
Todos os dias a aposentada Joselina Barbosa de Souza, 64 anos, dedicava-se a uma tarefa doméstica da qual se acostumara há anos: Acordava cedo para varrer a calçada de sua residência, no bairro Atrás da Banca, Centro de Petrolina. Ela aproveitava para limpar também as de seus familiares, que moram praticamente vizinhos.
Na manhã do último sábado (07) Joselina mantinha a mesma rotina, mas não imaginava que faria isso pela última vez. Um veículo desgovernado subiu a calçada e atingiu em cheio a aposentada, que foi jogada a uma distância de quase cinco metros. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
A responsável pelo acidente, uma biomédica, prestou assistência à vítima e alegou à família ter sido “fechada” por outro veículo. Mas um dos sobrinhos da aposentada, o policial militar Marcos Barbosa, afirma que há outras versões. “Não sabemos se ela cochilou ou se vinha falando ao celular. Como era muito cedo, ninguém viu”, lamentou. A morte de Joselina, que cuidava há 40 anos do Coral Dom Malan e era uma figura conhecida na cidade, infelizmente foi o prenúncio de uma tragédia anunciada. A Avenida São Vicente de Paula já virou palco de frequentes acidentes – a maioria provocada por imprudência dos motoristas, que não respeitam o limite de velocidade.
“A avenida é mão única há algum tempo, mas parece que os motoristas não sabem disso pela falta de sinalização. Até uma lombada que tinha já sumiu, depois que fizeram o recapeamento do asfalto”, conta Marcos. A estudante Maíra Rafaela Barbosa, outra sobrinha da aposentada, revelou que a comunidade já levou o problema ao conhecimento da prefeitura. “Até hoje não fomos ouvidos, mas depois dessa tragédia, vamos cobrar com mais força as providências. A vida da minha tia não volta, mas podemos evitar que outras vidas tenham o mesmo fim”, desabafou.
Lombada
Uma reivindicação dos comunitários do Atrás da Banca diz respeito a uma lombada eletrônica localizada a 200 metros de onde ocorreu o acidente do último sábado. O equipamento foi desativado pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) porque no local, próximo à antiga Somassa (no distrito industrial), foi implantado um semáforo.
Para os moradores, a lombada poderia ser colocada mais adiante da avenida, a fim de inibir o excesso de velocidade dos motoristas. Mas o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, argumenta que medida não depende dele. “O Conselho Estadual de Trânsito precisa autorizar”, informou. Ele contou também que já existe um redutor de velocidade no trecho da avenida, dentro dos padrões de trânsito (8 centímetros de altura), que seria o adequado. Mas ressaltou ter enviado uma equipe técnica ao local para, em seguida, analisar as possibilidades de implantar novos redutores na avenida.



lamentável!!!!aproveitando o ensejo, deixo aqui registrado que desde o dia da chuva que caiu nesta cidade(semana passada), o semáforo que fica no final da av. souza filho (cruzamento com a caixa d’agua/codevasf), esta desligado. será que estão esperando ocorrer uma acidente com vítima fatal para que haja conserto??
por que o nome da pessoa que atrpelou nao e citado?
Se o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, diz que não depende dele pra resolver o problema da lombada, vai depender de quem então??
E se a lombada padronizada tem 8 cm de altura, quem fiscaliza lombadas como as da via que segue pelo CASSIMIRO em direção ao PEDRA LINDA? Além de não estarem sinalizadas, são altas demais, causam lentidão e o pior de tudo, causam acidentes.
Isso é cuidar bem das pessoas ? quero salientar que não basta acontecer uma tragedia para que as coisas aconteca a exemplo temos aqui a avenida Marieta Amorim no Idalino Bezerra que antes da conclusão do asfalto houve um acidente com vitima fatal e ate hoje mais de ano não construiram alegam que não tem verba uma unica lombada esta sendo construida por populares.Essa é cara da Administraçao municipal. lamento pela a Familia,que Deus lhes conforte.
Fiquei chocada quando soube do ocorrido. Moro em Recife e sou ex-aluna do CNSA.Já participei de várias eventos, missas e outros, no Colégio, onde Joselina, com sua voz e violão e a Irmã Maria do Carmo, já falecida, ensaiavam os cânticos. Que os fatos sejam de fato apurados e muita força para toda a família. Luz e paz.
Existem alguns fatos da trragédia que precisam ser esclarecidos:
1º – O sobrinho da Vítima o policial militar não estava no momento da tragédia, portanto não deve levantar versões pra o que não viu.
2º – A motorista não subiu a calçada, ao contrário, foi D. Joselina é que desceu a calçada e foi atingida pelo retrovisorr do carro caindo próximo ao carro e numa fatalidade bateu a cabeça no meio-fio.
3º – A motorista naõ estava falando ao telefone e nem muito menos cochilou, pois estava se deslocando para trabalhar às 06:00h, portando tinha acabado de acordar.
4º – A imprudência e velocidade são as responsáveis por tragédias com esta, nós que moramos aqui e presenciamos inúmeros acidentes principalmente pelo fato de existir um estacionamento na frente do Bom preço sem necessidade, pois o o mesmo disponibiliza no sub solo do Hipermercado, a avenida é mão única e não existe nem lombada no asfalto nem muito menos eletrônica, portanto não foi o primeiro nem será o último acidente que veremos por aqui. Sentimos muito a morte de Joselina e sabemos também do sofrimento da famíllia da motorista que é cristã e nesse momento está rezando e pedindo forças pra a familia de D. Joselina.
errado esse fato, ela foi atingida na calçada e foi arremessada contra a parede da casa, muita gente ouvio o impacto e viu pra onde o corpo dela foi arremessado, sendo que, o corpo dela ficou muito machucado para ter sido somente o retrovisor, mesmo que o carro dela tenha sido fechado, pelo impacto ela vinha em alta velocidade, mas, o laudo saira para serem apurados os fatos, ouve um senhor que presencio a cena, pelo que ele disse não bate com a sua versão.
Lombada eletrônica com 40 Km só serve para os carros os motoqueiros não inibir porque não registra a velocidade para eles hoje (09/01/2012) pela manhã próximo ao G Barbosa o motoqueiro preferiu buzinar do que diminuir a velocidade para reclamar com motorista do caminhão que entrou na pista próximo a Lombada.
O que esta faltando é educação no nosso transito e mais respeito com as leis e com as pessoas e atenção dos motoristas em geral.
Tem motorista saindo da esquerda para direita sem fazer nenhum sinal isso pode causa um acidente no caso de toque de carros.
Outros passam pela direita sem o menor constrangimento mesmo sabendo que é errado.
Agora pense num retrovisor potente este pra deslocar a vitima a quase 5 metros, e deixar com seguelas e ainda vim a óbto. essa testemnha ai concerteza deve ser familia da motorista.
Testemunha, poque você não vai à delegacia prestar seu depoimento, pois já que você sabe muito e supostamente estava no local, com certeza vai aliviar a barra de seu parente que causou o acidente.
Lamentável que a EPTTC tenha um setor responsável pela “Engenharia de Tráfego” que parece que não trabalha de forma inteligente pois só em Petrolina vemos ruas que tem pouco tráfego, localizadas nos bairro que tem vários quebra-molas, redutores de velocidade ou seja lá como queiram chamar, alguns feitos pela própria população sem autorização da EPTTC e completamente fora dos padrões e normas provocando mais danos nos carros que protegendo os poucos transeuntes que circula, por essa ruas enquanto que em grandes avenidas semáforos passam dias com problemas, avenidas de grande volume de tráfego sem redutores de velocidade com essa em que aconteceu esse lamentável acidente que vitimou essa pobre senhora. Acho que os “engenheiros de tráfego” desse setor compraram seus diplomas de engenharia pois estam tornando o transito da cidade um caos aos invés de torna-lo mais seguro para todos, sejam motoristas ou pedestres.
Se a motorista não vinhesse na velocidade que vinha, talvez não tivesse levado a vitima a morte. Ela vinha em grande velocidade sim, e testemunhas que estavam no local do acidente, dizem que não viram nenhum carro fechar ela. E por ela ser uma médica, ela deveria saber que andar nakela velocidade, poderia botar a vida de pessoas em risco. Que a perícia faça sua parte. E a motorista pague pelo crime que cometeu.
A vitima não bateu a cabeça no meio-fio. E sim na parede da casa vizinha, quando foi arremeçada a 5 metros. Pq não revelam o nome da motorista?
Senhores e Senhoras Petrolinenses!!
Vamos refletir um pouco!
Primeiramente, quero pedir ao Senhor dos senhores que acolha a vítima no banquete do vosso reino, dando-lhe a paz da eternidade, perdoando todas as suas faltas aqui nesta terra de tanta gente, infelizmente, má e incrédula.
Segundo, precisamos ter mais um pouco de consciência, pois ninguém acidenta ninguém querendo, principalmente esta funcionária que todos devem ver que ia a procura do seu pão de cada dia. Infelizmente, fatalidades acontecem!!!! E quem é que está livre disso?!!!! Ou de um jeito ou de outro!!! A Deus pertence o destino de cada um!!! Será se a pessoa que ia dirigindo o carro não está sofrendo por saber que a vítima faleceu? Gente, a vida não é assim! Quando a gente ver um chorando a gente chora também!!! É melhor todos rezarem pela vítima do falecimento e pela vítima que ia dirigindo, porque para mim todas duas (2) são vítimas. Deus sabe dar esta resposta pra todos. Ninguém merece está na mídia sofrendo tanta acusação, quando na verdade ela não atropelou porque quis. Tenho certeza que o Pai onipotente está vendo tudo isso e a vítima que era muito católica também. Talvez ela não esteja bem por ver tanta gente fazendo tanta crueldade.. Vamos acreditar que ainda existem seres humanos que ainda amam ao próximo. Somos todos irmãos!!! Pra que tanta desumanidade. Vamos orar pelas famílias que estão sofrendo a perda da senhora D. Joselina e pelas famílias da senhora que a atropelou. Com certeza todos estão tristes!!!
Gente!!!! Nossa vinda a este planeta tem basicamente dois motivos: evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor. Nossa irmã que se foi, deixa saudades mas partiu na certeza do dever cumprido. A morte não é um fim na história humana se acreditarmos em Jesus e em sua ressurreição. Na luta incansável pela aceitação da perda,busquemos o nosso conforto também na oração que é o alicerce que sustenta, a parede que protege, a vida que une, o telhado que resguarda. E aí, cabe a nós que ainda estamos aqui, acreditarmos que a graça de Deus nos envolverá tornando-nos resignados, capazes de entender a morte com uma etapa natural, acontecendo da forma que acontecer, porque isso não interessa e principalmente como aconteceu este fato – um acidente. A todos deixo o meu pesar as famílias que sofrem de todas as formas, dizendo: Deus existe, nunca esqueçam isso!!!! E aos bloguistas que acessam Carlos Brito com o intuito de inflamar vão procurar mais o que fazer, talvez vocês ganhem mais.
meu deus quanta crueldade das pessoas com essa motorista,sei que estao sofrendo a dor da perda,mas vcs ja imaginaram o que deve esta passando essa motorista que por um acidente tirou a vida de outra pessoa sendo ela uma prestadora que salva vidas.gente vamos ser mais humanos e vamos sim cobrar do codigo de transito mais seguança pra gente,e aqui em petrolina ta um caso serio.
Em todo e qualquer acidente, querem logo responsabilizar o motorista, quando em 99% dos casos a culpa é do pedestre.
Sei que era uma velhinha boazinha, bonitinha, e etc, mas nem por isso ela estava imune aos erros, muito pelo contrario.
Oxoxoxoxo, coitadinha da motorista ta vivinha pa contar a historia. E a senhora que estava limpando sua calçada, hein. Logico quem é que vai atropelar uma pessoa e sair rindo por ai, eh matei. Independente dela quem ela seja, da religião dela a justiça seja feita, todo acidente é fatalidade ninguem se acidenta por querer, mas tudo pode ser evitado, sera que ela não poderia ter evitado, a senhora tava na calçada e a motorista? na pista. ” Bom motorista dirigi por si, e pelo os outros”. Dirigo, piloto e constantemente, passo por apuros, é pedestre, andando no meio da rua, moto que apareçe do nada, carro que não dão sinal. #Fica o recado#
Watergate…………….
vc é um sem noçao, sabe q errada é a motorista tenho certeza que a velhinha nao estava no meio da rua até mesmo pq ali é um lugar perigosissimo e ninguem ficaria no meio da rua, e outra a pessoa pra dirigir tem que ter responsabilidade e noçao de espaço se ela vinhesse com atençao nada disso teria acontecido… e se vc prestar atençao ao que falam ela estava varrendo a calçada nao era a rua.
Diga a essa motorista que leve o retrovisor dela pra o Faustão, pq ele é o mais potente do Brasil.
esse henrique, essas testemunha e moradora rua, sao 3 idiotas, a motorista vinha sim em alta velocidade, foi imprudente, tem testemunhas que viu tudo, alem do mais tem camaras do lado de fora do bompreço que filma tudo e acredito que a justiça deva pedir as filmagens, portanto tudo vai ficar esclarecido e ainda tem a justiça dos homens e principalmente a de DEUS. Ha NAO SOU da familia.
Todos os dias acesso o blog de Brito,sou natural de Petrolina mais moro atualmente em São Paulo.
Venho acompanhando esse caso, fico idignado com certas pessoas que publicam seus comentários só para inflamar…na minha opinião esses comentários não levam a nada e o responsável pelo blog deveria restrigir alguns comentários, pela grandeza de acesso e competência do mesmo.
Voltando ao caso… já perdir três familiares e alguns amigos por acidentes e em todos os casos fiquei muito triste… e sempre perguntei a Deus, mais uma vez senhor?… e sempre achava a resposta na biblia.
Toda morte tem um proposito e principalmente as pessoas que estão sempre com o senhor, como é o caso da D. Joselina.
Tenha Jesus no coração!
so sei dizer que ela era uma pessoa do mundo de deus deus so quer com ele quem e bom
ela cantavo no coral dom malam e hoje ela esta cantardo pra deus la no ceu
ela era uma pesoa tão boa catolina seu fim n poderia terminar assim com essa temida trágedia
obrigado