Depois que a TV Bahia veiculou em rede estadual uma matéria jornalística revelando problemas pontuais da educação da cidade de Casa Nova (BA), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) entrou em contato com o Blog e comentou sobre estes problemas.
A reportagem fala sobre as dificuldades que os estudantes de Casa Nova enfrentam para estudar. O acesso às escolas é realizado por meio de barcos remados pelos próprios alunos. Algumas turmas são multisseriadas e os alunos são dispensados mais cedo por causa da falta d’água. Em um povoado, professores dão aula na calçada de uma casa cedida por um morador. São mais de 50 crianças da educação infantil até a quarta série do ensino fundamental que passam por essa situação.
A matéria também revela que a secretária de educação, Alda Xavier, não foi encontrada na secretaria nem na casa onde mora. O Ministério Público da cidade também foi procurado, mas não há promotor titular.
Adolfo Viana pede à secretária e ao seu irmão, o prefeito Orlando Xavier, que tomem providências, pois eles não podem se omitir diante da situação crítica. “Estou à disposição da secretária e do prefeito para ajudar, mas quero explicação sobre essa situação e vou me manifestar contra isso”, expõe o deputado.
Ele ainda diz que as crianças não podem pagar este preço altíssimo. “Elas não podem ser maltratadas assistindo a aulas embaixo de árvores e em classes misturadas”, lamenta.




Acorda Bahia! Acorda!
A Bahia parou no tempo.
Concordo plenamente com a sua atitude Deputado Adolfo Viana, acho até que a educação de Casa Nova está pior do que as imagens feitas pela Tv São Francisco. A exemplo posso citar a comunidade do Lago, onde a diretora querendo melhorar as condições de ensino fez uma “vaquinha” com a comunidade para a reforma do colégio. Venho também lembrar que uma região importante como o Açude de Pedra está sem aulas a mais de 15 dias pelo fato da professora estar licenciada por razões justas e a Secretária até hoje não colocou outra substituta, isso demonstra a irresponsabilidade e falta de compromisso como o população de Casa Nova. Estes são alguns dos vários problemas que a populção de Casa Nova sofre. Estamos de olho. Obrigado.
Espero que o Estado tome providências com relação ao ensino médio no Distrito de Santana do Sobrado,construindo uma escola o mais rápido possível,pois a cada dia que passa a quantidade de alunos aumentam.