGOS POLITICOS QUE INFELISMENTE TEM QUE DEFENDER O LADO A QUAL FAZ PARTE.MAS PRECISAMOS ANALISAR E REPENSAR QUE A DEMOCRACIA SE FEZ PRESENTE HOJE NO MUNDO ATRAVÉS DE MUITO SOFRIMENTO DAQUELES QUE LUTARAM PARA QUE ELA EXISTISSE,PORTANTO NÃO PODEMOS COMO CIDADAÕ DE BENS DEIXAR QUE AS COISAS VOLTEM A SER COMO ANTIGAMENTE ,ONDE AS PESSOAS NÃO TI NHAM O DIREITO A VERDADE,DEVIDO AO PODER DE MUITOS.ABRAÇOS A TODOS RADIALISTAS E JORNALISTAS DA NOSSA REGIÃO.Parabéns ao deputado Gonzaga Patriota por estar levantando essa Bandeira da Democracia.Isso mostra equlibrio de gente que sabe o que se é de verdade.

  16. Patriciana disse:

    Deputado, eu digo que não existe censura no dia que uma certa rádio de Petrolina retomar o caso do Mensalinho no Congresso. Aí sim, a imprensa pode se considerar livre.

  17. Patriciana disse:

    Carlos Britto a minha pergunta é: com tanto político dono de RÁDIO no Brasil, a imprensa pode se considerar LIVRE?

  18. JORGE disse:

    BRITTO A POPULAÇÃO DE NOSSA QUERIDA PETROLINA ESTAR AO LADO DE VOCÊS JORNALISTAS, CONTRA ESSES DEMANDO QUE ESTAR ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE. ONDE ATÉ QUE DEVERIA NOS DEFENDER CONTRA ESSES DESMANDOS ESTAR TENTANDO CALAR A IMPRENÇA.POR ISSO CONTAMOS COM O APOIO DOS NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS FERNANDO FILHO E GONZAGA PATRIOTA. PERGUNTAR NÃO OFENDE SERA SE UM SIMPLES MORTAL ENTRAR NA JUSTIÇA CONSEGUE UMA ORDEM TÃO RAPIDO ASSIM?

  19. DEOMIRO SANTOS disse:

    Tudo depende de quem está sendo atacado. Reconheço que tivesse um blog teria caído na mesma tática utilizada por Carlos Britto e Dona Vera. Colar…. colou. no Blog.

    Há comportamentos difamatórios, sensacionalistas, leviano e malidicente que visam unicamente prejudicar a imagem do gestor público envolvido na querela judicial.

    A imprensa brasileira tem muitas as vezes procurado atingir a honra e a imagem de pessoas de bem, por está no local errado no momento errado, são taxados de sanguessugas, mensaleiros, mensalinho e todo de adjetivos danosos a imagem dos envolvidos sem haver condenação. A suspeita, o mistério e a dúvida fazem os jornais enveredar no caminho mais lucrativo que é defender a CONDENAÇÃO ANTECIPADA do envolvido.
    No caso da Justiça ninguém tem coragem de atacar decisões judiciais. Todo mundo corre o risco de chegar com algum processo lá. Então é melhor não tratar do assunto e só ficar discorrendo sobre fatos históricos passados.

  20. machado freire disse:

    Eu não apenas quero – mas devo e sou moralmente obrigado – a ficar a favor dos companheiros comunicadores de Petrolina e do mundo.
    Não aceitamos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de retrocesso à democracia .
    Não tenho mais idade nem saúde para voltar a fazer tudo de novo. Não dá mais para combater uma ditadura contra a qual passamos mais de 2o anos lutando, enfrentando todo o tido de atrocidade, da sacanagem e safadeza.

    Temos que -a todo custo, barrar qualquer tiopo de tentativa de censura e de mesquinharia por que quer que seja.

    Sugero aos ,meus companheiros que levantem a cabeça. Ai mesmo nessa Petrolina que meia dúzia ainda entendem ser donos do povo, eu tive que levar uma queixa crime contra um grupo de poderosos de meia tijela que tentou impedir o nosso trabalho quando dirigi a sucursal do Jornal do Commercio durante 6 anos.

    Enfentei todos eles e nunca baixei a cabeça.

    Não é possivel que essa gente não tenha aprendido com o tempo que vivemos novos tempos.

    Chega ! Não dá mais !

  21. joaquim disse:

    não sou a favor da censura, porém existe uns maus porofissionais que usam e abusam dessa liberdade de imprensa: já ví um jornalista chamar um presidente, presidente este que tinha a aprovação de oito em cada dez, de picareta. ouvi um radialista de um dia desses, insinuar que a vig sanitária apreendia as carnes e não dava o destino necessário, deixando esse tipo de comenta´rio irresponsável no ar. Sei que tém bons profissionais no jornalismo, mas também existe um monte der picaretas.

  22. Parabens aos comentarios do Dep. Gonzaga Patriota, que se solidarizou com a causa ou liberdade de imprensa! disse:

    .

  23. Silja disse:

    Essa situação é lamentável.

  24. Cidadã disse:

    Parabéns pelo comentário muito oportuno.

  25. Eleitor disse:

    Felizmente o POVO, a quem Júlio Lóssio vai pedir votos daqui a alguns meses está atento ao que ele está fazendo com a IMPRENSA. Felizmente o POVO está atento, felizmente. E só prá lembrar, o VOTO emana do POVO. Uma equação muito simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários