O deputado Estadual Rodrigo Novaes (PTC), através de sua assessoria, envia nota ao Blog sobre a matéria publicada no último dia 05 de fevereiro em relação à implantação da usina nuclear em Pernambuco.
O deputado é a favor as Usina aqui no Nordeste. Leiam o texto:
Em resposta à matéria publicada neste blog, que relaciona o projeto de implantação de uma usina nuclear no sertão pernambucano à questão política, envolvendo o Deputado Rodrigo Novaes, é preciso esclarecer que seu mandato é focado no desenvolvimento de todo o Estado e seus municípios, proporcionando a integração do Estado e assegurando que a instalação de empreendimentos econômicos resulte na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Dessa forma, o Deputado Estadual Rodrigo Novaes está engajado na campanha que prevê a implantação de uma usina nuclear no sertão pernambucano, inclusive com ações que promovam o desenvolvimento da região, e não apenas de um município. “É preciso pensar o desenvolvimento como algo maior, que abranja os diversos aspectos de uma sociedade.
A usina inevitavelmente gerará emprego e renda não apenas para o município onde for instalada, mas para toda uma região com conseqüências, também, para o Estado como um todo”, afirma Novaes.
Para o Deputado, a integração e o desenvolvimento do sertão do Estado estão em primeiro plano. “Esse é o grande desafio: fazer com que os novos empreendimentos no Estado gerem benefícios que possam ser compartilhados por todos os municípios ou pela maior parte deles. É o caso de Suape, por exemplo.
O Estado precisa atuar no direcionamento das políticas a fim de evitar um crescimento desigual, com impactos negativos. Essa é postura do Governo do Estado. Isso o que defendo”.
É preciso, antes de tudo, que seja realizado um estudo técnico para indicar o município que reúna as melhores condições. Caso o município de Belém do São Francisco, onde o Deputado obteve mais de 3.000 votos, venha a receber a usina nuclear será, de fato, um passo muito importante para o crescimento de todo o sertão do Itaparica, região onde foi o Deputado mais votado.
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
Guilherme Vila Nova – Assessor de Comunicação



Será que ninguém está preocupado com as consequências ambientais? Todo mundo só está de olho nos impostos que vão ser arrecadados, mas ninguém falou do lixo nuclear e dos planos de evacuação. Ou será que esses deputados não ouviram falar de uma coisa chamada “tempo de meia vida” dos elementos radioativos?
Sim o Vale do São Francisco precisa de desenvolvimento claro! Mas vamos rever em quais tipos de alternativas temos que seguir é o caso da energia nuclear. Será que é uma boa idéia implantar tal usina na região? E os eventos de CHERNOBIL é uma possibilidade de ocorrer o mesmo aqui!!!
Infelizmente, as discussões e resoluções em nosso país são observadas apenas sob o enfoque do “desenvolvimento” e do progresso econômico. As questões ambientais são postas em último plano. Na realidade, não se trata apenas de geração de emprego e renda, mas sim de preservação da vida, de modo geral. Não temos já, quantidade suficiente de situações de degradação ambiental sem nenhuma (ou quase nenhuma) compensação ao meio ambiente em nossa região?
Concordo com o senhor “Cidadão”.
E digo mais, o nobre deputado e seus colegas deveriam cobrar do governador mais atenção ao que acontece naquela região onde há assaltos constantes.
POR QUE NAO PARQUES EÓLICOS EM VEZ DE USINA NUCLEAR?
ONTEM TIVE ASSISTINDO UM TELE JORNAL ONDE FOI MOSTRADO UMA REPORTAGEM SOBRE ESSA FORMA DE ENERGIA, FOI COLOCADO QUE PRODUZIMOS PRATICAMENTE NADA DE ENEGIA EÓLICA PERTO DO POTENCIAL QUE TEM NOSSO PAIS INCLUSIVE TENDO O NORDESTE CONDIÇÕES MUITO FAVORÁVEIS.
A ENERGIA NUCLAER ALEM DE PERIGOSA TAMBEM É MUITO CARA.
Façamos uma troca, a montadora vem pra Petrolina e a Usina Nuclear vai pra Recife, de preferência pro bairro do Recife.
Já que as cidades de Belém e Floresta não querem correr o risco,
podem enviar a construção da usina nuclear para Cabrobó.
Nós aceitamos!
O DEPUTADO ESTREANTE ,QUE AGORA SÓ ENXERGA OS VOTOS DE BELEM E FLORESTA, ESTA ATRASADO, POIS CABROBÓ JÁ REINVIDICOU ESTA USINA FAZ TEMPO.
AS USINAS NUCLEARES SÃO O ASSUNTO DO MOMENTO. O PIOR É QUE SE PENSA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ESQUECENDO-SE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. CREIO QUE ANTES DE PENSAR NO PROGRESSO DA REGIÃO COM TAL FORMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA POUCO CONHECIDA NO PAÍS E NA REGIÃO, SERIA PRECISO DEBATER COM AS POPULAÇÕES AS SUAS PERPECTIVAS, BEM COMO AS POSSIBILIDADES DE ACIDENTES, COMO O OCORRIDO EM CHERNOBYL QUE DEIXOU SEQUELAS PARA O RESTO DA VIDA DE MUITAS PESSOAS, ALÉM DAS MORTES QUE CAUSOU.
No momento certo toda a população será consultada e informada, o desenvolvimento é necessário e Usina Nuclear se preocupa com o Meio Ambiente também, tanto que os estudos para tal ocorrem a alguns anos.
A população e as Indústrias vai agradecer, pois logo teremos falta de energia, o consumo está muito alto.
Energia Nuclear é energia Limpa.
ANTONIO PARENTE, VOCE JÁ OUVIU FALAR EM OUTRAS ALTERNATIVAS? ACHO VOCE MUITO MAL INFORMADO A RESPEITO DO ASSUNTO. “A ENERGIA LIMPA” PODE TRAZER AS TERRÍVEIS CONSEQUENCIAS QUE VOCE E O MUNDO SABEM MUITO BEM. LEMBRA DE CHERNOBYL? OLHA DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO. NÓS NORDESTINOS, ESTAMOS INDIGNADOS. VAMOS DIVULGAR AS MÁS INTENÇÕES
PARECE ATÉ PIADA, ENQUANTO NOS OUTROS PAÍSES, ESTÃO DESATIVANDO AS USINAS NUCLEARES, ESTA CRIATURA , ESTÁ QUERENDO TRAZER PARA O NORDESTE.
PRA VOCES QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO, SEM MEDIR CONSEQUENCIAS,MUDEM DE PAÍS E TENTEM CONSTRUIR NO QUINTAL DE CASA.